NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

terça-feira, 31 de julho de 2012

Festa da padroeira de Serrinha foi um sucesso.

Os membros da Igreja Católica de Serrinha estiveram reunidos na Catedral de Serrinha para Celebrar o final da novena,que mais uma vez contou com a presença de uma grande multidão de fieis deixando ainda mais bonita a festa da padroeira de nossa cidade. Confira como foi o último dia da programação da festa em homenagem a padroeira de nossa cidade: 10:00 – Missa Solene com a presença do Bispo Dom Ottorino 16:00 – Segunda Missa 17:00 – Procissão,percorrendo as principais avenidas do centro. 18:30 – Show com Cantores de Deus.(foto)

Fátima Nunes pede limpeza urgente de aguadas em 15 municípios






A deputada Fátima Nunes encaminhou pedido de urgência à Casa Civil pela recuperação de aguadas em 15 municípios baianos, localizados nos territórios do Sisal, Nordeste II e Semiárido. A solicitação é resultante da audiênciarealizada na última semana pela parlamentar, que reuniu agricultores destes municípios.

Dentre as demandas trazidas pelos trabalhadores rurais e encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas ações de governo em combate à estiagem, a imediata limpeza das aguadas para recepção da escassa água que possa vir a chegar nas regiões, foi prioritária. A solicitação engloba municípios como Iaçu, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Caldeirão Grande, Tucano, Quijingue, Santa Brígida, Crisópolis, Monte Santo, Uauá, Canudos, Queimadas, Cansanção, Paripiranga e Ribeira do Pombal. “Estas localidades necessitam, emergencialmente, de intervenção pelo que pudemos acompanhar. Nos foi relatada preocupante insuficiência das ações da Cordec para prepará-las para as chuvas, portanto, faz-se necessário que esta obra seja realizada em caráter de urgência, uma vez que a situação é grave”, pontuou Fátima Nunes.
FONTE:www.vereadorjorgegonçalves.blogspot.com

Filho de Varela pede ao TRE direito de resposta no Balanço Geral

Jeferson Ornelas, mais conhecido como Gel Varela, candidato a vereador pelo PCdoB e filho do apresentador Raimundo Varela entrou na última quarta-feira (25) com um pedido de direito de resposta no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por constrangimento e prejuízo na campanha. O candidato alega que o apresentador, inicialmente para defender a candidatura de sua mulher Sheila Varela, dizia que somente ela poderia usar o nome Varela. Com o início do período eleitoral, o apresentador constantemente tem dito em seu programa de televisão que não tem nenhum parente candidato a vereador e que ninguém poder usar o nome Varela. Gel alega que é prejudicado e anexou em seu pedido certidão de nascimento e provas cabais de que sempre foi conhecido no bairro onde nasceu, Periperi, bem como em toda a sociedade, como Gel Varela. No pedido, ele reivindica direito de resposta no programa Balanço Geral, da TV Itapoan, e que o apresentador cesse com as agressões. FONTE:BAHIA NOTICIAS

Após ameaças e ataques pela internet, professor tenta matar ex-namorada

A polícia prendeu em Salvador um professor de informática que é acusado de realizar uma série de ameaças e difamações contra a ex-namorada através da internet. Segundo o Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meio Eletrônicos (GME), Sílvio Ricardo Sobral Gomes, de 44 anos, acusado ainda de ter tentado matar a ex-companheira e seus familiares no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Formado em administração de empresas, Gomes teria invadido a conta de email da parceira e enviado mensagens com conteúdo pornográfico para contatos da vítima. O professor também teria criado blogs com falsos anúncios de garotas de programa, nos quais o telefone e fotos eram da ex-namorada. O acusado também teria atacado a residência onde a vítima morava com um coquetel molotov, que causou um incêndio no imóvel e destruiu um carro. Na ocasião, ninguém ficou ferido. Após investigações do GME, Gomes foi preso dentro de sua própria casa, na capital baiana, onde foram encontrados 5 chips de celulares que teriam enviado mensagens de ameaça para a ex-companheira. Informações do Correio.

Neto Baiano se despede contra o São Caetano e promete retornar ao Vitória

Neto Baiano vai se despedir do Vitória nesta terça-feira. Ele confirmou que estará em campo na partida diante do São Caetano, no ABC paulista, pela Série B do Brasileiro. E esperava ‘voltar um dia’ para encerrar a carreira no clube baiano. “Espero voltar um dia e encerrar minha carreira no Vitória. Eu já queria jogar [contra o São Caetano] e um pedido do presidente [Alexi Portela Júnior] é uma ordem. Obedeço e vou jogar”, declarou o atacante, que vai atuar pelo Kashiwa Reysol, do Japão. No sábado, durante o jogo contra o CRB, a torcida homenageou o atacante com cartazes e gritando muito seu nome. O atacante, aliás, vive um momento iluminado na temporada e tem sido decisivo na boa campanha do Vitória na Série B. Até o momento, já fez 38 gols na atua temporada e é o maior artilheiro do futebol brasileiro na temporada. No sábado, ele fez o tento do triunfo diante do CRB por 1 a 0, no Barradão. Com isso, o time de Paulo César Carpegiani chegou aos 31 pontos e segue na vice-liderança. O Criciúma tem 32 e ocupa a primeira colocação.

Meu marido ainda age como se fosse solteiro. O que faço?



Fala-se tanto na no casamento, na união estável, na família... Porém, as pessoas não imaginam o quanto é necessário para que tudo isso seja muito bem construído e isso não acontece naturalmente.

A importância da preservação da individualidade é mesmo essencial, mas não deve predominar sobre os interesses do par. É preciso certo cuidado com a individualidade, que não deve ser confundida com individualismo ou egoísmo, mas vista como características e visões diferentes que devem ser respeitadas e, mesmo que respeitadas, conduzam a um entendimento e consenso.

Querer viver hábitos da vida de solteiro, às vezes pode trazer conflitos para a vida a dois. Um exemplo claro é quando uma das partes não abre mão de forma alguma de ir à balada sozinho, - que tanto gosta! - e o outro não curte. Possivelmente, se não houver um entendimento sobre esse tipo de situação, o conflito será inevitável.

Três dicas para conciliar a vida de solteiro com a de casado:
Primeiro: Balada sozinho é naturalmente uma situação de desconforto para o outro. Afinal, é uma situação de exposição; mas se há confiança entre o par, por que não deixá-lo ir sozinho (a)?
Segundo: Por que ir sozinho se dá para ir a dois? Para isso é preciso certa flexibilidade e entendimento de ambos de que a situação pode ser agradável e prazerosa ao par e não só àquele que curte balada. Enfim, chegar ao consenso, é chegar a uma situação favorável a ambos.
Terceiro: No sentido de priorizar a boa vida a dois, pode-se ter o chopinho com os amigos(as), mas que se tenha o chopinho a dois também ou ainda com os amigos e a dois.

Para que se possa ter um entendimento, mesmo em situações divergentes, é preciso que o casal tenha claro que as diferenças fazem parte de todo casamento e cabe aos dois aparar arestas.

Enfim, sempre buscar o equilíbrio, pois viver a dois é uma arte criada e executada por ambos.

FONTE:UOL

Seleção feminina perde para o Reino Unido e enfrentará as campeãs mundiais japonesas

Com um gol logo no começo do jogo, o Reino Unido derrotou o Brasil por 1 a 0 no encerramento da fase de grupos do torneio de futebol feminino dos Jogos de Olímpicos de Londres nesta terça-feira. Com a derrota, as brasileiras terminaram na segunda colocação do Grupo E, com seis pontos, e terão pela frente o Japão, atual campeão mundial, na sexta, dia 3, pelas quartas de final. A seleção verde e amarela fez um jogo muito fraco, sem nenhuma inspiração e ainda viu a goleira Andreia, melhor jogadora do time, defender um pênalti. “Apesar de ter sido uma derrota a gente tem que tirar algo de positivo nisso. A gente errou no começo, um deslize e pagamos o preço por isso. O jogo de hoje foi bem equilibrado”, disse Marta à TV Record na saída do campo. “Não tem nada perdido. O jogo vai começar agora. A decisão é no próximo jogo”, avisou a camisa 10 da seleção.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Greve dos professores abala popularidade governo

