NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sábado, 31 de maio de 2014

Apresentador do "Esporte Fantástico", Maurício Torres morre aos 43 anos

O narrador e apresentador esportivo Maurício Torres, 43 anos, morreu neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1° de maio, quando se sentiu mal durante um voo do Rio de Janeiro a São Paulo, onde faria gravações de "offs" para o "Esporte Fantástico", da Record, daquele fim de semana.

Após o desembarque, ele foi direto para o hospital Sírio-Libanês. Na época, foi constatado uma arritmia cardíaca – e não infarto.

Submetido a exames mais rigorosos, constatou-se a existência de uma infecção, que mesmo combatida a base de antibióticos, não regrediu agravando o seu estado.

Maurício deixa mulher e uma filha de oito anos. O sepultamento será no Rio de Janeiro.

Carreira

O jornalista trabalhou no Sistema Globo de Rádio e na década de 1990 narrava jogos para os canais Globosat.

Em 1996, entrou para a Rede Globo onde passou a fazer transmissões esportivas e apresentava o bloco esportivo do "Bom Dia Brasil", eventualmente o Globo Esporte - além do "Espaço Aberto Esporte, da Globo News.

Chegou à Record em 2005, para ser o seu primeiro nome na locução esportiva.

Em 2012, se juntou a Mylena Ciribelli e Cláudia Reis na apresentação do "Esporte Fantástico".

Ao receber o convite da Record, Torres não pensou duas vezes antes de mudar de emissora. Estava muito empolgado com os investimentos do canal. Além do caminho aberto para ser o narrador principal, pesou também a proposta financeira, muito superior a da Globo.

Por pouco o carioca Mauricio Torres não seguiu o jornalismo esportivo. Após entrar no meio, achou que escreveria sobre política ou cultura. Por acaso, foi convidado para trabalhar na Rádio Globo, emissora que despertou seu interesse pela área de esporte.

Tinha como ídolos Galvão Bueno e Luciano do Valle, e revelou que se não fosse jornalista, seria advogado.

Ele trabalhou na cobertura de grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Destaque para a cobertura dos Jogos Olímpicos de 1996 (Atlanta/EUA), 2000 (Sydney) e 2004 (Atenas), e dos Jogos Pan-Americanos de 1999 (Winnipeg/Canadá), 2003 (Santo Domingo/República Dominicana) e 2007 (Rio de Janeiro). Cobriu duas Copas do Mundo (França - 1998 e Coreia e Japão - 2002) e também narrou o Mundialito de Futebol de Areia de 1997 (Figueira da Foz/Portugal) e as decisões da Liga Mundial de Vôlei (2001 e 2003), além do Grand Slam de Judô 2009.

Em 2010, esteve em Vancouver, no Canadá, para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, evento que a Record transmitiu com exclusividade. Em 2011 narrou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara e participou da cobertura da emissora na Olimpíada de Londres, em 2012, como principal narrador da casa.Fonte:UOL

Edinho, filho de Pelé e ex-Santos, é condenado a 33 anos de prisão por lavagem de dinheiro

O ex-jogador Edinho, filho de Pelé e atual treinador de goleiros do Santos, foi condenado neste sábado a 33 anos e quatro meses de prisão por lavagem de dinheiro relacionado ao tráfico de drogas. Além do ex-jogador, outros quatro réus receberam penas idênticas, dentre eles o traficante Naldinho, que era o chefe da operação, está desaparecido há mais de cinco anos e é considerado foragido.

A decisão foi tomada na 1ª Vara Criminal da Praia Grande pela juíza Suzana Pereira da Silva e, além da pena, foi determinada a perda de todos os bens apreendidos ao longo da investigação, dentre eles mais de 100 carros, que passarão a ser de posse da União.

Segundo reportagem do jornal "A Tribuna", o ex-atleta, que poderá recorrer da decisão e responder o processo em liberdade, foi pego nas escutas telefônicas combinando a abertura de uma empresa com Naldinho.

Edinho não teve muito sucesso na sua carreira como futebolista. Revelado no Santos em 1990, já com 20 anos, o goleiro passou pela Portuguesa Santista e pelo São Caetano antes de retornar ao alvinegro praiano e ser titular no vice-campeonato brasileiro de 95.

Considerado um goleiro mediano, ficou no clube até 1998, quando se transferiu para a Ponte Preta. No entanto, mais um problema com a justiça o fez encerrar a carreira aos 29 anos, depois de ser condenado por homicídio devido à morte de uma pessoa durante um "racha" que o jogador tirou em Santos. Em 2005, ele foi absolvido do crime.Fonte:ESPN

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bahia era responsável por acesso ao Joia da Princesa, diz prefeitura de Feira

Segundo a nota, a empresa também é responsável pelo quadro móvel, composto por funcionários que atuam na portaria. O administrador do estádio, José Fernandes, explicou em sua declaração que a abertura dos portões foi atrasada devido a problemas técnicos nas catracas eletrônicas.

Ele esclarece ainda que não houve arrombamento em um dos portões, como está sendo informado por alguns veículos de imprensa. "Felizmente não aconteceu isso, pois resultaria em pessoas feridas e provavelmente uma tragédia. O que aconteceu foi que devido ao empurra-empurra um dos cadeados se abriu", explica José Fernandes em conversa com a prefeitura da cidade.

O administrador diz ainda que a expectativa de público informada pela Federação Bahiana de Futebol para a partida foi de 10 mil pessoas, através de ofício encaminhado. Entretanto, mais de 16 mil ingressos foram colocados a venda, totalizando 16.842 torcedores (sendo 16.089 pagantes). "Mas ainda assim a Polícia Militar colocou um efetivo de 30% a mais, em cima do que havia sido informado em princípio, e também foi solicitado reforço no momento da partida", observa Fernandes.

 Outro aspecto observado pelo administrador do estádio foi o fato da maioria dos torcedores optarem por apenas dois dos cinco portões de acesso. "Os torcedores, habituados a ir ao estádio com pouco público, optaram em sua maioria apenas pelos portões 1 e 5. E este foi um dos fatores que contribuiu para o excesso de pessoas apenas em um determinado setor", aponta.

Fernandes ressalta que o trabalho da Polícia Militar foi fundamental para garantir a integridade dos torcedores. "Felizmente não tivemos nenhum registro de pessoas feridas, entrada em hospital, ou qualquer outro incidente mais grave. Em poucos minutos a Polícia Militar resolveu a situação", salienta.

O caso

A confusão que foi formada na noite desta quinta-feira (29) dentro do estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, na partida em que o Bahia foi derrotado pelo Santos por 2 a 0, pode render uma punição ao Tricolor. O árbitro da partida relatou a situação na súmula, apesar do clube se eximir da superlotação no local, que por sua vez culpou a administração do estádio.Fonte:Bahia Noticias

Solto, Prisco deverá cumprir série de exigências judiciais


O vereador Marco Prisco (PSDB) teve um pedido de revogação de prisão aceito no fim da tarde desta sexta-feira (30). Mas segundo a assessoria de comunicação da Seção Judiciária da Bahia, o juiz substituto Fábio Roque da Silva Araújo definiu uma série de exigências para a sua soltura. Teria sido estabelecido o pagamento de fiança de 30 salários mínimos, o recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, a proibição de se ausentar da comarca (Salvador) sem autorização judicial, o comparecimento mensal à Justiça para informar as atividades, proibição de frequentar quarteis ou outros estabelecimentos militares – o que inclui as associações  –, o afastamento da diretoria de qualquer associação militar, proibição de manter contato com os diretores das instituições e o uso de monitoramento eletrônico. Prisco foi preso em abril, a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), dois dias após o fim da paralisação deste ano da PM no estado. O vereador é suspeito por “crimes políticos graves” referentes ao movimento paredista realizado em 2012, chefiado por ele. De acordo com o advogado Fábio Britto, que integra a equipe de defensores do legislador, o parecer favorável à libertação foi baseado no entendimento de que “a ordem pública já foi restabelecida” na Bahia. A decisão é da 1ª instância da Justiça Federal e não se relaciona com o habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Serrinha:Mais políticas públicas para a população rural

“Precisamos cada vez mais de políticas sociais que privilegiem o homem do campo e favoreça sua convivência com o semiárido, oferecendo oportunidades de inclusão produtiva rural”. Com esta afirmação o prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal – Consisal, Osni Cardoso, deu as boas vindas ao público que esteve presente na Cerimônia de Conclusão de 20 mil Sistemas de Captação de Água do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido. Serrinha vem firmando importantes parcerias com a União, o Governo Estadual e várias instituições, para o desenvolvimento de projetos como o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Na oportunidade o diretor da Área Corporativa e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, que participou da cerimônia de entrega das 20 mil unidades de cisternas, representando a Presidente da Petrobras, Graça Foster, destacou a importância de se investir em ações como estas e falou sobre a responsabilidade social da empresa em oferecer subsídios para a execução do programa. Dutra mostrou-se muito satisfeito com o resultado que encontrou em Serrinha. “Contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional e promover a inserção social digna e produtiva da população de baixa renda. Esses são objetivos do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania que se uniu a Articulação Semiárido Brasileiro – ASA para a conclusão de 20 mil Sistemas de Captação de Água do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido em Serrinha”. Afirma Dutra.
Na solenidade a Ministra de Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, apresentou dados sobre as mudanças que vem ocorrendo através da implantação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para produção,que integra o eixo de inclusão produtiva rural do Brasil sem Miséria. Para o  Governador da Bahia, Jaques Wagner, nunca se colocou tanto o povo do semiárido no centro das políticas do Governo, privilegiando os que mais necessitam. O coordenador da ASA-BA e Presidente da AP1MC, Naidison Baptista, destacou a importância do momento que o semiárido vive. “Não se discute mais o combate a seca, pois, trata-se de um fenômeno natural, o que está sendo construído é “cultura do estoque” que garante a produção mesmo em tempo de estiagem”. Disse Baptista.
Estiveram presentes na solenidade o governador da Bahia, Jaques Wagner, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, o coordenador da ASA-BA e presidente da AP1MC, Naidison Baptista, o secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cezar Lisboa, o gerente executivo de Exploração e Produção Norte-Nordeste da Petrobras, Mauro Mendes, o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, além de autoridades e moradores locais.
Finalizada a cerimônia, foi realizada a feira “Expressões da Agroecologia no Brasil”, com produtos derivados da atividade da agricultura familiar.Fonte:ASCOM/SERRINHA(Leon Wanderley e Fernando Lima)

