NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sábado, 15 de outubro de 2016

Prefeito Osni Cardoso:'Os processos podem atrapalhar, mas iremos nos defender de cada inquérito que eu tenho"

O prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal, Osni Cardoso, esclareceu muitas dúvidas da população.

Falou sobre o pagamento dos motoristas, obras a serem entregues até o final do mandato, inclusive sobre o Minha Casa Minha Vida. Falou também sobre o pleito eleitoral de 2016,trouxe novidades sobre o desenvolvimento da cidade e muito mais.

 Acompanhe pontos importantes dessa entrevista:

Quais motivos o levaram a se distanciar da campanha em Serrinha? 

Eu respeito muito as lideranças políticas, mas respeito mais o povo. Em 2006 eu fui o deputado mais votado em Serrinha e eu não tinha nenhuma liderança política me apoiando. Nunca fiz conchavos. O que devemos prezar sempre é pelo respeito, e eu me lembro muito bem como parte desses grupos políticos sempre fizeram política aqui em Serrinha. Foram muitos conflitos durante o processo eleitoral este ano.

 O primeiro foi no dia dada convenção.É verdade que o companheiro de chapa não queria o nome de Paulo Bahia para ser vice?

O PT aprovou Paulo Bahia e passou um tempão tentando convencer sobre a importância do nome dele e porque ele seria a melhor escolha. Com a vinda de Rui Costa, tentaram propor outro nome, o que resultou em desgastes internos. Foi desgaste em cima de desgaste. Cada um faz campanha de um jeito e eu não fui convencido hora nenhuma com esse formato. Eu me afastei para ver se o PT acordava sobre o que estava acontecendo.

Nesse período visitei doze cidades, sete se elegeram. Foi um resultado favorável e fico feliz em ver companheiros nossos se expandindo pela base politica, inclusive os vereadores. Daí você me pergunta: qual o tamanho do PT? O PT é o que a mídia apresenta?

 Eu te respondo que não. O PT é o voto na urna, o volume de votos que o partido tem sozinho. Estou vendo muita gente cantado de galo, mas temos que ver o voto nominal aos partidos, tivemos 15% em Serrinha, praticamente sem a minha participação. Esse é o voto que registra de fato a força de um partido, que é ainda mais difícil no cenário que tivemos de compra de votos sem discrição ou moral alguma. Um modelo difícil, que só fere a democracia.

 Qual será o seu futuro político?

Eu estarei em janeiro onde eu considerar melhor trabalhar por Serrinha e pelos Territórios. Estou indo até o final do ano para cinco eventos falar sobre os Consórcios Públicos, eventos para novos prefeitos, falar onde se acerta e onde se erra. Afinal, ninguém entra numa prefeitura só pensando que vai acertar. Pois estamos lidando com seres humanos e com muitas adversidades. Mas continuo acreditando que a politica é o lugar de possibilidades para ajudar um maior número de pessoas. Quando fui ministro da palavra na Igreja Católica, construímos e reformamos 8 casas e foi um trabalho árduo, na gestão pública construímos 2.500 casas,beneficiando 10 mil pessoas.

Primeiro experimentei isso em meu canto menor e agora na gestão, essa é a diferença numa gestão, pegar a oportunidade e fazer acontecer. Claro que nesse momento do país tudo parou. Desde que o golpista(Temer) entrou, não entra recurso algum para o Consórcio, parando programas importantes para o povo. Estamos tentando fechar contas equem sofre é o povo com esse modelo que atende poucos.

Qual o seu futuro no PT?

Eu vou continuar no PT até o dia em que ele existir, eu ainda acredito no Partido dos Trabalhadores. A descrença de um e de outro, parte de quem não é do partido. Uma parte das lideranças já sabe o que aconteceu. Eu pedi na reunião do PT para votarem no 22, naquele momento falei pela razão de quem é partidário, não com o coração. Houveram os que se apaixonaram mais e acabaram se exaltando, acreditando num projeto inexistente.Golpista tinha dos dois lados, infelizmente. 

De um lado um partido e do outro uma pessoa que defendia um dos maiores corruptos do país. A história vai se encarregar de recontar muita coisa e nesse caso específico vai ser rapidamente. Aproveito para agradecer as lideranças da região quem e pediram ajuda nesse período.Sobre os processos que respondo? Eles podem atrapalhar meus projetos futuros? Te falo com convicção que no Brasil, a justiça age para um mesmo caso deformas diferentes. Infelizmente. Eu fui à câmara de vereadores me defender de uma conta reprovada e eu levei 7 pareceres do mesmo conselheiro que aprovou 7 vezes o mesmo item. Lula não sai da TV. Mas Aécio ultrapassa mais de 40 processos, inclusive delações premiadas e ele não está na mídia. Desse tipo de justiça a gente pode esperar tudo. Só o tempo para resolver.