A paralisação dos professores estaduais, que já ultrapassa os 100 dias, abalou a avaliação do governador e do governo do Estado. Segundo pesquisa do Instituto Futura em parceria com o jornal Correio, o índice dos soteropolitanos que consideram ruim ou péssima a gestão Jaques Wagner (PT) pulou de 36,1% em abril, início do movimento grevista, para 69,1% em julho. O efeito também atingiu a popularidade do governador, que em abril tinha aprovação de 23,6% da população (bom/ótimo) e neste mês possui penas 9,3%. A reprovação cresceu de 35,9% para 65,9% no mesmo período. O indicativo revela que para 87,7% dos entrevistados, a qualidade do ensino público é hoje o pior problema da Bahia, seguido pela saúde (ruim e péssima para 83,2%) e da segurança (73,9%). Para 86,7% dos entrevistados, o governo deveria atender às reivindicações dos professores. A condução do governo estadual na greve da Polícia Militar no início do ano é melhor avaliada (49,9% de aprovação x 46,1% de reprovação) do que na paralisação dos professores (51,6% desaprovaram). Contudo, o movimento grevista não conta coma simpatia unânime dos soteropolitanos e divide opiniões. O estudo revela que 52,9% são a favor e 44,6% são contra a greve. No universo pesquisado, 66,2% ou estudam ou têm alguém da família na rede pública estadual. Neste público, a greve também dividiu os entrevistados: 50% a favor e 49,2% são contra. Na divisão por classes sociais, a avaliação negativa da gestão estadual em julho cresce nas classes A/B, com 80,7% de ruim e péssimo contra 67,4% nas D/E. A nova classe média é um pouco mais generosa: 64,9% de reprovação. É ali que o governo estadual tem seu melhor desempenho com 13,8% de aprovação. Nas classes A/B, este índice cai para 5,3% de ótimo/bom, com 8,7% de aprovação nas faixas D e E. A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de julho, com 399 entrevistas em Salvador. A margem de erro é de 4,9%. Informações do jornal Correio.FONTE:BAHIA NOTICIAS

TSE lança novo site para facilitar acesso do eleitor

A nova página de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrará no ar na próxima segunda-feira (30) com um novo layout e com a promessa de mais funcionalidade aos usuários. No centro da página, o internauta encontrará um espaço dedicado às notícias, com destaque para as três principais do dia. Ao abrir a página de notícias, será possível acessar aquelas publicadas em anos anteriores, o que facilita as pesquisas por parte de advogados, jornalistas e eleitores. De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Editoração e Publicações (Cedip) do TSE, Patrícia Serra, o eleitor será beneficiado com o fato de ter notícias muito mais visuais com imagens na página inicial e, ao lado disso, também os vídeos e serviços disponíveis na página inicial.

Deputado reconhece pressão para retirar de relatório menções à empresa do filho de Lula

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) disse que sofreu pressões para retirar menções à Gamecorp – empresa do filho do ex-presidente Lula – de seu relatório final na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. “Nesse caso, evidente, envolvia o filho do presidente da República e nós tínhamos receio. Essas informações chegavam para gente, "ou vocês retiram ou nós vamos criar dificuldades para aprovar”, relatou Serraglio. Segundo o deputado, entre as pessoas mais próximas do Planalto que “acompanhavam” o caso, estavam Carlos Abicalil (PT-MT) e Jorge Bittar (PT-RJ), classificados por ele como “tropa da frente”. Ao ser perguntado se o episódio foi suavizado, o parlamentar respondeu: “Poderíamos ter tirado do relatório todo o caso Gamecorp e não fizemos”.

Partido Pirata é lançado em Recife; fundadores iniciam coleta de assinaturas

O Partido Pirata Brasileiro foi lançado neste domingo (29), em Recife (PE), com a participação do fundador da versão sueca, Rick Falkvinge, pelo Brasil. Agora, os articuladores da legenda no país iniciam a coleta das assinaturas necessárias para formalizar a criação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Os grupos de trabalho que já haviam sido formados na internet vão refinar os documentos necessários e vamos realizar nossa primeira assembleia geral”, apontou Alexsandro Albuquerque, coordenador da convenção que fundará a agremiação. Assim como os partidos piratas criados em países como Suécia e Argentina, a legenda defenderá, segundo os organizadores brasileiros, valores como liberdade de troca de informações na internet e respeito à privacidade. “Não podemos simplesmente recorrer a um deputado, um senador, e pedir que eles nos ajudem. Precisamos estar no Poder Legislativo”, explica Leandro Chemalle, um dos fundadores. Informações do jornal Folha de São Paulo.

Neto Baiano está confirmado para duelo contra São Caetano

Após ser o herói da até então despedida no sábado, 28, quando o Leão venceu o CRB por 1 a 0, o artilheiro do Brasil resolveu atuar mais uma rodada na Série B do Brasileirão. Nesta segunda-feira, 30, o atacante viaja com o grupo e vai vestir mais uma vez a camisa 9 rubro-negra, desta vez contra o São Caetano, no interior paulista, na terça, 31. Entretanto, não terá outra saideira. De São Paulo, Neto Baiano não retorna mais para Salvador. Na quarta, o centroavante segue direto para o Japão, onde se apresenta ao Kashiwa Reysol até o final da semana. Nesta segunda, a turma volta aos trabalhos, mas Neto Baiano não treina. Além de preparar os últimos detalhes para sua viagem para o outro lado do mundo, o camisa 9 também ajeitar os dentes para chegar no Japão com um melhor sorriso no rosto. Para o duelo, o técnico Carpegiani tem o retorno de Gabriel Paulista na zaga. Leilson não treinou neste domingo, 29, mas não preocupa para o embate. Carpé define nesta segunda se vai modificar a formação que venceu o CRB.

domingo, 29 de julho de 2012

Marina diz que governo tentou 'apequenar' sua participação em cerimônia olímpica


A ex-senadora Marina Silva afirmou que o governo do Brasil tentou “apequenar” sua participação na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres nesta sexta-feira (27), em uma “disputa política”. Integrantes do governo Dilma estranharam a atuação da ex-ministra durante a cerimônia, já que ninguém sabia que aquilo estava programado. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou a ironizar o episódio, ao dizer que “Marina sempre teve boa relação com as casas reais da Europa e com a aristocracia europeia”. A ex-senadora carregou a bandeira olímpica na festa de abertura do evento, ao lado de nomes como Haile Gebrselassie, Ban Ki Moon, Shami Chakrabarti e Muhammad Ali. Ela foi convidada a participar da cerimônia pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog). “Não acho que a gente deve apequenar isso em uma disputa política. Aqui é o interesse maior do Brasil. Isso me entristece”, declarou Marina em entrevista ao Estadão. A ex-ministra comentou que esperava apoio da comitiva brasileira e deu um recado para a presidente Dilma Rousseff. “Meu apelo é para a presidente Dilma: que a causa que eu represento, e ali não era eu como figura política, não seja uma afronta para o Brasil, que seja uma dádiva”, disse. 
Dilma elogia abertura olímpica, mas diz que Brasil fará melhor
A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil fará uma abertura olímpica melhor do que a ocorrida em Londres, nesta sexta-feira (27). Durante caminhada pela capital inglesa neste sábado (28), Dilma elogiou a cerimônia do dia anterior, mas lançou a aposta. “Gostei muito, mas vamos fazer melhor. Vamos chamar uma escola de samba e vamos abafar”, declarou a presidente, que passou pela avenida Park Lane, entrou no maior parque londrino e seguiu pela avenida Knightsbridge – onde passou na sofisticada loja de departamentos Harrods – em passeio de aproximadamente 50 minutos. Dilma ainda comentou a participação da ex-senadora Marina Silva na cerimônia de abertura da atual edição dos Jogos Olímpicos. “É um orgulho para gente. Não sabia e não tinha que saber”, afirmou.
 FONTE:Bahia Noticias


Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 42 milhões na quarta-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.410 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (28). Acumulado, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (1º), é de R$42 milhões.


Os números sorteados ontem foram: 18 - 29 -  40 - 42 - 50 - 54

Ao todo, 70 apostadores acertaram a quina e levarão a quantia de R$ 48.372,46 cada.

Outros 6.917 acertaram a quadra e vão levar R$ 699,32 cada uma, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

O próximo sorteio será realizado na quarta-feira (1º). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e custam a partir de R$ 2.

Invicto há dois jogos, Bahia busca ascensão na Série A contra o Corinthians

Nada como uma boa vitória para melhorar o astral. É assim, motivado pelo triunfo do meio da semana sobre o Palmeiras, que o Bahia busca crescer na tabela da Série A do Campeonato Brasileiro às 16h deste domingo, 29, contra o Corinthians, em Pituaçu. O triunfo sobre o alviverde paulista levou o tricolor à 15ª colocação, agora com 11 pontos ganhos. Se vencer o atual campeão da Taça Libertadores da América, o Esquadrão poderá saltar até a 12ª colocação, desde que Náutico, Coritiba e Sport não vençam os seus jogos. Para a partida, o comandante tricolor terá alguns desfalques importantes: não jogam os atacantes Ciro, suspenso, e Souza, que foi punido com quatro jogos de suspensão. Além destas baixas, ainda são incertas as participações dos meias Kléberson, Mancine e Gabriel, que ainda se recuperam de lesões. O lateral Ávine e o meia Vander, no entanto, estão recuperados e podem reforçar a equipe. Pelo lado corintiano, o técnico Tite tem dois desfalques: o zagueiro Chicão e o lateral-direito Edenilson, ambos lesionados. Na zaga, Wallace deverá ficar com a titularidade; na lateral, o experiente Alessandro começa a partida. O domingo que fecha a 13ª rodada tem ainda os confrontos Fluminense x Atlético-MG, São Paulo x Flamengo, Sport x Atlético-GO, Santos x Ponte Preta, Cruzeiro x Palmeiras e Portuguesa x Náutico.