Após dois anos de namoro, Zezé Camargo assume relação com Graciele Lacerda

"Já não era sem tempo o Zezé assumir a relação. Eles estão juntos há muito tempo. Dois anos de namoro, mas antes rolava um casinho, sim. Cansei de acompanhá-la no shows dele com o Luciano e cheguei a viajar com o casal", revelou um amigo da jornalista Graciele Lacerda, a namorada, que finalmente foi assumida por Zezé di Camargo na manhã desta quinta-feira(29). O cantor sertanejo publicou uma foto e um comentário da amada no Instagram em resposta a uma suposta acusação de que anda "conhecendo melhor" três mulheres ao mesmo tempo.

"Todos sabem que tenho uma pessoa na minha vida. Para os fofoqueiros de plantão!! Aí esta ela!! Quem tem uma mulher linda como essa, precisa de mais alguém??? Deixa o povo falar, o povo falar e a gente namora, fala e nós namora, fala e nós namoraaaa!!", comentou.

Segundo uma pessoa próxima da família de Graciele, desde o início desse ano ela deixou a casa dos pais em Vila Velha para morar em um apartamento de luxo na Praia de Itaparica, lugar alto padrão no mesmo bairro, no Espírito Santo. "Zezé comprou e colocou no nome dela. Ele banca tudo porque não quer que ela trabalhe, mas ninguém fala se ela vai ou não morar em São Paulo", entregou.  

É o Amor
A relação da Graciele e Zezé sempre foi comentada nos bastidores da imprensa especializada em celebridades. Morena com mechas loiras no cabelo, alta, silhueta enxuta, natural de Vila Velha (ES) e na casa dos 30 anos era constantemente fotografada em eventos em que o cantor estava presente. Em março de 2013, o UOL  descobriu que a moça é formada em jornalismo - apesar de nunca ter atuado na área - pela Faculdade São Pedro, em Vitória.

Graciele foi dançarina do Dallas Company em 2003, grupo sertanejo que depois trocou de nome para Dallas Country, por causa de brigas de empresários. A banda ficou conhecida no Brasil depois do sucesso da música "Clima de Rodeio", que foi o tema no "BBB2" do cowboy  Rodrigo , vencedor da edição do reality.

Em outubro do ano passado, Graciele chegou a terminar com Zezé por causa da pressão de sua família para que o cantor assumisse logo a relação. Outro motivo que pesou na decisão da jornalista foi a volta de Zilu ao Brasil na mesma época. A ex-mulher de Zezé se instalou na mansão dos Camargo, em Alphaville, na Grande São Paulo, e também passou acompanhar o sertanejo em vários compromissos profissionais e pessoais.celebridades.uol.com.br

Santos bate Bahia em jogo com pânico nas arquibancadas


O Santos voltou a vencer no Brasileirão. Com gols de Alan Santos e Lucas Lima, a equipe da Vila Belmiro derrotou o Bahia nesta quinta-feira por 2 a 0 no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), e chegou à sua segunda vitória em oito rodadas. Mas o destaque do jogo esteve fora das quatro linhas. A superlotação de um dos setores do estádio provocou pânico na arquibancada à medida em que muitas pessoas eram empurradas contra o alambrado. Em determinado momento, o temor era de que o problema causasse uma tragédia, já que havia o risco de elas serem pisoteadas.

Os sinais da superlotação eram evidentes desde antes da bola rolar. Muitos torcedores chegaram em cima da hora para assistir à partida e uma grande aglomeração se formou na porta do estádio. Segundo testemunhas, após um portão ter sido arrombado – o que a Polícia Militar negou – muitos torcedores, inclusive sem ingresso, correram para as arquibancadas. Por volta dos 30 minutos da etapa inicial, o clima ficou tenso, com muita gente empurrada na direção do alambrado, crianças chorando e alguns torcedores escalando as grades para não serem esmagados. Após alguns minutos de nervosismo, a polícia abriu um portão e remanejou parte da torcida.

O público oficial divulgado foi de 16.842 torcedores, dos quais 16.089 pagantes. No Twitter, a direção do Bahia, mandante da partida, afirmou que a superlotação do setor foi causada pela distribuição de ingressos gratuitos pela prefeitura de Feira de Santana. "A informação que temos é de que mais de 1.200 pessoas entraram sem pagar (idosos, policiais e crianças) e isso está provocando a confusão", declarou o clube. "As gratuidades são conferidas pela administração do estádio, de propriedade do município de Feira." A prefeitura da cidade não se pronunciou sobre o ocorrido.

O jogo – Dentro de campo, sem Cícero, seu capitão e principal jogador na temporada, o Santos mostrou uma escalação ousada e repleta de garotos. O técnico Oswaldo de Oliveira armou o time de forma inédita, com três atacantes recém promovidos das categorias de base do clube: Diego Cardoso, Jorge Eduardo e Gabriel.

Os goleiros trabalharam muito pouco na etapa inicial, mesmo com as duas equipes mostrando muita disposição, porém, pouca eficiência. O Bahia tentava se impor diante de seus torcedores, enquanto o Santos contra-atacava, mas sofria com o gramado pesado e alto do estádio. Como resultado, o primeiro tempo não teve lances de relevo.

A etapa complementar não começou muito diferente, mas o Santos passou a atacar mais os baianos. Com Lucas Lima e Rouca armando municiando os atacantes, o time da Vila acuou o Bahia na defesa. De tanto martelar, o alvinegro praiano conseguiu abrir o placar. Após cobrança de falta pela lateral esquerda, Alan Santos apareceu sozinho no meio da área e cabeceou no canto, sem chance para o goleiro Marcelo Lomba.

Com o gol santista, a partida ficou mais aberta. Aos 22 minutos uma "bomba" de Talisca passou rente ao travessão de Aranha. Minutos depois, a partida voltou a cair de ritmo e ficou parada por alguns minutos em virtude de uma lata de cerveja ter sido atirada no banco de reservas do Santos. Irritado, Oswaldo de Oliveira chegou a invadir o campo para reclamar com a arbitragem, mas por pouco não acabou expulso da partida.

Com o Bahia se expondo demais em busca do empate, o Santos matou o jogo em uma contra-ataque mortal os 42 minutos. Após chega pela esquerda, Giva recebeu de costas para o gol e rolou para Lucas Lima, sozinho, da entrada da área, o meia bateu colocado.

A vitória levou o Santos aos onze pontos e à 11ª colocação. Já o Bahia segue com oito pontos, em 14º lugar. Na última rodada antes da Copa do Mundo, o Santos recebe o Criciúma, em São Bernardo do Campo, às 18h30 do domingo.O Bahia visita no mesmo dia a Chapecoense, às 16 horas.

(Com Gazeta Press)

Ameça de morte teria motivado aposentadoria de Barbosa


"Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão".

O desabafo é do chefe de gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), diplomata Sílvio Albuquerque Silva.

Em entrevista exclusiva à coluna Tempo Presente, ele se emocionou ao falar sobre o anúncio da aposentadoria apresentado, na quinta-feira, 29, pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

"Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou o diplomata, na tentativa de explicar o inesperado gesto do presidente do Judiciário brasileiro.

Foi inesperado, sim. Sobretudo porque o ministro podia ficar mais 10 anos no STF, já que a aposentadoria compulsória se dá aos 70. Mas Barbosa é, digamos, um especialista em surpresas - às vezes por ele causadas de forma involuntária.

Assim foi quando, indicado pelo ex-presidente Lula, tornou-se o primeiro negro a chegar à mais alta corte da Justiça do país.

Surpreendeu também o país, desta vez voluntariamente, em pelo menos dois episódios distintos:

1 - Quando conduziu o processo do mensalão, na qualidade de relator, sem fazer nenhuma concessão aos amigos e/ou companheiros de Lula.

2 - Quando resistiu aos fáceis apelos populares e não se filiou a partido para se candidatar a presidente da república nas eleições deste ano.