E sobre os seus processos que o senhor responde na justiça?

Sobre os processos, eu vou me defender. A licitação que bloqueou minhas contas foi sobre o calçamento no Bairro da Rodagem, a obra existe, mas a empresa apresentou um atestado técnico falso, não sou eu que faço a licitação e esse atestado falso foi suficiente para bloquear meus bens, a o obra foi feita, não houve manipulação, desvio de verba, e se houver justiça eles vão lá avaliar o que aconteceu. Sobre o funcionário do posto, o mesmo foi demitido e inventou um depoimento, onde ninguém ainda foi chamados e quer para ser ouvido. Diferente desses dois casos, os outros foram a administrativos.

Vou te dar um exemplo clássico: Tânia foi prefeita e deixou  divida de telefone no valor de 8 mil reais. Eu precisava pagar a conta para desbloquear as linhas, pagamos pelos 40% da educação, nós não podíamos pagar pela verba, e nem pagar a conta, teríamos que imputar a ex-prefeita o erro, como manda a lei. Por conta disso, de vez em quando tenho que ir ao delegado explicar porque eu paguei a conta. Só para exemplificar um caso especifico. Ai alguém vai à radio e diz que eu desviei 63 milhões da educação, esse valor foi o valor de 3 anos seguidos de arrecadação que o município recebeu para a educação. Portanto, para lidar com a coisa pública, com microfone tem que tem mais conhecimento para não falar besteira, precisa ter cuidado ao conversar com a sociedade.

O relatório é sobre o montante do exercício, tem que saber a diferença entre desvio de verba e desvio de finalidade. Ai quando o “cara” da oposição pega isso, que não gosta de mim, ou fala qualquer coisa e que gosta do quanto pior melhor, fala o que quer. Perceber essas diferenças é essencial.Os processos podem atrapalhar, mas iremos nos defender de cada inquérito que eu tenho, em vários já foi provada minha inocência.Sobre o atraso no pagamento dos motoristas, o que vai ser feito?Estamos num momento difícil, a maioria das cidades estão com dificuldades. 

O volume de equipamentos de educação que trouxemos para Serrinha é maior do que a capacidade do município. Os custos são maiores, o que aumenta o endividamento. Aí você me pergunta? Eu não me planejei para isso. Planejei. O que não estava nos planos é que Temer diminuiria os repasses. Dilma e Lula sempre compensavam para que honrássemos as despesas mesmo em tempos de maior aperto e até agora não recebemos esse repasse, Serrinha perde 9 milhões. Não queríamos estar nessa situação,peço desculpas a todos e afirmo que vamos pagar tudo até final do ano, inclusive estou parando algumas atividades para conseguir honrar todos os compromissos. Com isso, o ano letivo não será prejudicado e terminará na data certa.

Estamos com 1 milhão a menos de arrecadação própria. O FPM com 4 milhões a menos em relação ao ano passado. Por isso temos que enxugar as contas. Aproveito para agradecer aos que trabalharam comigo e que não ficarão até dezembro. Se a arrecadação tivesse normal conseguiríamos
manter. 

As casas do Minha Casa, Minha Vida serão entregues? 

Temos 43 obras sem inaugurar ainda. Não vai dar tempo de entregar todas,mas quero entregar ainda as quadras, calçamento que ainda não inaugurei,UPA, UBS do Salgado na segunda, duas creches, as que não vou entregar vou deixar recurso para que a próxima gestão termine, o chamado físico financeiro que já está adiantado. Além da Escola do Tanque Grande, Escolado Campo e recebemos a informação que segunda pela manhã vamos fazer sorteio do Minha Casa Minha Vida, do Princesa do Agreste, na Caixa Econômica. Com 10 famílias beneficiadas, Ministério Público,representante da Câmara de Vereadores e a superintendência de Feira de Santana. 

Não fizemos com envolvimento politico, foi muito bem feita essa seleção. E é importante que as denúncias de pessoas insatisfeitas sejam feitas de forma que a gente consiga investigar.

O Centrão será entregue?