Com gol de Neto Baiano, Vitória supera retranca do CRB e segue na cola do líder

Estreia de goleiro, recorde de público da Série B do Campeonato Brasileiro, retranca adversária, tensão, chuva, gol de artilheiro em clima de despedida, emoção, alívio, euforia, sexta vitória consecutiva e briga pela liderança mantida. Assim pode ser resumida a representação do triunfo do Vitória por 1 a 0 sobre o CRB na tarde deste sábado, 28, no Barradão, pela 13ª rodada do torneio nacional. Bastante comemorado pela sua torcida, o resultado mantém o Leão, agora com 31 pontos ganhos, na cola do líder Criciúma, que tem um ponto a mais. Apesar do clima festivo que reinou após o apito final do árbitro carioca Rodrigo Nunes de Sá, o torcedor rubro-negro sofreu para soltar o grito de gol: desde o primeiro tempo, o alvirrubro alagoano impôs um bem montado cinturão defensivo e dificultou ainda mais as jogadas ofensivas do Vitória, que também não esteve numa tarde inspirada. Contudo, se por um lado faltou técnica, por outro sobrou a vontade necessária para os times que almejam o sucesso na Série B: o Vitória insistiu, encurralou o time alagoano em seu campo e, aos 39 minutos, por intermédio da frieza do seu maior goleador, libertou o grito de gol que sufocava os quase 35 mil rubro-negros apaixonados nas arquibancadas do Barradão. Ainda com Neto Baiano, que deverá atuar pela última vez antes de se transferir para o futebol japonês, o Vitória volta a campo às 21h50 da próxima terça-feira, 31, contra o São Caetano, no Anacleto Campanella; no mesmo dia e no mesmo horário, o CRB recebe o Ipatinga no Estádio Rei Pelé.FONTE:ATARDE

Áudio vaza e apresentadora da Record solta palavrão ao vivo

Com inúmeras disputas ocorrendo simultaneamente nos Jogos Olímpicos, é até comum haver alguns erros nas transmissões ao vivo. E em seu primeiro dia ‘cheio’ de disputas, a Record já sofreu com um pequeno erro na entrada dos VTs, para desespero da experiente apresentadora Milena Ceribelli, que acabou soltando um palavrão ao vivo. Após apresentar um breve compacto da luta do brasileiro Robenílson de Jesus no boxe, a apresentadora devia chamar a partida do futebol feminino entre Brasil e Nova Zelândia. Mas por um erro acabou chamando novamente o boxe para logo na sequência corrigir e anunciar a transmissão do futebol. E assim que as primeiras imagens de Marta e cia. apareceram na tela, o áudio da apresentadora vazou e ela compartilhou com todo o Brasil sua indignação com a equipe da TV: “P….!” E essa não foi a primeira gafe de Milena na Olimpíada. No programa de Roberto Justus, a ex-apresentadora da Rede Globo havia dito que Messi participaria dos Jogos de Londres. E como todos sabem, a Argentina sequer classificou-se. Lembrando que no dia da abertura dos Jogos Olímpicos, outra ex-apresentadora da Globo, a jornalista Ana Paula Padrão, se equivocou e anunciou o “Jornal da Globo” ao invés do “Jornal da Record”.

sábado, 28 de julho de 2012

Carpegiani define time para pegar o CRB neste sábado

Acabaram as dúvidas do técnico Carpegiani para o jogo contra o CRB, neste sábado (28), no Barradão. No treino desta sexta, o treinador definiu que Dener vai jogar na lateral-esquerda e Dankler será o parceiro de Victor Ramos na zaga rubro-negra. Dener fará sua estreia diante da torcida rubro-negra, enquanto Dankler ocupa o lugar de Gabriel Paulista, suspenso. A outra novidade para o jogo é a estreia do goleiro Deola, contratado pelo Vitória junto ao Palmeiras por empréstimo até o final do ano. Deste modo, o Vitória vai para o jogo com: Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Dankler e Dener; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Leilson; Marquinhos e Neto Baiano. Se vencer e o Criciúma tropeçar, o Leão assume a liderança da Série B.

Procuradoria registra mais de 3 mil impugnações de candidatura na Bahia

Até esta sexta-feira (27), a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) já registrou 3584 ações de impugnação de registro de candidatura na Bahia para as eleições 2012. De acordo com o órgão, o número é parcial e ainda deve subir. As ações, propostas pelos membros do Ministério Público Eleitoral (MPE), foram movidas contra candidatos a prefeito e vereadores de diversos municípios da Bahia. O objetivo do MPE é buscar o cancelamento de candidaturas baseado nos critérios da Lei da Ficha Limpa e da Lei Complementar 64/90. A partir das decisões dos juízos zonais e recursos, as ações podem ser encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral (2ª instância), momento em que a PRE passará a atuar nos casos. Segundo a PRE, as informações ainda estão sendo enviadas pelas unidades em todo o estado. Os principais temas que promoveram as impugnações foram analfabetismo, desincompatibilização, contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU), desrespeito à cota de gêneros, filiação partidária, quitação eleitoral, domicílio eleitoral e ficha limpa. Matéria original: iBahia

Professores decidem pela greve e esperam mediação do MPT

Durante a assembleia ocorrida na manhã de sexta-feira, 27, no Colégio Estadual da Bahia (Central), os professores da rede estadual de ensino decidiram por prosseguir com a greve, que já dura 108 dias. “A assembleia foi vitoriosa porque muitos professores estavam querendo voltar às aulas e desistiram”, avaliou a professora Sílvia Souza. Após a votação, os professores seguiram em caminhada até a obra da Arena Fonte Nova. Às 17h, representantes da categoria foram ao Ministério Público do Trabalho tentar nova mediação. “O procurador Rômulo Barreto irá encaminhar ao procurador-chefe o pedido. Na segunda-feira esperamos que o governo seja notificado”, disse a coordenadora da APLB, Marilene Betros. O assunto que entrará na pauta, em nova conversa com o governo, segundo a dirigente da APLB, é a rescisão de 94 contratos de professores do Reda, que será publicada neste sábado, 28, no Diário Oficial do Estado. A Portaria 007/2012, assinada pelo secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório, argumenta o não comparecimento às unidades de ensino. Internação - Até o início da noite de sexta, o diretor da APLB, Claudemir Nonato, está internado na unidade semi-intensiva do Hospital Agenor Paiva desde a última quinta. Nonato defende o fim da greve e foi hospitalizado após ameaça, por telefone, de um número não identificado. “É melhor preservar a vida dele, depois a gente toma uma atitude a respeito”, disse o coordenador Rui Oliveira. Inscrição na Ufba - A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou que, em virtude das greves na rede estadual e na universidade, vai transferir as inscrições do vestibular 2013 para o prazo entre 11 de setembro e 9 de outubro, que seria entre os dias 14 de agosto a 2 de setembro. A entrega da documentação para pedido de isenção de taxa será entre 20 e 31 de agosto.FONTE:ATARDE

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Professores em greve preferem pôr seus filhos em escolas privadas


Salas de aula com temperatura de até 38°C, superlotação, alimentação inadequada, falta de professores, banheiros quebrados... Se fosse uma lista de chamada, segundo professores da rede estadual de ensino, esses e outros problemas responderiam “presente” nos colégios públicos da Bahia.
Na busca para manter seus filhos longe dessas más companhias que influenciam no aprendizado dos estudantes e desacreditados do sistema de ensino atual, integrantes do comando grevista - que mantêm as escolas da rede estadual paradas há 108 dias - preferem colocar suas crias em colégios particulares.

“Trabalho 40 horas semanais em escola pública e jamais colocaria meus filhos nela. Quem não faria um sacrifício para dar o melhor ao seu filho?”, argumentou a professora de Matemática Valdice Borges, que participa da organização do movimento.
O assunto virou motivo de farpas virtuais entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, e o presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB), Rui Oliveira.
No twitter,  os docentes provocaram o parlamentar questionando em qual rede de ensino os filhos dele estudam ou estudaram. A alfinetada ocorreu um dia após a desocupação do saguão Deputado Nestor Duarte, sexta-feira passada, onde os professores acampavam desde o dia 11 de abril.