Mais do que isso - e aqui não se entra no mérito de algumas discutíveis decisões -, Barbosa fez quase um milagre: com ele no STF, a maioria da população voltou (ou começou?) a acreditar que a Justiça vale para todos.Fonte:Atarde

TCM multou 502 gestores públicos baianos em 2014

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou 502 gestores públicos baianos nos cinco primeiros meses do ano. Entre os punidos, estão prefeitos, ex-prefeitos e presidentes de Câmaras municipais. Juntas, as multas chegam a R$ 4,5 milhões, segundo a coluna Satélite.
Entre os multados pelo tribunal este ano, 230 também foram condenados a ressarcir os cofres públicos em R$ 49 milhões. Se o ritmo permanecer, o TCM deverá igualar a performance de 2013, quando 1.496 gestores municipais foram multados em R$ 16,3 milhões.
Ainda no referido ano, 591 gestores foram condenados a devolver R$ 138,8 milhões.

Vaga de Barbosa será preenchida por indicação de Dilma

A saída de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá uma nova vaga a ser preenchida por uma indicação da presidente Dilma Rousseff. Será o quinto ministro da atual composição a ser escolhido por Dilma. Dois nomes são cotados: o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams que, antes apontado como favorito, hoje correria por fora. O problema é que, desta vez, a indicação poderá coincidir com o período eleitoral, entre julho e outubro. Isso porque Barbosa deixa o tribunal no final de junho. O Congresso estará de recesso oficial em julho e no chamado "recesso branco" durante o período eleitoral, o que pode esvaziar a obrigatória sabatina a que os nomeados têm de passar pelo Senado. Nesse sentido, o componente eleitoral será um complicador para a escolha do nome. Se a indicação for feita no meio do processo eleitoral, o governo terá de encontrar um nome que não seja combatido pela oposição. Dilma pode retardar a indicação e fazê-la depois de outubro. Mas se perder as eleições, terá também de indicar um nome consensual.

Grávidas são induzidas a fazer cesárea durante gestação, diz estudo

Gestantes brasileiras são convencidas a realizarem cesarianas para dar à luz. A constatação é do estudo Nascer no Brasil – Inquérito sobre Parto e Nascimento, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29), entre as mulheres que esperavam o primeiro filho e foram atendidas em hospitais pagos, o índice que desejava cesárea era de 36% no início da gestação. No final da gravidez, essa proporção havia subido para 67%. De acordo com o Estadão, ainda que um terço das mulheres preferisse o parto normal, 89,9% tiveram seus filhos por cirurgia. Em relação às mulheres atendidas na rede pública, 15% queriam a cesárea tanto no início quanto no fim da gestação – 44% tiveram seus bebês dessa forma. A pesquisa entrevistou 23.894 mulheres em 266 hospitais de médio e grande porte, localizados em 191 municípios brasileiros. Ainda segundo o levantamento, realizado em 2011, do total das mulheres ouvidas, 72% queriam parto normal logo que engravidaram, no entanto as cesarianas ocorreram em 52% dos casos.

Estudo mostra que pornografia pode ser prejudicial ao cérebro

Homens que passam muito tempo vendo pornografia na internet parecem ter menos matéria cinzenta em certas partes do cérebro e sofrem redução de sua atividade cerebral, revelou um estudo alemão publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

"Encontramos um importante vínculo negativo entre o ato de ver pornografia durante várias horas por semana e o volume de matéria cinzenta no lóbulo direito do cérebro", assim como a atividade do córtex pré-frontal, escrevem os cientistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano em Berlim.

―Estes efeitos poderiam incluir mudanças na plasticidade neuronal resultante de intensa estimulação no centro do prazer.

Os autores, no entanto, não puderam provar que estes fenômenos sejam causados diretamente pelo consumo de pornografia e, por isso, afirmam que é necessário continuar com as pesquisas.

Mas, segundo eles, o estudo já fornece um primeiro indício da existência de uma relação entre o ato de assistir pornografia e a redução do tamanho e da atividade do cérebro como reação ao estímulo sexual.

Quiz: você exagera na pornografia?

Para realizar a pesquisa, os autores recrutaram 64 homens saudáveis com idades de 21 a 45 anos, aos quais pediram para responder a um questionário sobre o tempo que dedicavam a assistir a vídeos pornográficos. O resultado foi, em média, de quatro horas semanais.

Os voluntários também foram submetidos a tomografias computadorizadas (MRI) do cérebro para medir seu volume e observar como ele reagia às imagens pornográficas.

Na maioria dos casos, quanto mais pornografia os indivíduos viam, mais diminuía o corpo estriado do cérebro, uma pequena estrutura nervosa bem abaixo do córtex cerebral.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dilma decidiu extinguir a democracia por decreto. É golpe!



Atenção, leitores!

Seus direitos, neste exato momento, estão sendo roubados, solapados, diminuídos. A menos que você seja um membro do MTST, do MST, de uma dessas siglas que optaram pela truculência como forma de expressão política.

De mansinho, o PT e a presidente Dilma Rousseff resolveram instalar no país a ditadura petista por decreto. Leiam o conteúdo do decreto 8.243, de 23 de maio deste ano, que cria uma tal “Política Nacional de Participação Social” e um certo “Sistema Nacional de Participação Social”. O Estadão escreve nesta quinta um excelente editorial a respeito. Trata-se de um texto escandalosamente inconstitucional, que afronta o fundamento da igualdade perante a lei, que fere o princípio da representação democrática e cria uma categoria de aristocratas com poderes acima dos outros cidadãos: a dos membros de “movimentos sociais”.

O que faz o decreto da digníssima presidente? Em primeiro lugar, define o que é “sociedade civil” em vários incisos do Artigo 2º. Logo o inciso I é uma graça, a saber: “I – sociedade civil – o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações”.

Pronto! Cabe qualquer coisa aí. Afinal, convenham: tudo aquilo que não é institucional é, por natureza, não institucional. Em seguida, o texto da Soberana estabelece que “todos os órgãos da administração pública direta ou indireta” contarão, em seus conselhos, com representantes dessa tal sociedade civil — que, como já vimos, será tudo aquilo que o governo de turno decidir que é… sociedade civil

Todos os órgãos da gestão pública, incluindo agências reguladoras, por exemplo, estariam submetidos aos tais movimentos sociais — que, de resto, sabemos, são controlados pelo PT. Ao estabelecer em lei a sua participação na administração pública, os petistas querem se eternizar no poder, ganhem ou percam as eleições.

Isso que a presidente está chamando de “sistema de participação” é, na verdade, um sistema de tutela. Parte do princípio antidemocrático de que aqueles que participam dos ditos movimentos sociais são mais cidadãos do que os que não participam. Criam-se, com esse texto, duas categorias de brasileiros: os que têm direito de participar da vida púbica e os que não têm. Alguém dirá: “Ora, basta integrar um movimento social”. Mas isso implicará, necessariamente, ter de se vincular a um partido político.

A Constituição brasileira assegura o direito à livre manifestação e consagra a forma da democracia representativa: por meio de eleições livres, que escolhem o Parlamento. O que Dilma está fazendo, por decreto, é criar uma outra categoria de representação, que não passa pelo processo eletivo. Trata-se de uma iniciativa que busca corroer por dentro o regime democrático.

O PT está tentando consolidar um comissariado à moda soviética. Trata-se de um golpe institucional. Será um escândalo se a Ordem dos Advogados do Brasil não recorrer ao Supremo contra essa excrescência. Com esse decreto, os petistas querem, finalmente, tornar obsoletas as eleições. O texto segue o melhor padrão da ditadura venezuelana e das protoditaduras de Bolívia, Equador e Nicarágua. Afinal, na América Latina, hoje em dia, os golpes são dados pelas esquerdas, pela via aparentemente legal.

Inconformado com a democracia, o PT quer agora extingui-la por decreto.

Por Reinaldo Azevedo(Veja)

Barbosa: Ação do mensalão 'sai da minha vida'

Depois de anunciar que vai antecipar sua aposentadoria e deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) em junho, Joaquim Barbosa afirmou nesta quinta-feira que quer se desvincular da ação penal do mensalão, processo que relatou. "Esse assunto está completamente superado. Sai da minha vida a ação penal do mensalão e eu espero que saia também da vida de vocês, jornalistas. Chega desse assunto", afirmou.

Embora tenha sido isolado por parte dos ministros durante o julgamento do mensalão, Barbosa afirmou não ter nenhuma “decepção” pelos quase onze anos que permaneceu no Supremo. “Minha concepção da vida pública é pautada pelo princípio republicano de que os cargos têm que ser ocupados por um determinado prazo e depois deve se dar oportunidade a outras pessoas. E eu já estou há onze anos”, declarou.

Cortejado por partidos políticos para disputar eleições a partir de 2016, Barbosa desconversou e disse que, em janeiro, durante o recesso do Judiciário, decidiu que iria deixar de vez a corte antes da aposentadoria compulsória dos 70 anos. “Meus planos mais imediatos são dois: ver a Copa do Mundo em Brasília e descansar um pouco. Tenho convites para dar aulas, mas não sei. Preciso de descanso inicialmente”, afirmou. “Não pretendo ir para o exterior imediatamente”, completou.

Defensor da possibilidade de candidaturas avulsas a cargos eletivos, o que o desvincularia da exigência de se filiar a um partido político, o ministro afirmou que as cadeiras no Supremo também devem ter rotatividade para “dar lugar a novas cabeças, novas visões do mundo, do Estado e da sociedade”. “O tribunal vem passando por mudanças e vai passar daqui até 2018. Já começa a ser um tribunal diferente. Em 2018, com certeza sairá de cena o STF dos últimos sete ou oito anos, razão a mais para eu me antecipar e dar lugar para outras pessoas. É importantíssima a renovação”, disse.