Nenhuma cidade emprega se não tiver desenvolvimento. Movimentamos os empresários para isso, os prédios públicos não tem capacidade boa. O Mercado de Comida foi condenado em 2013, eu tinha uma escolha: refazer o telhado, ou fazer o que eu fiz. Fizemos obras no esgoto atrás do Todo Dia, pois estava tudo entupido naquela região. 

Além das denúncias de pessoas vendendo drogas, pessoas com AIDS irresponsavelmente transmitindo a doença lá, aliciamento de menores, uma infinidade de desmandos. Preferi pegar o desgaste a manter da forma que estava. O problema da feira é que estava tudo espalhado, o Centrão é um projeto ousado, vai estar tudo no mesmo lugar. Uma das melhores coisas a médio prazo em Serrinha. O local já está pronto em termos de lei e quem chegar depois vai ter quer espeitar o lugar dos feirantes que terão melhor estrutura. Quando a gente for para o prédio novo, teremos uma economia de 25 mil e os outros espaços aproveitados, para inclusive servir de garagem para frota de ônibus que hoje temos com 30 ônibus e 28 equipamentos pesados. Uma economia para o futuro e nem todo mundo entendeu .

O que será feito do Distrito Industrial?

Tem gente que me critica pelas parcerias que fiz com a iniciativa privada e dizem que a maioria das obras vem dos governos estaduais e federais. Eu não me preocupo com isso, quero ver é feito.Quando eu fiz a Praça do Vaqueiro com recursos próprios, não ouvi críticas, quando fiz a Praça do Aboiador em parceria com Vardinho, todos criticaram ,assim como a Praça Centenário, uma parceria com a Schin.Para esses que me criticam, até o final do mandato estarei aberto a parcerias que queiram contribuir com o desenvolvimento da cidade.Convido a todos que conheçam o Distrito Industrial, estamos na maior crise do Brasil, e hoje temos 20 empresas construindo e tem gente criticando isso. Com 88 doações já feitas. 

Temos 60 empregados já na construção civil. Quando tudo aquilo estiver funcionando, estamos falando de 5 mil a10 mil empregos . Estou trabalhando até dezembro, terça-feira vai ser a assembleia dos condôminos. E eles vão precisar de suporte da prefeitura ano que vem.É assim que compreendo a gestão pública, unir com quem possa fazer mais pela cidade. Por isso, em conversa com o Governador Rui Costa,conseguiremos transformar o escritório local da EMBASA em Gerência Regional. São 30 a 40 pessoas que virão morar em Serrinha, fora os que serão contratados, isso gera renda para o município.Ainda sobre as questões políticas.

 Você pretende fazer sucessor no CONSISAL?

Pretende sair como Deputado Federal? Vai pedir apoio ao grupo que se elegeu?Através da gestão pública pude perceber como funciona o tino empresarial,a gestão em si, e afirmo que o consórcio público é uma grande saída. Em Ilhéus vou mostrar o que ele é capaz de resolver, tem muitos prefeitos que não estão conseguindo honrar os compromissos e os recursos não estão entrando. A forma de baratear é se consorciar. 

E tem gente que acha que o consórcio tem que acabar. O primeiro ponto é fazer entender que os instrumentos que ajudam o povo tem que ser preservados.E por conta do déficit de deputados federais na região e a grande disputa pelo estadual, vou analisar uma candidatura que eu tenha chance. Claro que vou trabalhar com possibilidades reais e o tempo é o senhor de tudo. Como eu te falei, eu vou pedir voto a todo mundo. O que não vou fazer é conchavo. Vou continuar acreditando no que o PT montar, farei de maneira casada, tenho o meu lado na política.

Quais são as 6 obras da sua gestão que você considera mais importantes?

 O Minha Casa, Minha Vida dando oportunidade a 10 mil pessoas ter onde morar. A água. Na zona urbana eram 40 dias sem cair, na zona rural eram 25 mil pessoas sem água, hoje temos 4 mil. Muitas pessoas cobravam o cinema, tentei trazer pelo Governo Federal, na época não deu. Hoje acidade tem o Shopping Serrinha com duas salas de cinema, movimentando a economia. 

O Distrito Industrial e o Centrão que serão grandes geradores de emprego. Os empreendimentos de educação, e aqui jamais deixarei de citar o Centro de Atenção às Pessoas com Necessidades Especiais, sem o CAPENE não teríamos tirado 350 crianças do ostracismo. Só tinha um curso profissionalizante em serrinha, só no CETEP temos 13.Enfim, espero que todos valorizem tudo que trouxemos de bom, que de em continuidade, assim como as ações estratégicas para nossa cidade continuar crescendo e se desenvolvendo.