Nilo respondeu: “Eu estudei em Escola Publica. O filho do Prof Rui estuda na particular”, cutucou no microblog. Um usuário complementou: “O filho de Rui estuda na escola particular como seus filhos estudaram, @depmarcelonilo. Ou a escola pública é boa e vcs gastam $ por hobby?”.
Procurado pelo CORREIO, o presidente da APLB não quis comentar o assunto. “A minha vida pessoal só diz respeito a mim e a minha família. Não é da conta de vocês. Marcelo Nilo é um desqualificado que quer se promover em cima do movimento dos professores”, bradou Rui, no novo QG da categoria – o Colégio Central.
A professora Valdice concordou com a posição de Rui Oliveira e complementou: “Vendi confecções e perfumaria para manter meus três filhos em colégios particulares. Até falta de água, a gente encara. Se não levar minha garrafa, fico com a garganta seca. Imagine como os alunos não sofrem”, refletiu.

A coordenadora pedagógica e integrante do movimento grevista, Edenice Santana, afirmou que seus filhos só estudaram em escolas públicas por falta de condições financeiras e questionou a qualificação de parte da grade de professores em salas de aula.
“As escolas estão cheias de Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) e estagiários em formação. Quem quer colocar seus filhos numa escola onde a secretaria de Educação deixa faltar  tudo?”. 

Mudança 
O professor de Artes e dirigente sindical da APLB, Paulo Filgueiras, ressaltou as mudanças ocorridas na escola pública como justificativa para manter seu filho na rede privada. “A escola pública se respeitava. Só a elite – como Marcelo Nilo – frequentava esses colégios, que eram de alta qualidade. Quem ia para particular era relapso e incompetente. Era papai pagou, filhinho passou”, recordou.

Ele ainda matriculou o filho de 17 anos em colégio estadual, mas voltou atrás. “A realidade hoje é outra. Na última hora, minha mulher apelou para que ele não fosse para o ensino público. O pouco dinheiro que ganho é pra pagar a mensalidade”, ressaltou Filgueiras.

Ele defendeu a criação de um projeto de lei que determine que os filhos de todos os servidores públicos estudem em colégios sob a coordenação do Poder Executivo. “Se existisse, eu seria o primeiro a colocar meu filho”, assegurou.

Uma das principais interlocutoras do movimento grevista, a professora Vanessa Matos, ainda não é mãe, mas espera que possa ver seus filhos em colégios públicos.  “Cada qual escolhe onde seu filho vai estudar. Espero que o meu possa ter acesso a uma educação pública de qualidade. É por essas melhorias que estamos parados há mais de três meses”, defendeu.
O diretor de organização da APLB, José Dias, lembrou que o filho estuda em colégio estadual. “Estou preocupado com o futuro dele, mas não vou tirá-lo da rede pública, apesar de não haver qualidade nos aspectos estruturais e, em certos casos, pedagógicos”, disse.FONTE:CORREIO DA BAHIA

Após susto, Xanddy explica internação em hospital de Salvador

O cantor do Harmonia do Samba deu um baita susto em fãs depois que divulgou uma imagem, nesta quinta-feira (26), onde aparece deitado em uma maca no Hospital Aliança, em Salvador. Ele deu entrada na unidade, nesta terça-feira (24), com fortes dores no corpo e febre. Segundo ele, por meio do Twitter, o quadro foi de virose. “Galera, o que eu tive foi uma virose, mas já estou bem melhor, viu? Valeu aí o carinho de vcs!!!”, escreveu ele. Neste momento, Xanddy está em Goias para uma apresentação. “Já cheguei em Goiânia e tô indo pra Anápolis-GO… Hoje o couro come na Festa do Tomate em Goianápolis!!!”, informou FONTE:CHARME GENTE

Anvisa retoma acesso a medicamentos sem receita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União resolução que permite, a partir de hoje, que medicamentos isentos de prescrição médica fiquem ao alcance dos usuários. Resolução anterior, de 2009, restringia esse acesso. O argumento era de que o medicamento seria consumido incorretamente. Mas estudos da própria Anvisa concluíram que a medida não atingiu o objetivo. A regra vale para analgésicos, antitérmicos e antigripais. Mas, apesar da liberação, a Anvisa exige que na área destinada a esses medicamentos esteja exposto cartaz alertando sobre os riscos da automedicação.

Após apoiar tucano, irmã de Lula é candidata a vereadora

Após servir de "isca" do PSDB nas eleições de 2008 para atrair votos de simpatizantes do ex-presidente Lula em Cuiabá (MT), uma irmã do petista decidiu ser mais do que coadjuvante e se lançou candidata a vereadora pelo PTB. Ledinalva da Silva Santos, 55, é irmã de Lula por parte de pai. Em 2008, gravou mensagem para a reeleição de Wilson Santos (PSDB), em que comparava o tucano ao irmão. Acabou ganhando um cargo na prefeitura --começou como assessora de gabinete, depois recepcionista. Natural do Guarujá (SP) e moradora de Cuiabá há mais de 20 anos, Ledinalva --que concorrerá como Lindinalva Silva-- diz que nunca teve proximidade com o partido que o irmão ajudou a fundar. "Para mim, o PT é só o Lula." Ela diz que o irmão já soube de sua candidatura. "Na semana que vem vou a SP e quero visitá-lo para contar minhas propostas." Enquanto não recebe a bênção do petista, ela se movimenta: contratou assessor, fez santinhos em que faz um "L" com a mão e já entrou no corpo a corpo da campanha. Nas visitas a eleitores, nunca deixa de mencionar o parentesco. "Quando sabem que sou irmã dele, as pessoas abrem as portas."

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Suposto caso entre Raí e Zeca Camargo gera bafafá na Globo

A Rede Globo proibiu que as atrações de sua programação associem os nomes do apresentador Zeca Camargo com o jogador Raí. A informação é da blogueira Fabíola Reipert, do R7. Alguns sites de fofoca do país afirmam que o ex-atleta abandonou a esposa e assumiu um relacionamento com o jornalista. E segundo a blogueira, Zeca está bem irritado com a repercussão do assunto. Na emissora carioca não se fala em outra coisa. Será que é verdade? (R7)FONTE:BLOG DO VALENTE

Propagandas políticas nas redes sociais incomodam internautas

As propagandas políticas que são postadas nas redes sociais vêm incomodando muita gente. Pelo menos aos internautas que responderam a última enquete do Acorda Cidade. Foram mais 2.200 votos, onde 1.741, que representa 75,11% dos votos, se disseram incomodados com as propagandas políticas nas redes sociais. Apenas 369 pessoas, que equivale a 15,92% dos votos, disseram que não se incomodam e 208 pessoas, que representa 8,97%, responderam que só se sentem incomodadas em algumas situações. Já temos uma nova enquete e agora queremos saber o que você acha sobre a proibição de novas linhas de três operadoras no Brasil e de uma na Bahia. Você acredita devido a essa proibição os serviços irão melhorar? Acesse a página inicial do Acorda Cidade e deixe a sua opinião.FONTE:UOL

Animais continuam “deitando e rolando” na BA 120 e nenhuma providência é tomada

Quem será a próxima vítima? Dois casos recentes neste mesmo local (foto) Rodovia BA 120, perímetro urbano de Conceição do Coité saída para Retirolândia. Aproximadamente 45 dias um motociclista residente em Valente transitava sentido centro de Coité, quando se deparou com um cavalo, o condutor da moto de forma ágil saltou do veículo e viu sua moto ir de encontro ao animal que recebeu a pancada e morreu na hora. O motociclista teve ferimentos leves por ter saltado antes. Há duas semanas foi a vez de um homem que reside no Conjunto Habitacional Casulo Coité, ( Casas Populares) ele transitava pelo mesmo local diferença de 200 a 300 metros do local que envolveu o motociclista de Valente. Dedero como é conhecido, bateu violentamente em um cavalo, ele estava usando capacete o que pode ter livrado de algo mais grave. Mesmo assim perdeu muito sangue e foi parar no Hospital Geral do Estado HGE em Salvador, onde ficou internado e passou por duas cirurgias no braço direito e está em casa se recuperando. O cavalo atingido pela moto de Dedero não morreu, sofreu ferimento na cabeça e no outro dia foi visto por familiares da vítima vagando pelo mesmo local. Nesta segunda-feira, o CN mais uma vez registrou um cavalo andando pelo acostamento depois de atravessar de um lado para o outro da pista. E a pergunta é a seguinte? Quem pode impedir isso? A rodovia é estadual é de competência do Estado, mas, e os representantes do município não podem se mobilizar para levar o problema aos órgãos responsáveis? Ou porque não vitimou alguém de grande influência? Porque os proprietários não amarram os animais numa corda longa para que o mesmos possam pastar com segurança principalmente para os motociclistas e motoristas principais vítimas. Na semana passada repercutiu na imprensa que animais recolhidos nas rodovias morreram numa fazenda em Ouriçangas, cuja propriedade é administrada pela empresa SERVICOM vencedora da licitação pública para trabalhar em pareceria com o DERBA. Vários animais morreram na fazenda, e moradores denunciaram ao ministério publico alegando maus tratos. Detalhe: nenhum animal morto foi recolhido na região do sisal. Enquanto ninguém toma providencias o CN alerta a você motorista e motociclista que os animais aparecem com mais frequência na saída para Retirolândia, precisamente no trecho entre Alto São João e Casas Populares. Saída para Serrinha próximo ao Posto de Neto II até o Cajueiro. Mas a situação não preocupa apenas Conceição do Coité, pois o que se encontra nos sites e blogs, já que cada cidade possuiu este importante serviço é notícia de acidentes envolvendo animais. Por: Raimundo Mascarenhas(CALILA NOTICIAS)