Ao ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em 2003, Barbosa já havia defendido que os magistrados permanecessem no STF por um período aproximado de doze anos, independentemente da atual exigência de aposentadoria aos 70 anos. Ele permaneceu na corte por quase onze anos, que seriam completados no próximo dia 25.

“Se o torcedor virar as costas fica pior”, dispara Jorginho

Depois do empate contra o Goiás, o técnico Jorginho já foca suas atenções para a partida diante do Sport, que acontece no próximo sábado (31), às 21h, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O treinador sabe das dificuldades do confronto que está por vir e pede ajuda da torcida rubro negra.

“Vamos jogar com o Sport, que é rápido, bom na bola área, com três jogadores grandes cabeceadores. Temos que melhorar. Sabemos disso, o torcedor também sabe. Mas se o torcedor virar as costas fica pior. Não queremos ficar em situação pior”, relatou o comandante.

Jorginho lamentou ainda a saída do gestor de futebol do clube, Felipe Ximenes, que foi para o Flamengo. “O Ximenes é um cara experiente, vivido. Apesar de não ter idade muito avançada, é muito experiente. Conhece muito bem os jogadores e poderia talvez contratar um atleta de nível em situação econômica um pouco melhor. Tem um conhecimento muito grande. Perdemos muito com ele nesse sentido. Mas o presidente tem capacidade de contratar outro tão bom quanto”, encerrou.

Barbosa não poderá concorrer nas eleições de 2014

aposentadoria do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, ocorre fora da brecha legal para que ele possa se candidatar a algum cargo nas eleições deste ano. Barbosa foi cortejado pela maioria dos partidos do País. Ele chegou a ser cogitado como vice na chapa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para disputar o Palácio do Planalto e até foi apontado como nome certo para o Senado pelo Rio de Janeiro. Os convites, contudo, não se concretizaram e não poderão mais se concretizar. Isso porque existem quatro resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinando que juízes precisam se descompatibilizar de seus cargos com pelo menos seis meses de antecedência das eleições caso queiram concorrer. Na última resolução, de março de 2006, o ministro César Asfor Rocha voltou a confirmar a regra definida pela Lei Complementar nº 64/1990. Barbosa evitou a imprensa durante sua passagem pelo Congresso nesta quinta-feira, quando informou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que se aposentadoria do STF. "Ele disse que vai deixar o Supremo. Comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir", contou Renan, após receber Barbosa em seu gabinete. Já Alves relatou: "Ele disse que foi uma experiência importante na vida dele (presidir a Corte), sofrida em alguns aspectos por decisões que teve de encarar, mas sai com a consciência de dever cumprido e vai se dedicar à vida privada e, primeiramente, assistir à Copa, segundo me disse". Na saída do encontro com Alves, Barbosa foi questionado quando formalizaria sua aposentadoria e deu como resposta um "hoje à tarde". Apesar do silêncio nos corredores do Congresso, Barbosa relatou aos senadores peemedebistas Renan Calheiros (AL), Eunício Oliveira (CE) e Eduardo Braga (AM) que pretende deixar o cargo em junho, alugar um apartamento em Brasília e dividir sua residência entre a capital federal e o Rio de Janeiro. "Ficamos surpresos. A gente estava tomando café da manhã na casa do Renan e viemos encontrar com o Joaquim Barbosa, que pediu audiência. Ninguém sabia a pauta", comentou Eunício Oliveira. Segundo ele, o ministro do STF iniciou a conversa dizendo: "Vim aqui pra dizer que vou me aposentar. "Ele disse que vai alugar um apartamento pequeno e modesto em Brasília e se dividir entre aqui e o Rio", contou. Antes de passar pelo Congresso, Barbosa esteve com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com Henrique Alves, Dilma ficou surpresa com o comunicado do presidente do Supremo.Fonte:Bahia Noticias

Ex-presidente do PT capota carro em Catolândia

Já fazendo a sua pré-campanha à deputado estadual, o ex-presidente do PT Bahia, Jonas Paulo, sofreu um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (29). A caminhonete onde estava o petista e o motorista capotou após perder o controle na estrada de Catolândia, no Oeste Baiano.

Os dois ficaram feridos e atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas passam bem.
O secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, chamou a atenção do ex-presidente na rede social. “Jonas Paulo cuidado na pré-campanha. Você ainda tem muitas contribuições a dar ao povo baiano e brasileiro”, postou.

Jonas Paulo publicou a foto do carro capotado no Facebook e tranquilizou os seguidores. “Um pequeno acidente na estrada de Catolandia comigo e Siderlon mas ta tudo sob controle so escoriacoes e prontamente o SAMU nos socorreu.Gracas a Deus estamos vivos!

CARAVANA CULTURAL CHEGA A SERRINHA

A comitiva passará por 12 municípios do Território do Sisal.

Composta pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim e Representantes de vários órgãos e instituições ligadas à Secretaria de Cultura da Bahia - SECULT, a IV Caravana Cultural Sertão Baiano, segue viagem com destino ao Território do Sisal e aporta nesta sexta-feira (30), a partir das 13:00h, no município de Serrinha.

A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, aguarda a expedição da SECULT, que vem com o intuito, de criar um intercâmbio entre pessoas e dirigentes municipais, fortalecer e potencializar, ainda mais, a relação entre Secult/BA e as comunidades culturais dos territórios visitados, conhecer as culturas das cidades, estabelecer contatos e identificar possíveis parceiros.

O objetivo da Caravana Cultural Sertão Baiano é fomentar o debate sobre políticas de incentivo aos projetos culturais, como o Fundo de Cultura, tal como pautar que o desenvolvimento da cultura siga uma linha de respeito aos direitos da cidadania, e que reconheça a diversidade cultural de cada território de identidade, incentivando inclusive a organização dos artistas locais.

Em Serrinha, serão realizadas visitas à Filarmônica 30 de Junho, que se apresentará na Praça Luiz Nogueira em frente ao Coreto, ao Movimento de Capoeira Esquiva Menino, Passos da Vida e Quilombo dos Palmares que se apresentarão na Praça da Estação e ao Museu do Gonzagão, acervo montado por Guilherme Machado, que reúne centenas de peças que retratam a cultura nordestina. O diálogo cultural com a SECULT acontece no Centro dos Dirigentes Lojistas – CDL em paralelo a uma Mostra Cultural com vários artistas locais, momento da programação no qual artistas e agentes da cultura tem a oportunidade de debater as questões da cultura de cada lugar e contribuir para a formação de políticas públicas.

A escolha da região para receber a IV Caravana Cultural atende à necessidade de reconhecimento das características da cultura dessa região, sua amplitude territorial e a dinâmica estabelecida, principalmente, pelo seu distanciamento da capital.Fonte:ASCOM/SERRINHA(Leon Wanderley)

Joaquim Barbosa se aposenta no próximo mês, diz presidente do Senado

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, 59, anunciou nesta quinta-feira (29) que vai se aposentar no próximo mês, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Barbosa se reuniu com Renan no Senado para fazer o comunicado e se despedir.

"Motivo [da reunião foi] surpreendente e triste, o ministro veio se despedir. Ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Falou que vai se aposentar agora, no próximo mês", disse Renan.

A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa.

Com sua saída, quem assume é o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF.

À frente da presidência da Suprema Corte desde novembro de 2012, Barbosa, primeiro negro a ocupar o cargo de ministro do STF, chegou ao tribunal em 2003, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A posse dele como presidente coincidiu com o momento em que o ministro está em evidência na mídia por conta do julgamento do mensalão, do qual é relator.

O julgamento, que resultou na condenação de figurões petistas, elevou Barbosa à categoria de celebridade nacional a ponto de haver uma campanha nas redes sociais para que saísse candidato à Presidência da República em 2014.

Adorado pela opinião pública como exemplo ético e de alguém que subiu na vida, Barbosa, mineiro de Paracatu, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, foi o 55º presidente do Supremo.

Biografia
Barbosa estudou direito na UnB (Universidade de Brasília) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Paris. É professor licenciado da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É fluente em francês, alemão, inglês e italiano.

Antes do STF, integrou o Ministério Público Federal por 19 anos (1984-2003). Ocupou ainda diversos cargos no serviço público: foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88), advogado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) (1979-84), oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinque, Finlândia.Fonte:Uol

Selena Gomez é diagnosticada com lúpus e pensa em abandonar a carreira

Selena Gomez foi diagnosticada com lúpus. Segundo o avô da moça, Ricardo Gomez, ela sabe da doença  há “alguns anos” e não quer mais seguir a carreira como cantora. "O médico disse que ela precisava passar um tempo fora. É muita pressão que ela está passando. É muita coisa! Ela não tem uma pausa de nem um dia… [Ela] está chegando a um ponto extremo com toda essa pressão", revelou ao E! Entreteniment.
Quanto ao lúpus, uma doença crônica e auto-imune que pode atacar qualquer parte do corpo, Ricardo explica que ela vem sendo tratada há anos, e que os sintomas estão sob controle. “Ela está em tratamento e se dando muito bem“, disse o avô.

Dor lombar atinge mais mulheres que homens

Todos já sentiram aquela dor na parte inferior das costas e, se não sentiu, é bem provável que sinta. De acordo com estudos divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na região lombar está muito mais comum do que se pensa, atingindo 85% das pessoas.

As dores normalmente acontecem quando a coluna vertebral não está muito bem. De acordo com Dr. Ricardo Cordeiro de Almeida (CRM 11865), ortopedista da Cotef, clínica especializada em ortopedia e traumatologia em Itabuna, “as principais causas para a dor lombar podem ser inúmeras, mas principalmente ao levantar peso de maneira errada, dormir de mau jeito, ficar muito tempo sentado, além de manter uma má postura e até mesmo sedentarismo”, explica. Para ele, excesso de peso e estresse também podem estar relacionados a esse problema. “A questão da má postura está associada ao desgaste da musculatura durante a prática dos trabalhos domésticos, o que certamente causará danos, principalmente, à coluna vertebral”, complementa Ricardo.

Um levantamento realizado pela Gesto Saúde & Tecnologia (GST) destacou que no ano de 2013 a dor lombar foi a responsável pelo maior número de afastamentos de funcionários por atestados médicos. Ainda com base nos dados divulgados, esse problema afetou tanto homens quanto mulheres, contudo, em um comparativo feito, as mulheres sofreram mais, sendo quase o dobro do número de homens.
Existem dois tipos de dor lombar: aguda e crônica. A primeira, uma dor intensa, surge repentinamente nos mais jovens, depois de um esforço físico. A segunda aparece nos mais velhos, não tão forte quanto a dor aguda, mas com uma permanência muito maior.

Principais tratamentos

Os tratamentos mais comuns para esse tipo de problemasão repousos e uso de alguns analgésicos, após consulta com um especialista. Outra recomendação é fazer alongamentos e exercícios, que tendem a aliviar mais as dores. Em caso de persistência da dor, é de extrema importância que se procure um médico, que indicará a melhor forma de tratamento. Para o Dr. Ricardo, “antes de iniciar qualquer tipo de tratamento conservador para dor nas costas, é imprescindível que se busque, primeiramente, um médico especialista”, orienta.
Para prevenir, é importante se cuidar e manter uma boa postura, seja para sentar, andar ou até mesmo dormir. Além disso, é preciso ter muita atenção e cuidado na hora de levantar algum peso. A prevenção, nesse caso, é muito melhor do que remediar.Fonte:Acorda Cidade

3ª Ciretran realiza leilão de veículos apreendidos

A 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran/Feira de Santana) realiza nesta sexta-feira (30) mais um leilão de veículos apreendidos - carros e motos. Atualmente cerca de 600 veículos ocupam o espaço mas, de acordo com o coordenador do órgão, Sílvio Dias, um total de 300 será leiloado. “Muitos veículos não participarão do leilão, pois têm restrição jurídica”, informou.

De acordo com Silvio Dias, o leilão visa retirar os veículos que foram deixados no pátio após fiscalizações realizadas pela Polícia Militar. Ele informa que os veículos foram apreendidos por irregularidades, principalmente com relação a documentação.

“Os donos desses veículos não demonstraram interesse em ter a propriedade desses veículos novamente e por isso vão a leilão, sendo uma forma de garantir, inclusive, a saúde e a segurança da população. Queremos evitar que os veículos fiquem amontoados o no pátio”.
Ainda segundo o coordenador da 3ª Ciretran, a maioria dos veículos que vão participar do leilão é de duas rodas. “Na maioria das vezes as pessoas não mantém os documentos atualizados, a exemplo do IPVA. Além disso, as multas por não portar documento de habilitação e equipamentos de segurança são altas e os veículos acabam sendo deixados no pátio”, explicou Silvio Dias.

Ele informou ainda que muitos veículos serão leiloados como sucata. “Quando o débito do veículo é maior que o valor de mercado, ele deve ser leiloado como sucata e as peças vão para desmanche. Os veículos não podem voltar a circular. Somente as peças poderão ser vendidas. Os veículos que podem circular são aqueles leiloados com documentação”, frisou.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Veja as doenças que podem aparecer durante a Copa do Mundo no Brasil

Há duas semanas para o início da Copa do Mundo, muitos baianos se preparam para receber os turistas que vão chegar de vários países do mundo por terra, céu e mar. Mas, a quantidade de pessoas de diversas partes do mundo tem preocupado as autoridades em saúde, principalmente para o aumento de doenças infectocontagiosas.

Uma delas é a gripe, que segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez 39 vítimas na Bahia e 17 em Salvador em decorrência de complicações do vírus. De acordo com a chefa do Setor de Imunização da SMS, Doiane Lemos, o aumento de circulação de turistas na cidade, aliado ao período que antecede o inverno - estação mais propícia para doenças - pode aumentar o número de casos entre os sujeitos que estiverem desprotegidos.

“O vírus da gripe pode ser transmitido em espaços aglomerados, como os estádios de futebol, shoppings e restaurantes. Estudo recente evidenciou que os vírus podem sobreviver por meses em superfícies lisas não porosas. Além disso, há a possibilidade de o turista trazer consigo o vírus, que podem se disseminar entre a população não vacinada”, alerta.

Outras Doenças

Além da gripe e influenza, que podem ser trazidas por turistas de lugares do Hemisfério Sul como a Argentina, existe ainda a preocupação com doenças com risco em potencial vindas de outros cantos do mundo. Mesmo sendo países mais desenvolvidos os Estados Unidos, Canadá e outros países da América do Norte, bem como Europa, trazem maior o risco com o sarampo e rubéola. No caso do Irã e países da África, o alerta é para doenças como poliomielite e cólera.

Para o coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Juarez Dias, toda a população que trabalha em área de risco tem sido imunizada neste período da Copa do Mundo. “Pessoas que trabalham diretamente com turistas como o setor hoteleiro, taxistas, entre outros, têm sido orientados a se vacinarem contra essas doenças”, afirmou. O profissional lembra ainda que as vacinas estão disponíveis em clínicas e postos de saúde durante o ano todo.

Contra a influenza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorroga mais uma vez o período da campanha na capital. Agora, a estratégia segue até o dia 31 de maio nos postos de saúde da rede, das 8 às 17 horas. Até o momento, cerca de 350 mil pessoas entre idosos, crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade foram imunizados em Salvador. A meta é vacinar pelo menos 80% das mais de 617 mil pessoas que fazem parte do público alvo no município.Fonte Tribuna da Bahia

Bahia vai pra cima de desfalcado Santos em Feira de Santana

Sem conseguir vencer nas últimas três partidas válidas pelo Brasileirão, o Bahia deve ter um comportamento diferente no duelo contra o Santos, em Feira de Santana, às 21h, pela 8ª rodada da competição. Para o jogo, o treinador Marquinhos Santos decidiu efetuar mudanças, e vai com mais atletas no setor ofensivo, diferente do que vinha acontecendo desde que assumiu o comando do tricolor.

Duas alterações irão deixar o Bahia mais ofensivo. Na primeira delas, Marquinhos tirou o volante Rafael Mirando e vai com William Barbio atuando pelas pontas. Na segunda, o treinador resolveu tirar o maia Branquinho para colocar Henrique, recuando assim Talisca para o meio, onde vai participar mais da armação das jogadas.

Além das alterações para deixar o time mais ofensivo, o técnico resolveu que essa é a hora de Guilherme Santos voltar ao time titular, com o jovem Pará voltando para o banco de reservas. O meio campo também ganha mais criatividade com a entrada do paraguaio Pittoni, que ocupa o lugar de Uelliton, lesionado.

Santos – Com os mesmo 8 pontos do Bahia na tabela de classificação, o time alvinegro deverá ter dificuldades em Feira de Santana. A equipe paulista não poderá contar com titulares como Leandro Damião, Thiago Ribeiro, Emerson, Rildo, Stefano Yuri e Edu Dracena, lesionados, e ainda tem o atacante Geuvânio e o zagueiro David Braz suspensos.

FICHA TÉCNICA:
Série A - 8ª rodada
Bahia x Santos
Local: Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), às 21h

Arbitragem: Wagner Reway (MT), auxiliado por Paulo César Silva Faria e Fábio Rodrigo Rubinho (MT).

Bahia: Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Wilison Pittoni, William Barbio, Talisca e Maxi; Henrique. Técnico: Marquinhos Santos.

Santos: Aranha, Cicinho, Jubal, Neto e Zé Carlos; Arouca, Alan Santos, Renato e Lucas Lima; Victor Andrade (Diego Cardoso) e Gabriel. Técnico: Oswaldo Oliveira.Fonte:Bocão News

Guerra na Alba: durante votação para vaga no TCE, deputados saem na mão.

O segundo turno da disputa entre Carlos Gaban (DEM) e Zezéu Ribeiro, para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, realizado na noite desta quarta-feira (28), transcorreu um clima bélico. Os deputados de oposição denunciaram aos berros que diversos parlamentares da base governista fotografaram o voto na cabine improvisada no mezanino do plenário.

O líder da bancada de oposição Elmar Nascimento (DEM), se revoltou após o flash do celular de Pastor Sargento Isidório (PSC) por todos os presentes do plenário. “Esse é o pior dia da história da Assembleia. Isso é um prostíbulo. É um brega”, disparou. Revoltado, Nascimento bradou palavras incompreensíveis, afirmando que a votação deveria ser cancelada.