Após 105 dias de greve, professores tentam resistir a cansaço, desgaste e falta de salários

Os sinais de desgaste provocado pelos 106 dias de greve dos professores da rede estadual de ensino estavam visíveis nos rostos, bolsos e ânimos dos docentes que participaram da assembleia-geral desta terça-feira (24), no Colégio Central. O cansaço foi admitido pelo próprio presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, que ponderou em entrevista que “a categoria está muito desgastada e debilitada”. O corte de salários e a falta de perspectivas para a resolução do impasse provocam baixas na adesão do movimento e as estratégias para minimizá-las foram discutidas pelos docentes. “Se o companheiro estiver fraquejando, por dificuldade ou cansaço, a gente tem que pegar pelo braço e trazer de volta para o movimento e não se voltar contra ele”, defendeu Germano Barreto, professor de Feira de Santana, que discursou sobre formas de combate à desunião. Em entrevista ao Bahia Notícias, a diretora da APLB na região cacaueira, Ruth Menezes, pediu aos colegas para não “criminalizar os companheiros” que deixaram a paralisação. “Quem voltou ao trabalho foi por necessidade, porque está com água e energia cortadas, aluguel atrasado, sem limite no cartão até para comprar comida. Não é justo criminalizar esses colegas que resistiram o quanto puderam e deram sua parcela de contribuição ao movimento”, argumentou. O balanço apresentado pela educadora contrapõe os dados oficiais do Estado, ao indicar que, dos 27 municípios que compõem a regional, apenas em Ilhéus e Itabuna, “os dois maiores”, a greve continua. O principal entrave apontado é o corte de salários, já que a realização de bazares e campanhas para arrecadar cestas básicas não se mostrou suficiente. “Sempre que falo aos professores da minha regional peço a eles que resistam por mais uma semana, mas não sei o quanto eles aguentam. [...] Precisamos discutir uma saída honrosa, mas precisamos também entender que já somos vitoriosos pelo resgate da união da categoria, pela resistência e pela visibilidade nacional que conseguimos dar ao movimento”, concluiu.

Lázaro Ramos faz ameaça a fotógrafos

No último final de semana, a atriz Taís Araújo resolveu levar o filho ao circo. Era o que a imprensa precisava para cair matando em cima com flashes, para registrar imagens do herdeiro da atriz com o baiano Lázaro Ramos. Ao se deparar com as imagens de João Vicente em vários sites noticiosos, o papai coruja mandou um aviso através do seu perfil no Twitter, ameaçando os fotógrafos. "Vale lembrar que os filhos de pessoas públicas não perdem os direitos garantidos pelo estatuto da infância e do adolescente. Firme propósito. Não se misturam. Não se iludam com nuvens de confusão nesta discussão. Ela é bem clara", alfinetou o ator, que também divulgou um link, que direciona ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Operadora liberada tem mais queixas que suspensa pela Anatel

O critério utilizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para suspender as operadoras criou distorções entre Estados. Para cada empresa, a agência avaliou o número de reclamações já ponderado por 100 mil clientes. No entanto, como não estabeleceu uma nota de corte --acima da qual o índice de queixas poderia ser considerado crítico--, há teles não punidas em determinado Estado com índice de queixas muito maior que as suspensas em outra região do país. No Rio, por exemplo, continuam liberadas operadoras com índice de reclamações de 2 a 5 vezes maior que o que levou à suspensão das vendas no Amapá. A Anatel afirma que decidiu punir uma operadora por Estado para que elas iniciassem a melhoria dos serviços e para que consumidores não fossem prejudicados (leia mais no texto ao lado). COMPARAÇÃO A distorção mais extrema foi a registrada no Amapá, onde a companhia suspensa, a Oi, teve 8,3 reclamações por 100 mil consumidores. Em 13 Estados, todas as operadoras --tanto as punidas quanto as liberadas-- têm índices superiores a esse. No Rio, com um índice de 46,3 queixas por 100 mil clientes (cinco vezes maior ao do Amapá), a Oi não foi proibida de vender seus chips, já que o pior indicador no Estado é o da TIM (com 54 queixas por 100 mil clientes). Se o índice de 8,3 fosse fixado como nota de corte, a punição da Anatel seria mais ampla: a TIM seria suspensa em 25 Estados, a Vivo em 14, a Claro em 20 e a Oi em 26. Outra distorção provocada pelo critério usado pela Anatel: operadoras punidas registraram indicadores de queixas iguais ou pouco diferentes de concorrentes. Isso ocorre no Amazonas --onde Oi e Claro têm a pior pontuação, mas só a última foi punida-- e no Espírito Santo --onde 0,1 ponto separam a empresa suspensa (TIM) da Claro. INFORMAÇÃO Para o advogado Rodrigo Leite, especialista em direito empresarial, o critério definido pela Anatel é válido, mas "criticável". "Ele não mede qualidade, mas quantidade", afirmou. "A agência deveria previamente estabelecer o nível aceitável desse índice e repassá-lo com antecedência para que as empresas pudessem ser medidas da mesma forma", disse Leite.

terça-feira, 24 de julho de 2012

TSE alerta sobre as regras da propaganda eleitoral na rede



A legislação permite a propaganda eleitoral na internet a partir do dia 6 de julho, sendo vedada a censura prévia, o anonimato e a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na rede. Na internet, a propaganda poderá ser feita em sítio do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor do serviço estabelecido no País.
Além disso, a propaganda eleitoral pela internet poderá ser feita por e-mails transmitidos para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. A propaganda poderá ser feita também através de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer cidadão.
No entanto, as mensagens eletrônicas remetidas pelo candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão conter mecanismo que permita que o destinatário solicite seu descadastramento. A partir da chegada desse pedido, o responsável pelo envio da mensagem tem prazo de 48 horas para retirar o nome de sua listagem. As mensagens eletrônicas enviadas ao destinário que pediu sua saída do cadastro, após o fim desse prazo de 48 horas, sujeitam os responsáveis à multa de R$ 100,00 por mensagem transmitida. 
A Resolução 23.191 do TSE, que trata da propaganda eleitoral e das condutas vedadas na campanha de 2010, proíbe, ainda que de forma gratuita, a propaganda eleitoral em sítios de empresas, com ou sem fins lucrativos, e em sítios oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal ou municípios.
A violação dessa regra sujeita o responsável pela propaganda irregular e seu beneficiário, quando for comprovado seu prévio conhecimento do fato, a uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil.
A legislação eleitoral assegura o direito de resposta, inclusive por outros canais de comunicação como e-mail, a quem se sentir ofendido por alguma manifestação veiculada pela internet durante a campanha. A lei proíbe ainda a determinadas entidades a cessão de cadastro eletrônico de seus clientes para candidatos, partidos ou coligações; e a venda de cadastro de e-mails.
O provedor de conteúdo e de serviços multimídia, que hospeda propaganda eleitoral de candidato, de partido ou coligação, é passível das sanções previstas na Resolução 23.191 do TSE se não interromper a divulgação da propaganda irregular no prazo fixado pela Justiça Eleitoral, contado a partir da notificação da decisão sobre a existência da respectiva propaganda. No entanto, esse provedor só será considerado responsável pela propaganda ilegal se for provado seu prévio conhecimento sobre a publicação do material.
A resolução do TSE autoriza, por sua vez, a reprodução virtual de páginas de jornal impresso na internet, desde que ocorra no sítio do próprio jornal, independentemente do seu conteúdo, devendo ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa, atendidas determinadas condições.
Outro ponto importante é o que pune com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil, sem prejuízo de outras sanções, quem realiza propaganda eleitoral pela internet, atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive a candidato, partido ou coligação.
Além disso, candidato, partido, coligação ou o Ministério Público poderão requerer à Justiça Eleitoral a suspensão por 24 horas do acesso a todo o conteúdo informativo de sítios da internet, quando estes deixarem de cumprir as regras contidas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Durante o tempo de suspensão, o sítio da internet deverá informar que se encontra temporariamente inoperante por desobediência à lei eleitoral. Se a conduta irregular for reiterada, o período de suspensão será duplicado.