Logo após esta situação, o deputado Elmar Nascimento jogou cédulas de votação ao chão e outro deputado, Adolfo Viana (PSDB) começou a esconder as cédulas e foi repelido por Marcelino Galo (PT). Logo, o que deveria ser um momento democrático se tornou um estilo de brigas do carnaval entre os deputados Paulo Azi e Elmar Nascimento que receberam a informação do presidente da Casa de que nesta quinta-feira levará situação ao Conselho de Ética.Fonte:Bocão News

PV deve decidir por apoio a Paulo Souto em reunião nesta quinta

Em reunião marcada para esta quinta-feira (29), na sede do partido, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o PV decidirá ao lado de quem seguirá rumo às eleições de outubro deste ano no estado. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta (28), o presidente regional da legenda, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, divulgou que, durante o encontro, a sigla deve fechar apoio ao pré-candidato oposicionista ao governo, Paulo Souto (DEM). “A tendência é essa, mas ainda precisa passar por aprovação dos membros do partido”, disse. Segundo ele, todos os integrantes da executiva estadual foram convidados para o evento – e não serão constrangidos caso discordem do encaminhamento. “Em outros partidos, é comum que o presidente decida o apoio e comunique aos correligionários. Nossa decisão é tomada de forma conjunta, precisa passar por aprovação de toda a ala do estado”, afirmou. A escolha por Souto é confirmada após uma onda de especulações sobre a possível aliança entre o PV e o PSB da senadora e pleiteante ao Palácio de Ondina Lídice da Mata, que teria chegado a cogitar a possibilidade de ceder aos verdes a vaga de vice na chapa socialista. Questionado sobre o assunto, Lacerda negou que tenha pleiteado a posição, mas admitiu que, caso fosse eleita para o cargo número 2 da coligação, a legenda teria avançado nas negociações com a parlamentar. “Quando conversamos com o PSB, [o PV na vice] era uma possibilidade e sentimos que esse poderia ser um caminho para a sigla. Mas as conversas não avançaram muito”, contou. O pevista não estimou data para oficialização do posicionamento sacramentado nesta quinta. Fonte:Bahia Noticias

Oposição vai a Justiça contra eleição de Zezéu ao TCE

Candidato derrotado para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado estadual Carlos Gaban (DEM) disse que a oposição vai entrar na Justiça contra a eleição de Zezéu Ribeiro para a vaga. “Nós temos as imagens. Acabou tendo briga lá dentro. O que deveria ser um processo democrático acabou em briga. A lei eleitoral proíbe fotografar voto, porque o voto é secreto. Marcelo Nilo disse que não podia fazer nada... Vamos entrar na Justiça e acionar todos os meios jurídicos. Não se pode ferir a democracia”, avisou o democrata ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. No primeiro turno, 33 parlamentares não votaram no candidato governista – eleito para vaga de conselheiro no TCE –, dos quais 28 votaram em Gaban, que teve um voto a mais do que o oponente.  “Doze deputados do governo votaram em mim. Mas vimos, depois, que cada deputado que ia na cabine aparecia o flash”, sugeriu. A Mesa Diretora da Casa disse que vai acionar o Conselho de Ética da AL-BA contra os deputados Elmar Nascimento e Paulo Azi, ambos do DEM, pela confusão generalizada na sessão que invadiu a madrugada desta quinta-feira (29). Fonte:Bahia Noticias

Citado em matéria sobre doleiro e eleito para TCM, Negromonte diz que sofre ‘massacre’ da imprensa

Nomeado na noite desta quarta-feira (28) conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) afirmou, nesta quinta (29), que, se houvesse alguma “mancha” em sua carreira política, “jamais aceitaria” o cargo. Citado em reportagem da revista Veja sobre esquema de “pedágios” em contratos da Petrobras, o parlamentar é apontado como um dos frequentadores do escritório do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Em entrevista ao programa Acorda pra Vida da Rede Tudo FM 102,5, o pepista negou qualquer tipo de vínculo com o acusado e alegou ser vítima de um “massacre de parte da imprensa”. “Algumas pessoas foram citadas na investigação. O meu nome não tem nada. Se soubesse algo de errado sobre mim, [o governador Jaques] Wagner não teria me indicado ao tribunal. Tenho seis mandatos e não respondo a nenhum processo. Isso é coisa rara no meio político”, reafirmou, um dia após defender-se de insinuação do deputado estadual Targino Machado (DEM), que, durante votação na Assembleia Legislativa, questionou sua "conduta ilibada", critério exigido aos membros de tribunais de contas. Ex-correligionário do congressista Luiz Argôlo (atual SDD), que responde a dois processos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados graças à troca de mensagens suspeitas com Youssef, Negromonte disse não ser “responsável por atitudes de colegas de partido”. “Eu fui líder de uma bancada de mais de 40 deputados. A gente viaja pelo interior, aperta a mão das pessoas. Mas não posso comentar [o caso de Argôlo] porque não o conheço a fundo”, argumentou. O novo membro do TCM foi eleito com 47 votos de deputados ao seu favor. Onze foram contra. 

Pesquisa diz que desconfiança deixa pessoas mais propensas a desenvolver demência

A demência pode estar associada a uma atitude de desconfiança. De acordo com um estudo publicado na revista “Neurology”, pensar que o outro age somente por interesses egoístas faz com que pessoas que vivem com essa desconfiança cínica sejam mais propensas a desenvolver o problema. A pesquisa publicada nesta quarta-feira (28), outros estudos já vincularam essa desconfiança com outros problemas de saúde, como os males cardíacos. No entanto, esta é a primeira pesquisa que analisou a relação entre o cinismo e a demência. "Estes resultados se somam aos testes que demonstram que a visão que se tem sobre a vida e a personalidade pode ter um impacto sobre a saúde da pessoa", disse a autora principal do estudo, Anna Maija Tolppanen, da Universidade do Leste da Finlândia, em Kuopio. "Entender como um traço de personalidade tal como o cinismo afeta o risco de demência poderia nos dar um conhecimento importante para reduzir esses riscos", acrescentou.  Para chegar aos resultados, os pesquisadores submeteram 1.449 pessoas, com média de 71 anos, a testes para o diagnóstico de demência e a um questionário que media o nível de cinismo. Informações da EFE.

Dilma receberá plano do PT para criar controle da mídia

O programa do PT que será apresentado à presidente Dilma Rousseff defende o controle de conteúdo da mídia. O assunto ainda não chegou às reuniões de coordenação da pré-campanha reeleitoral, mas a regulamentação econômica da mídia será um dos temas de debate na hora da preparação do programa de governo, a ser levado para discussão com os partidos aliados. Dilma, sempre que indagada, afirma que é a favor da regulamentação do controle econômico da mídia, mas ressalva que jamais concordaria com controle de conteúdo. "O melhor controle é o controle remoto", reitera a presidente, sempre que este assunto vem à baila. Embora defenda a regulamentação econômica da mídia, qualquer tratativa mais profunda sobre o tema, de acordo com interlocutores da presidente, será feita no Congresso. O tema é considerado "muito polêmico" e de baixo dividendo político. Além disso, quando a discussão chegar ao Congresso, terá de enfrentar muitos parlamentares que são donos de empresas de comunicação, além de outros que não querem comprar a polêmica. Ainda assim, antes que se pudesse pensar em encaminhá-lo ao Congresso, interlocutores da presidente lembram que o projeto teria de ser discutido com a sociedade. Um dos interlocutores da presidente Dilma disse que a proposta apresentada pelo PT foi "genérica". Mas ressaltou que a ideia é discutir a democratização da mídia e sugeriu como modelo a regulamentação que existe nos Estados Unidos, onde um empresário do setor precisa escolher se quer ter uma rádio, uma empresa de jornal ou uma de televisão. Há quatro anos, Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação Social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, elaborou uma proposta, que deixou no Planalto para ser levada ao Congresso. Dilma, no entanto, embora desde aquela época reiterasse o discurso de que é a favor da regulação econômica e contra a de conteúdo, preferiu deixar o polêmico projeto de lado.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA:ESCLARECIMENTO SOBRE NOTA DO HOSPITAL MANOEL ANTUNES

A prefeitura de Serrinha, através da Secretaria municipal de Saúde, vem esclarecer sobre a nota pública da direção do Hospital Manoel Antunes, a qual informa o fechamento desta unidade hospitalar a partir do dia 01 de junho de 2014. A atual gestão do município de Serrinha não tem nenhuma responsabilidade sobre o fechamento do referido hospital, uma vez que não se trata de uma unidade municipal de saúde e sim de uma instituição filantrópica que tem uma diretoria que gerencia o funcionamento do hospital.

Cabe esclarecer que o município tem obrigação de assumir todas as despesas para o funcionamento do hospital municipal e contratar de maneira complementar os procedimentos que o município ainda não dispõe (Lei 8080 art. 24). Como o hospital municipal ainda não dispõe dos procedimentos cirúrgicos e obstétricos o município tem contrato com os hospitais da rede privada para atender tais demandas. No contrato de cada hospital define a quantidade mensal de procedimentos que serão atendidos. A maioria dos atendimentos terá que ser regulados pela central de regulação do município, para isso os hospitais terão que enviar as agendas dos médicos que atendem as especialidades. O hospital Manoel Antunes não envia agenda de atendimento desde o início de 2013 e passou a realizar ambulatório clínico, procedimento esse que é realizado nos postos de saúde.

Quanto à acusação do município aumentar os valores dos contratos do Hospital Santana e Hospital Geral, não é verdade, conforme cópia dos contratos anteriores e o atual contrato, o Hospital Santana tinha um valor em 2013 de R$ 144.000,00 (cento e quarenta quatro mil reais) e depois da constatação de não ter alcançado a meta do plano operativo o valor caiu para R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais). O Hospital Ferreira Filho recebe por produção, mas tem um teto de atendimento mensal. No ano passado, depois do fechamento do SEMES, a maioria dos partos foram realizados naquela unidade hospitalar, mas mesmo assim, o valor em 2013 era de R$ 62.500,00 (sessenta e dois mil e quinhentos reais) e o valor atual é de R$ 67.000,00 (sessenta e sete mil reais), isso porque ainda é o hospital que realiza a maior quantidade de partos no município.

O nosso governo conduz a saúde no município com muita responsabilidade, em momento nenhum agimos com perseguição política a qualquer individuo ou instituição, porque entendemos que a política de saúde é de extrema importância  para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs serrinhenses. Portanto, com base nas evidencias dos fatos, reafirmamos que o fechamento do Hospital Manoel Antunes é de inteira responsabilidade da gestão desta unidade de saúde e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento que se  faça necessário.

Fernando Oliveira de Araújo

Secretário Municipal de Saúde-Serrinha

Agricultores expõem a diversidade do Semiárido durante feira


A diversidade dos produtos da agricultura familiar terá um espaço de destaque durante
o encontro de celebração de mais 20 mil tecnologias sociais para produção de alimentos
no Semiárido, que acontece no município de Serrinha (BA)
na comunidade Saco do Correio (km 355 da BR-116). O evento celebra a
finalização dessas tecnologias que fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas
(P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com patrocínio da Petrobras.
Uma feira será instalada durante o evento e reunirá produtos in natura, como hortaliças,
ovos de galinha, feijão e licuri, e produtos processados, como beiju, bolos, mel,
sequilhos, polpa de frutas, flocos de milho, entre outros.
O artesanato de palha, sisal e tecidos também estarão a disposição do público, para
comercialização. Todo o material exposto estará acessível para a comercialização em
barracas. Cerca de 1.200 pessoas entre agricultores e agricultoras familiares de nove
estados do Semiárido e convidados estarão circulando no local e poderão conferir a
diversidade dos produtos.
As tecnologias implementadas são cisternas-enxurrada, cisternas-calçadão, barreiros- trincheira e barragens subterrâneas, que servem para armazenar a água da chuva e
facilitam a convivência com o Semiárido. A água pode ser guardada por meses e é
utilizada pelas famílias para produzir alimentos nos seus quintais e para consumo dos
animais. Além de conquistarem o direito à água, essas famílias conquistam também
autonomia de produzir e consumir uma alimentação saudável e garantir a sua segurança
alimentar e nutricional.Fonte:Mirian Oliveira

Luciana Gimenez nega que esteja com anorexia: "engordei quatro quilos"

Ainda graças à repercussão de seu desmaio na edição ao vivo do "Superpop" da última segunda (26), a apresentadora Luciana Gimenez negou sofrer de anorexia.

Em entrevista para o jornal "O Dia", Luciana disse que, por ser muito alta, as pessoas não perceberam que ela engordou quatro quilos: "Na segunda-feira, eu tinha jantado com os meus filhos antes de ir para o programa e comi de tudo: quinoa, brócolis, batata, salada e frutas. Comi tudo, só que eu como pouco. As pessoas não notaram porque sou alta, mas eu engordei quatro quilos".

A ex-modelo também confirmou o que já se sabia: ela estava com uma forte gripe na hora do "Superpop", o que pode ter contribuído para o desmaio: "Eu já estava gripada antes e um pouco estafada. Fico tentando fazer tudo, estender mais do que eu posso, com filho pequeno, tento tapar buraco e abraçar o mundo. Não aguentei, fiquei tonta e desmaiei".

Luciana disse que ainda tem compromissos profissionais e não sabe o que fazer para cumprí-los, já que está de repouso por orientação médica: "Estou doente, ainda tenho compromissos profissionais e não sei o que faço. Na verdade, eu tinha que estar de cama, mas fico sem graça de dizer não às pessoas".

Entenda o caso

Na noite da última segunda (26), Luciana Gimenez apresentava o "Superpop" ao vivo na RedeTV!, quando desmaiou no ar.

O programa recebeu líderes religiosos para falar sobre o respeito entre as religiões, quando uma das convidadas, a pastora Vivi Brunieri, gritou por ajuda, apontando para onde a apresentadora costuma ficar, perto da plateia: "Jesus, ajuda lá, gente".

No mesmo minuto, a atração foi cortada para um intervalo comercial.

Ao voltar, Luciana já estava recuperada, mas com aparência abatida, e não quis explicar o que aconteceu.

No fim do programa, ela somente agradeceu aos convidados e público: "Quero agradecer a presença de todos vocês. Obrigada pela energia boa que vocês me passaram porque eu estava precisando".

Nas redes sociais, muitas pessoas comentaram sobre o ocorrido, sem entender exatamente o que houve. O nome de Luciana Gimenez chegou a entrar no Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

Pedido de vista impede abertura de processo contra Argôlo no Conselho de Ética

A votação do parecer favorável à abertura de processo contra o deputado federal baiano Luiz Argôlo (SDD), por quebra de decoro parlamentar, foi impedida por um pedido de vista do colega Sérgio Moraes (PTB-RS). O relatório em favor do surgimento da ação foi produzido por Marcus Rogério (PDT-RO), que argumentou que as "condutas, em tese, configuram ato atentatório ao decoro parlamentar e há indícios suficientes de materialidade e autoria". Além de ter a conduta apurada pelo colegiado, devido às suspeitas de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, Argôlo chegou a perder a vice-liderança do SDD na Casa. Em relatório da Polícia Federal, são apontadas suspeitas de que Youssef repassou R$ 120 mil para o chefe de gabinete do parlamentar. A PF conclui no documento: "os indícios apontam que o deputado tratava-se de um cliente dos serviços prestados por Youssef, por vezes repassando dinheiro de origem aparentemente ilícita, intermediando contatos em empresas, recebendo pagamentos, inclusive tendo suas atividades operacionais financiadas pelo doleiro". O advogado do deputado, Aluisio Correia Regis, disse ao Globo que ele é inocente e que as informações sobre a relação dele com o doleiro são “fofocas”.

Deputados pedem criação de Universidade Federal do Nordeste da Bahia

Todos os 63 deputados estaduais baianos assinaram um documento que será enviado a presidente Dilma Rousseff para pedir a implementação de uma universidade federal no nordeste do estado, já nomeada de UFNB. A solicitação será encaminhada ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (29). Um dos autores da indicação suprapartidária, Joseildo Ramos (PT), estima que o surgimento o da instituição beneficiaria dois milhões de estudantes em 74 municípios da Bacia do Jacuípe, das regiões do Sisal e do Litoral Norte. “Estamos falando do maior vazio territorial do país sem uma universidade pública federal. Essa é uma luta de reparação de direitos e justiça social”, defendeu o petista.

Mário Negromonte é eleito conselheiro do TCM

O deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pelos parlamentares da Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (28). A escolha foi feita por 47 deputados, em votos secretos. Estiveram ausentes e se abstiveram de votar Maria Luiza Orge (PSC) e Ângela Sousa (PSD). Onze votaram contra, dois em branco e um nulo. Os deputados ainda irão apreciar, nesta quarta, as indicações dos nomes da situação, o federal Zezéu Ribeiro (PT-BA), e da oposição, o estadual Carlos Gaban (DEM), para mais um cargo de conselheiro no TCE, no lugar de Zilton Rocha. A sessão chegou a ser suspensa por 20 minutos para que fosse confeccionada uma cédula com a opção de dar o voto contrário ao pepista. Os papéis que seriam submetidos à apreciação teriam apenas a alternativa “sim” e “branco”, no mesmo sistema que elegeu, mais cedo, o deputado João Bonfim (PDT) para outra vaga na Corte estadual (TCE). No entanto, após pedido do oposicionista Targino Machado (DEM), o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), resolveu solicitar a alteração. O democrata havia discursado, antes da abertura da votação, contra a indicação do pepista para o cargo, ao argumentar a necessidade de “conduta ilibada” ao posto e citar a suspeita de relação do parlamentar com o doleiro Alberto Youssef. Em seguida, o filho do deputado federal, o estadual Mário Negromonte Jr. (PP), saiu em defesa do pai. A possível proximidade do novo conselheiro do TCM com Youssef foi apontada em reportagem da Revista Veja, que mostra um suposto esquema de “pedágio” cobrado a empresários que quisessem vender produtos ou prestar serviços à Petrobras, também com suspeita de participação do deputado federal Luiz Argôlo (SDD). Segundo a publicação, o irmão do ex-ministro das Cidades, Adarico Negromonte, teria se beneficiado com a negociata. Mário Negromonte já negou o envolvimento com o doleiro e o favorecimento do parente. 