Exame detecta trauma, e goleiro Rafael Cabral é cortado da Seleção


O goleiro Rafael Cabral foi cortado nesta terça-feira (23) das Olimpíadas de Londres. Um exame de de ressonância magnética feito na segunda (22) revelou um trauma no cotovelo direito do arqueiro. Gabriel, ex-Cruzeiro e atual Milan, entrará na vaga do atleta do Santos.
O anúncio oficial foi feito pelo médico da Seleção, José Luís Runco. "Ele sofreu um trauma no cotovelo e ao examinarmos ele tinha dor e pouca capacidade de mobilização. Pela posição que ele atua, ele é o goleiro, e em termos de Olimpíadas nós temos apenas 18 atletas e dois goleiros", afirmou Runco.
O goleiro Rafael Cabral: fora da Olimpíada
Exame detecta trauma, e goleiro Rafael Cabral é cortado da Seleção (Foto: AFP)
"Não tivemos outra solução. Fizemos uma imagem de ressonância e foi vista uma contusão óssea, um trauma que o osso sofre e que precisa de repouso. Requer repouso e como temos apenas dois atletas, tivemos que tomar uma posição de sentar e conversar com a comissão técnica da necessidade da troca", concluiu o médico.
Mano Menezes relacionou Renan Ribeiro, do Atlético-PR, para ficar na reserva. Ele vai embarcar para Londres e deve se juntar ao grupo na noite desta terça-feira (23).

Bancários vão pedir reajuste de 10,25% na campanha salarial

Os bancários vão pedir aumento de 10,25% nos acordos salariais deste ano, além de outros benefícios. A decisão foi anunciada nesta segunda (22) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e faz parte dos pleitos da categoria decididos na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada domingo em Curitiba. O aumento de 10,25% equivale a um ganho real de 5% (descontada a inflação do período). Além do reajuste, os trabalhadores reivindicam piso salarial de R$ 2.416 (valor do salário mínimo calculado pelo Dieese), participação nos lucros equivalente a três salários mínimos mais R$ 4.961,25 fixos, limite da jornada de 6 horas e mais contratações. O menor salário vigente na categoria, o de escriturário iniciante, é de R$ 1,4 mil atualmente. No ano passado, as negociações chegaram a um reajuste de 9% (1,5% de ganho real), segundo o Contraf.FONTE:CORREIO DA BAHIA

Professores em greve voltam a se reunir nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira, 24, os professores da rede estadual de ensino, em greve há 105 dias, se reúnem para mais uma assembleia. O encontro está programado para as 9h, no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Nazaré. A categoria pretende debater os assuntos discutidos em reuniões zonais, que aconteceram nesta segunda, 23, com professores de instituições de ensino estaduais de diversos bairros da cidade. Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (ALPB-Sindicato), Rui Oliveira, durante a rodada de reuniões nos bairros, foram debatidos diversos assuntos relativos à greve, como o andamento do movimento e a ausência de uma resposta do governo do Estado, em relação à última proposta apresentada pela categoria. Após as reuniões, os assuntos abordados foram levados ao comando de greve, que avaliou as propostas e elaborou nova pauta a ser apresentada para toda a categoria na assembleia desta terça. “Nós, do comando de greve, não decidimos nada sozinhos. Tudo tem que ser votado pela categoria. São os professores que decidem os rumos do movimento”, discursou Oliveira. Estado - De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a proposta apresentada pelo governo na reunião mediada pelo Ministério Público não será modificada. A secretaria informou, ainda, que as aulas públicas do projeto Aulões Enem, previstas para começar no último dia 14, foram adiadas “por motivos de logística”. O novo calendário está sendo elaborado e será divulgado esta semana. Até o final do ano, ainda de acordo com a SEC, está prevista a realização de 384 aulões, sobre 32 temas nas áreas de matemática, linguagens e ciências, a cargo de professores especialistas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – que este ano será utilizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para selecionar candidatos no maior vestibular baiano.FONTE:ATARDE

'Realista', Caio Junior quer Bahia em 'posição razoável' ao final do 1º turno

Caio Junior tratou de ser ‘realista’ em sua primeira entrevista como técnico do Bahia. Não fez promessas. Apenas admitiu que a prioridade neste momento é tirar o time da zona da degola e alcançar uma ‘posição razoável’ ao final do primeiro turno do Brasileiro. Até o momento, a situação não é nada animadora. Após 11 rodadas, aparece na penúltima colocação, com apenas oito pontos. Para se ter ideia, são seis jogos sem vitória --o último resultado positivo ocorreu no dia 17 de junho, diante do Sport. “Faltam oito jogos para acabar o primeiro turno e quero traçar uma meta para chegar a uma posição razoável, para depois pensar em algo maior. Mas, nesse momento, temos que ser realistas e saber que fugir da zona [de rebaixamento] é o objetivo”, disse o treinador. “Acho que chegar próximo de 18 a 22 pontos no final do primeiro turno é o ideal. Se conseguir isso, a gente vai dar uma respirada e, em cima disso, vai poder trabalhar com mais tranquilidade no segundo turno”, completou Caio Junior. Na tarde desta segunda-feira, o novo treinador comandou um treino coletivo em campo reduzido com os jogadores considerados reservas. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos contra o Coritiba participaram apenas de um treino regenerativo. Na terça-feira, terá todo seu elenco à disposição e já começará a definir o time que pegará o Palmeiras, no Barueri, na partida que marcará sua estreia no comando do Bahia.

Deola chega ao Vitória e encosta ainda mais ex-goleiro do Corinthians

O goleiro Deola já está em Salvador para assinar contrato com o Vitória, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Ele deve ser emprestado até o fim do ano pelo Palmeiras, clube com o qual tem contrato até 2015. A contratação do experiente goleiro aumentará o esquecimento de outro jogador da mesma posição, o jovem Renan, 21, ex-arqueiro do Corinthians que está encostado no clube baiano. Já Renan, que foi contratado no início do ano para resolver os problemas da retaguarda rubro-negra, não conseguiu convencer o técnico Paulo César Carpegiani de que merece uma vaga entre os titulares. Além de sofrer com uma contusão no joelho, o goleiro teve pelo menos uma falha apontada pelo técnico na Série B. Nas últimas partidas, Renan não vinha sendo relacionado nem para o banco de reservas. Deola chegará para dar identidade e experiência ao gol do Vitória. Na vitória sobre o Atlético-PR, no sábado, quem terminou o jogo foi o jovem Caio Secco, 21, o quarto goleiro da equipe. Douglas e Gustavo, outras opções para a posição, estavam machucados. “O Deola está vindo para qualificar mais o elenco”, afirma o gestor de futebol Raimundo Queiroz. “Na posição, houve uma série de desgastes, falhas em momentos importantes, nossos goleiros são muito jovens. Esperamos que ele ajude com toda a experiência que acumulou na carreira”, completa. Reserva de Bruno no Palmeiras, Deola viu no time baiano a chance de ser titular e atuar regularmente. Ele era apontado como o sucessor do ídolo Marcos, mas falhou gravemente na reta final do Campeonato Paulista e perdeu espaço no elenco.

Vampeta diz que Ronaldo e RC ‘viram dias’ bebendo e dispara: “Quem nunca deu uns tiros”

Convidado do quadro “Sem Saída” do CQC, o ex-jogador Vampeta deu várias declarações polêmicas. Após revelar não conseguir acompanhar Ronaldo e Roberto Carlos na bebida, disse que considera normal dirigir bêbado no Brasil e tentar atirar quando se tem uma arma na mão. Questionado sobre qual jogador era o que mais bebia, Vampeta não teve dúvidas: Ronaldo e Roberto Carlos. “O Ronaldo e o Roberto têm um fôlego de virar dias”, afirmou. Já em relação às mulheres, o campeão é Ronaldo. Vampeta contou, no entanto, que o ex-atacante também costumava andar com travestis. “Quando eu ia jantar com ele (Ronaldo), ele estava com cinco mulheres, mas eu perguntava quais eram as mulheres e quais eram os travestis, para eu sentar do lado das mulheres”, revelou. O jogador também comentou recentes casos de jogadores pegos pela “Lei Seca”. “Isso aí todo mundo faz no Brasil, todo mundo dirige bêbado”. Outra opinião polêmica de Vampeta foi sobre Adriano e quando o atacante foi acusado de atirar contra uma mulher. “Quem nunca botou uma arma na mão e já tentou dar um tiro?”, comentou. Ele ainda elogiou o bom gosto do atacante para realizar festas. “Rola muita mulher. Travesti não. O Adriano sabe escolher bem. Vamos supor que rola droga, porque a maior droga do mundo é a bebida e isso rola”. Vampeta ainda disse não confiar em Mano Menezes como técnico da seleção, afirmou que o Flamengo “não paga ninguém” e relembrou o caso das cambalhotas no Planalto após a conquista do Penta: “estava completamente bêbado”.FONTE:UOL

Linha ainda é vendida em várias capitais, mas ativação não é permitida



Os chips das operadoras proibidas de vender pela Anatel ainda podiam ser adquiridos ontem nas principais capitais do país.
Folha conseguiu comprar chips das operadoras suspensas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, além de Ribeirão Preto. Mas não foi possível ativá-los.
Ao tentar fazer a habilitação, em ligação para a central de atendimento das empresas, uma mensagem gravada informava que a linha não poderia ser cadastrada até a normalização dos serviços.
Em todos os casos, o chip foi adquirido em revendas indiretas, como bancas de jornal e pequeno comércio. O serviço, que costuma ser vendido por R$ 10, foi encontrado a R$ 8 e R$ 5.
Alguns jornaleiros e comerciantes afirmaram que não foram avisados da proibição pelas operadoras ou por empresas terceirizadas que vendem os chips.
Em nota, a TIM afirmou que avisou suas revendas que a comercialização de novos planos estava suspensa, mas que por causa de "alta capilaridade" de sua rede, é possível que alguns lugares ainda estivessem vendendo os chips.
Segundo a Anatel, que diz estar fiscalizando o cumprimento da medida, a venda em lojas parceiras, como bancas de jornal, são problemas pontuais, registrados em poucos Estados.
A habilitação desses dispositivos está vedada e as empresas estão sendo monitoradas, informou a agência. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 200 mil por dia.
*
DÚVIDAS SOBRE A SUSPENSÃO DAS OPERADORAS
1. Chips pré-pagos também estão proibidos?
Sim, mas a compra de créditos para telefones pré-pagos não.
2. Tenho um pré-pago, posso mudar para um pós-pago?
Sim.
3. Se eu já tinha linha da operadora suspensa, posso mudar de plano?
Sim. Pode, inclusive, contratar novos pacotes de internet e mensagens, mas precisa ser uma linha já ativa.
4. A proibição vale só para lojas ou também bancas e outros revendedores?
Mesmo que algum comerciante venda o chip a operadora não poderá habilitar a linha. Se habilitar, paga multa de R$ 200 mil.
5. Se eu tenho um plano só de voz, posso migrar para um de dados?
Sim.
6. Há alguma punição para quem comprar um chip de operadoras suspensas?
Não, mas o chip não deve funcionar. Ele só será habilitado depois que a operadora receber a aprovação do plano de qualidade entregue à Anatel.
7. Estão suspensas também vendas de planos de internet 3G?
Sim.
8. Por que a Anatel não aceitou os planos de investimentos de Oi e Claro?
A Anatel disse que Claro e Oi apresentaram relatórios preliminares.
9. Há atraso do governo nas autorizações para as operadoras investirem em infraestrutura?
O atraso é na concessão de licenças, a maior parte delas concedidas por municípios (instalação de antenas e cabos).

FONTE:FOLHA ONLINE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

HOSPITAL SEM MÉDICO NÃO EXISTE





Olá meus amigos,desejo a todos um maravilhoso início de semana,saúde a paz para todos!
Quero aproveitar para enviar um forte abraço aos meus amigos:LEÃO(Bancário)Júnior,filho
de Joel Moraes,e também João Barberino(João da mocambo).Muito bem,então vamos aos assuntos.É preciso que os senhores diretores de hospitais de Serrinha explique a nossa
população porque as casas de saúde não dispõe de médicos plantonistas nos finais de semana,esta situação precisa ser esclarecida sim senhor.Como pode, meus amigos,uma cidade com 75 mil habitantes não dispor de atendimento médico!Pelo amor de Deus né?e não me venha com este negócio de falta de dinheiro não,a secretaria de saúde já mostrou a imprensa que o repasse é feito,mês à mês,portanto nada justifica essa falta de atenção para com a população.Como perguntar não ofende,está todo mundo querendo saber;"Porque os diretores dos hospitais se recusam a falar sobre o assunto?"Porque a câmara de vereadores parou de apurar o que acontece nos hospitais de Serrinha?


MINHA CASA MINHA VIDA:É uma vergonha,jogaram as pessoas lá e abandonaram.Os moradores são obrigadas a pagar 15 reais de uma rede de tratamento de esgoto de péssima qualidade,com
água suja jorrando na frente das residências.Como se não bastasse,estão "cavando"os quintais das casas,abrindo buracos,colocando a vida das crianças em perigo.

BÊBADOS NA PISTA:Meus amigos,o que tem de elementos dirigindo totalmente alcoolizados pelas ruas e estradas deste município é uma festa.Ontem me deparei com um motorista de moto na BA 409-próximo a um posto de gasolina,o cara tava caindo,aliás,ele caiu mesmo da moto e não teve com se levantar,muito menos o carona.Eles ficaram tentando tirar o veículo do meio da pista,mais não conseguia,de tão bêbados.Nos finais de semana em Serrinha é um inferno,os caras saem de bares na zona rural,ganha a pista e sai por aí  tentando atropelar alguém.Com a palavra as autoridades.

LIXO NAS RUAS:Porquê será que os URUBUS gosta tanto de Serrinha?Rapaz,é muito urubu sobrevoado a cidade.A grande quantidade de lixo espalhado pelas ruas da cidade, propicia a presença da ave de rapina.Em uma cidade que não tem rede de esgoto em mais da metade dos bairros periféricos,e tendo de conviver com uma epidemia de dengue e muriçocas,fica complicado ter paz.

VAMOS TER MUITA CALMA NESTA HORA:Um amigo,me encontrou na praça Luiz Nogueira,centro de Serrinha,e me fez uma revelação que me preocupou.Ele me contou que o carro dirigido por sua esposa,acompanhada de dois filhos menores,foi apedrejado e teve os vidros quebrados.Segundo ele,os agressores atingiram o carro imaginando que ele estivesse no interior do veículo."Vou na delegacia prestar queixa,porque além dos prejuízos materiais,minha família ficou traumatizada".Para este repórter,o dono do carro contou que a agressão tem conotação política.É bom que a polícia fique atenta,os tempos mudaram em Serrinha,e o jogo de interesse é muito grande,vamos ter calma minha gente.
JOSÉ RIBEIRO É RADIALISTA DESDE 1980

Novas notas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real começam a circular

As novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real entram em circulação nesta segunda-feira (23), de acordo com comunicado do Departamento de Meio Circulante do Banco Central (BC), publicado no Diário Oficial da União. O comunicado traz as características das novas cédulas, que têm dimensões diferenciadas. As de R$ 10 tem 135 milímetros (mm) por 65mm e as de R$ 20, 142mm por 65mm. Em dezembro de 2010, o BC já havia lançado as cédulas de R$ 50 e R$ 100, da segunda família. Na época, a instituição informou que o lançamento era necessário para dar às cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos. As notas de R$ 2 e R$ 5 serão lançadas em 2013, ainda sem data definida. De acordo com o BC, a segunda geração de cédulas do real terá circulação simultânea com as antigas, que serão substituídas à medida do envelhecimento natural das notas. No site do Banco Central, é possível conferir perguntas e respostas sobre a segunda família do real. A cerimônia de lançamento está marcada para hoje, às 15h, em Brasília, com a presença do presidente da instituição, Alexandre Tombini.

SUS fornecerá medicamento contra câncer de mama

O Ministério da Saúde vai incorporar o medicamento Trastuzumabe (Herceptin), uma das principais armas no combate ao câncer de mama, na lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS. A inclusão será publicada nesta semana no Diário Oficial da União. O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres. Estima-se que entre 20% e 25% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama têm indicação para receber essa medicação - que tem como alvo a mutação genética que leva ao HER-2 positivo, um dos tipos mais agressivos de tumor. O Trastuzumabe é considerado uma das drogas mais avançadas na terapia contra o câncer de mama porque é um anticorpo monoclonal que promove uma "terapia-alvo", já que ele tem a capacidade de atingir exclusivamente as células doentes, preservando as sadias. O medicamento é fabricado pela Roche. "Esse é um grande avanço para as mulheres que dependem do SUS. É uma medicação essencial para as pacientes que são positivo para o HER-2 porque ela consegue controlar o avanço da doença e evitar metástases", diz o mastologista Waldemir Rezende. A droga será oferecida no SUS por decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia (Conitec), criada dentro do ministério por força de lei. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a comissão analisou o custo-efetividade da droga por mais de um ano, colocou o assunto em consultas públicas e não levou em consideração a pressão das demandas judiciais. A droga é administrada na veia e é de uso hospitalar. Por ser um medicamento de alto custo - cada frasco custa, em média, R$ 7 mil -, ela estava restrita a mulheres que conseguiam o direito de recebê-la do governo por meio de ações judiciais. O Trastuzumabe é o sétimo medicamento mais demandado judicialmente ao Ministério da Saúde, que em 2011 gastou R$ 266 milhões na compra de remédios determinados por decisões judiciais - sendo R$ 4,9 milhões para atender a 61 ordens de compra do Trastuzumabe. Neste ano, o governo federal já recebeu 98 determinações judiciais para compra do medicamento e gastou R$ 12,6 milhões. Só uma compra para atender uma ação civil pública movida pelo Estado de Santa Catarina, por exemplo, consumiu R$ 9,8 milhões dos cofres públicos. Segundo o ministro, a incorporação da droga no SUS exige que o preço praticado pela indústria seja compatível com o que ela aplica no mercado internacional. O governo estima gastar até R$ 150 milhões por ano para fornecer a medicação. Por se tratar de uma compra em massa, há uma negociação com o laboratório fabricante e o preço pode ser reduzido em até 50%. A partir da publicação no Diário Oficial, a oferta na rede ocorrerá em, no máximo, 180 dias. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Brasil terá 45 cidades onde só mulheres disputam a prefeitura