Copa deve custar R$ 1,1 bilhão em benefícios, diz TCU

A Copa do Mundo deve custar R$ 1,1 bilhão em benefícios tributários e subsídios ao crédito até 2014, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). Conforme dados do relatório do órgão sobre as contas do governo, foram R$ 500 milhões para os estádios, R$ 138 milhões para a mobilidade urbana, R$ 37 milhões para o programa Procopa Turismo e R$ 466 milhões para subsidiar a organização do torneio. As desonerações foram concedidas por exigência da Fifa, que cobrou o compromisso dos governos federal, estaduais e municipais para facilitar a construção de estádios, obras de mobilidade urbana, aeroportos, telecomunicações, infraestrutura de turismo e segurança pública. De acordo com o TCU, a metodologia para o cálculo de benefícios e subsídios na área de crédito considera o valor do financiamento de um ativo do setor público e a diferença entre a taxa de juros do empréstimo e o custo de oportunidade - quanto esse dinheiro renderia no mercado se estivesse aplicado em outra iniciativa - para o uso do recurso. Há subsídio, portanto, quando o custo de oportunidade do governo federal é maior que a taxa de juros do empréstimo. Ao todo, bancos públicos (BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia) desembolsaram R$ 5,6 bilhões entre 2010 e 2013 para projetos ligados à Copa. A maioria dos recursos - R$ 4,9 bilhões - saiu do BNDES. Os subsídios na área de crédito atingiram R$ 552,3 milhões entre 2010 e 2013. O governo não informou, no entanto, os benefícios creditícios estimados para os próximos anos. Por essa razão, o relatório do TCU impôs uma ressalva ao relatório e cobrou do Ministério da Fazenda uma projeção dos subsídios esperados até 2015. Os subsídios tributários, por sua vez, devem alcançar R$ 522,9 milhões até 2015. A conta inclui também a isenção de impostos às importações, pessoas jurídicas, pessoas físicas e em tributos indiretos nas compras feitas pela Fifa. As desonerações referentes ao Recopa somaram R$ 121,6 milhões até 2014. O regime especial prevê a suspensão de tributos e contribuições para venda no mercado interno, importação de máquinas e equipamentos e materiais de construção em estádios da Copa. A validade do Recopa se encerra em 30 de junho deste ano. O TCU ressaltou que as operações cujas fontes de recursos são o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não geram subsídios creditícios, pois os recursos pertencem ao trabalhador e são, portanto, privados. De acordo com a Caixa, os financiamentos de projetos de mobilidade urbana relacionados à Copa com recursos do FGTS somaram R$ 6,4 bilhões, dos quais R$ 1,7 bilhão foram desembolsados até o fim do ano passado.

Candidatos e especialistas comentam a pesquisa do Ibope

A pesquisa Ibope/CORREIO sobre as eleições para o governo do estado, divulgada nesta terça-feira (27), foi recebida com alegria pelos candidatos de oposição, Paulo Souto (DEM) e Lídice da Mata (PSB), mas com cautela pelos governistas, que viram o petista Rui Costa em terceiro lugar nas intenções de voto.

Líder na pesquisa com 42%, Souto disse que os números refletem a insatisfação do eleitorado com a atual gestão e o desejo de mudança. “A nossa interpretação é que a pesquisa está confirmando o que nós temos observado nessas viagens de pré-campanha pela Bahia”, disse.

Para o democrata, nem mesmo a demora para definir a chapa de oposição interferiu no resultado. “Criou-se tanta expectativa e durante muito tempo isso dominou o noticiário, que o desfecho positivo, no sentido de que os partidos entraram em acordo, acabou sendo favorável”, avaliou.

A candidata do PSB, Lídice da Mata, que aparece com 11%, também comemorou o resultado. "Para mim é motivo de comemoração, porque ainda estamos começando a campanha. Tivemos Paulo Souto tendo que esperar para ser ungido pelo prefeito (ACM Neto). O outro (Rui Costa) foi ungido pelo governador. Fui a única que não tive comandante”, disse, embora sua candidatura tenha sido lançada pelo presidenciável do PSB, Eduardo Campos.

Terceiro colocado, com 9%, Rui Costa foi procurado pelo CORREIO, mas não atendeu às ligações. Por nota, o coordenador da campanha do petista, Carlos Martins, minimizou os números do Ibope. Ressaltou que Rui ainda é pouco conhecido, enquanto Paulo Souto já foi governador duas vezes e “é conhecido por quase 100% do eleitorado”. Ele citou a eleição de 2006, quando Jaques Wagner venceu, contrariando todas as previsões do Ibope, que apontavam a vitória de Souto.

Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação comparou a candidatura de Rui Costa à da presidente Dilma em 2010. “Ela era uma desconhecida, diziam que era poste de Lula. Agora ela está aí, com 50% dos votos”, disse, sobre as preferências do eleitorado baiano para a disputa presidencial, também apontada pela pesquisa, em que Aécio Neves (PSDB) aparece com 12%, e Campos, com 7%.

Segundo o dirigente petista, o partido vai monitorar o movimento do eleitorado, mas ainda não cogita encomendar pesquisa para medir o termômetro da sucessão.

Avaliação

A pedido do CORREIO, dois especialistas analisaram os números do Ibope e chegaram à mesma conclusão: o desconhecimento de Rui Costa e o desgaste do governo Wagner colaboraram para o resultado. “Não que Wagner tenha puxado Rui para baixo, porque Rui nunca esteve em cima. Wagner puxa para cima, mas como ele desgastado, não se sabe até onde vai conseguir puxar”, disse o cientista político Jorge Almeida, professor e pesquisador da Ufba.

Por outro lado, Almeida destacou que esse desgaste não influenciou os resultados de Dilma. Para ele, a presidente, ao contrário de Rui, não precisa ser alavancada pelo governador. Pelo contrário. “Aqui na Bahia, toda campanha tem como carro-chefe Lula e Dilma. Somos o estado onde tem mais Bolsa Família, mais financiamentos para pequenos produtores. Isso ainda vai ser trabalhado no período eleitoral”, projeta.

Para Almeida, à medida em que a campanha ganhar as ruas e a TV, deve-se notar um avanço de Rui nas pesquisas. No caso de Souto, Almeida acredita que a união das oposições deu força simbólica ao democrata. “Mostrou capacidade de disputa política”, sintetizou.

O também professor de Ciência Política da Ufba Joviniano Neto acredita que o candidato do DEM pode estar capitalizando o sentimento de insatisfação com o PT na Bahia. Por outro lado, o bom momento do prefeito ACM Neto (DEM) influenciou o resultado da pesquisa.

“Neto reativou a memória do carlismo, inclusive a capacidade de fazer coisas. E o carlismo também é associado a uma ideia de mais rapidez e dureza nas decisões, sobretudo em segurança, que é um dos calos do governo Wagner”, avaliou. Outro ponto importante é que Souto já foi governador duas vezes e, por isso, é o candidato mais conhecido até o momento.

“Lídice também tem um recall (desperta a lembrança). Foi prefeita e é senadora. E Rui nunca concorreu a uma eleição majoritária. Ainda está sendo construído como candidato”, explicou.

Ibope
O diretor regional do Ibope Inteligência, Maurício Garcia, explicou que a amostragem de 1.008 pessoas é suficiente para determinar um retrato do momento.

“Não é isso que pesa, é a qualidade da amostra. Temos um controle da amostragem que considera  as questões demográficas, perfis de sexo, idade, grau de instrução, região do estado e ramo de atividade”, disse.

“A pesquisa está bem costurada à população eleitoral da Bahia, com uma margem de erro de três pontos”, afirmou. “A campanha ainda não começou, só em junho. Mas esse é o cenário de hoje”, acrescentou Garcia. Para ele, o cenário deverá mudar nos próximos meses. “É loucura alguém pensar que (o resultado atual) se reflita (do mesmo jeito) em outubro. É raro terminar exatamente do jeito que começou”, destacou.Fonte:Correio da Bahia

Casais felizes dormem a menos de 2,5 cm de distância, revela pesquisa

Observar a linguagem corporal é uma estratégia assertiva para desvendar as reais intenções do outro. E essa lição pode ser aplicada até nas horas mais profundas do sono.
Uma recente pesquisa divulgada pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, apontou que as posições escolhidas para dormir podem indicar a personalidade e o nível de felicidade de um casal.
O trabalho, assinado pelo psicólogo Richard Wiseman, foi apresentado no Festival Internacional de Ciência de Edinburgh. De acordo com a universidade, mais de mil pessoas responderam um questionário descrevendo sua posição preferida para dormir e avaliando a própria personalidade e a qualidade do relacionamento.
A maioria dos casais (42%) respondeu que dorme de costas um para o outro, enquanto 31% dormem virados para o mesmo lado e apenas 4% passam a noite de frente um para o outro. Além disso, 12% ficam a menos de 2,5 cm do parceiro e 2% preferem dormir a mais de 70 cm de distância.
Felicidade e personalidade
Um dos pontos mais interessantes da pesquisa, segundo o próprio autor em entrevista à universidade britânica, é que a distância mantida pelo casal à noite reflete diretamente quão felizes são na própria relação. Quanto mais afastado o casal dorme, pior é o relacionamento, garante Wiseman.
Entre os entrevistados que dormem a menos de 2,5 cm, 86% dizem estar felizes com o companheiro, contra 66% dos que passam a noite entre 70 cm.
“Uma das diferenças mais significativas no estudo envolve o toque, com 94% dos casais que passaram a noite em contato físico um com o outro se consideram felizes no relacionamento, comparando com 68% que não se tocam”, disse.
Personalidade
O trabalho revelou ainda que curiosas características da personalidade são também desvendadas pelas posições durante o sono. Extrovertidos, de acordo com o estudo, preferem ficar próximo ao parceiro durante a noite. Os criativos acabam escolhendo dormir do lado esquerdo do corpo. As informações são do iG.