Pela primeira vez nos 53 anos de história da cidade, os quase 50 mil eleitores de Peruíbe –município de 57.686 habitantes no litoral sul do Estado de São Paulo (a 135 km de São Paulo)– terão uma eleição onde só há mulheres concorrendo à prefeitura. São três candidatas: a prefeita Milena Bargieri (PSB), que tenta a reeleição, a vereadora Onira Betioli Contel (PT) e a empresária Ana Preto (PTB). De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre os 5.565 municípios do Brasil, existem 45 cidades onde só há mulheres na disputa pela prefeitura nas eleições de outubro. Momento histórico “É um momento histórico para a cidade, sem dúvida”, diz a prefeita de Peruíbe. “Acho que, apesar disso ter sido uma coincidência, é um reflexo da conquista de um espaço cada vez maior pelas mulheres não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo ocidental”, diz Milena. Ela afirma que as mulheres possuem algumas características que podem ser utilizadas de maneira positiva na administração pública. “Acredito que a mulher, culturalmente e pela possibilidade de ser mãe, tem uma ternura e uma sensibilidade maiores para algumas questões, como os problemas sociais”, diz a prefeita. “Mas não acho que isso seja determinante para fazer um bom trabalho. Homem ou mulher, o importante é a honestidade e seriedade”. “Mesmo com o crescimento, a presença das mulheres no processo político ainda é tímida. Exemplos como o da presidente Dilma Rousseff são importantes, pois encorajam uma participação maior”, diz a prefeita. Número de candidatas cresce 2% Segundo o TSE, ao todo são 15.304 candidatos a prefeito inscritos. Destes, 1.907 são mulheres (ou 12,5 % do total). Nas últimas eleições municipais, em 2008, havia 1.641 mulheres candidatas a prefeituras, dentre 15.903 candidatos (ou 10,3% do total). De acordo com a vereadora Onira Contel, adversária política de Milena, a hegemonia feminina verificada na disputa pela Prefeitura de Peruíbe não se repete na Câmara de Peruíbe. “Sou a única mulher lá”, diz a vereadora, que está no seu terceiro mandato. “Desde 2001, quando assumi uma vaga na câmara pela primeira vez, sempre fui a única mulher." “Dessa forma, foi uma surpresa feliz ver que na disputa pela prefeitura, desta vez só há mulheres”, afirma a vereadora, que também enxerga um crescimento na participação das mulheres na vida política brasileira. A vereadora concorda que o grau de representatividade das mulheres na política ainda não é adequado. “O ideal é que um dia consigamos atingir uma representatividade igual à dos homens, com cerca de metade das vagas para cada gênero." Herança política "Nós mulheres já mostramos a nossa força e a nossa coragem”, diz Ana Preto, a terceira candidata à Prefeitura de Peruíbe. “Estamos todas participando de um momento muito importante da democracia brasileira. Tenho certeza de que nesta e nas próximas eleições teremos muito mais mulheres sendo eleitas pelo voto direto", diz a candidata. Ela também afirma que o fato de só haver mulheres na corrida pela prefeitura da cidade é um reflexo da participação feminina na vida política, que começa a aumentar. FONTE:UOL

domingo, 22 de julho de 2012

Vacina contra dengue começa a ser testada em Salvador

Uma vacina contra a dengue desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou a ser testada em Salvador, em um grupo de moradores do bairro Pau da Lima. Segundo o diretor da instituição, Mitermayer Galvão, os testes têm o objetivo de verificar a segurança e a eficácia da imunização. “No estágio atual, estamos capacitando os técnicos que atuarão no processo e realizamos testes em um grupo específico que chega aos postos de saúde com febre”, explica. Após tomar a vacina, o grupo tem o sangue coletado para análise. A etapa é a primeira de três fases de testes previstas até que a substância alcance os padrões de excelência necessários para o lançamento no mercado. Além de Salvador, a Fiocruz também realiza testes em Manaus e Fortaleza. Apesar dos bons resultados iniciais, inda não é possível prever quando a imunização estará disponível para a população. Informações do jornal Correio.

Botafogo volta a erguer uma taça após 47 anos de jejum

Bastou o árbitro Gleidson Santos soar o apito e decretar o fim da grande decisão entre Botafogo e Jacuipense, neste sábado, 21, à tarde, em Pituaçu, para o trio de aposentados formado por Luiz Jorge, Fernando Lima e Nilson Souza ‘cair em lágrimas’ e soltar o grito preso na garganta de “é campeão”. Os ex-jogadores do alvirrubro na década de 60 – entre os anos de 1965 e 1968 –, finalmente, tiveram o prazer, agora como torcedores, de ver o Mais Simpático levantar uma taça. A vitória por 2 a 0 sobre a Jacuipense não só reverteu a derrota por 1 a 0, no jogo de ida, mas findou um jejum de 49 anos do alvirrubro. A última conquista do time da capital baiana, de volta à elite estadual em 2013, havia sido o Torneio Início em 1963. “O choro é de alegria. Viva ao Botafogo, viva ao Mais Simpático. Como atleta não tive a chance de ganhar um título, mas me sinto parte deste troféu”, dizia o ex-lateral-esquerdo Luiz José, mais conhecido como Quinha. A felicidade pós-jogo contrasta com os momentos de angústia que o trio viveu durante toda a partida. Sentados lado a lado desde o início da decisão, festejaram o gol de falta, de Maicon, logo aos três minutos de partida. Porém, sofreram a cada lance de perigo de ataque do Leão do Sisal, apelido da Jacuipense. Inertes, pediam até uma intervenção divina para sanar com tamanha angústia. “Pediria a Deus agora para voltar no tempo e poder estar lá dentro de campo, atuando. É nervoso demais ficar aqui de fora sem poder fazer nada”, dizia o ex-atacante Nilson. O sofrimento só terminou com o tento de Rogério, aos 39 minutos da etapa final. Dois a zero no placar e o grito de olé vindo das arquibancadas, onde 1.552 torcedores assistiram ao duelo Desativado em 1990, o Bota regressou ao futebol profissional em 2011. É o quarto time com mais títulos estaduais (1919/22/23/26/30/35/38).FONTE:ATARDE

Supremo fecha cerco contra prefeito com conta rejeitada

Prefeitos que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades que configurem ato doloso (intencional) poderão ficar inelegíveis nas eleições deste ano, independentemente do julgamento das câmaras de vereadores. A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF), adotada no início deste mês, quando se julgou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), e foca nos gestores que foram ordenadores de despesas e cuja irregularidade motivadora da rejeição pelo TCM seja considerada insanável e por dolo. Ou seja, gestores que, por exemplo, desviaram verbas de convênios não poderão mais contar com sua força no Poder Legislativo para se livrar de punição. A interpretação dos casos, no entanto, dependerá de cada juiz eleitoral. Entre os prefeitos que caíram nessa “malha fina eleitoral” estão o comunista Isaac Cavalcante, que concorre à reeleição no município de Juazeiro, e o democrata Capitão Azevedo, que quer manter o cargo no município de Itabuna. A medida inclui o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP), que, embora não seja candidato no processo eleitoral de 2012, pode ficar inelegível nos próximos oito anos, independentemente do que julguem os vereadores na Câmara, jogando por água seus possíveis planos para 2014, se assim entender o juiz eleitoral até lá. Levantamento prévio feito pelo advogado eleitoral José Amando Junior, com base na lista enviada pelo TCM ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), identificou 186 prefeitos e ex-prefeitos nessa situação. O critério adotado pelo advogado para indicar os gestores foi a condenação imposta pelo TCM de ressarcimento de valores ao erário pelo gestor (entre os exercícios de 2004 e 2010), o que caracteriza sua situação jurídica como ordenador de despesas. A reportagem constatou que 46 desses prefeitos e ex-prefeitos concorrem às eleições deste ano em 150 municípios do Estado. Cinquenta e seis são prefeitos atualmente em mandato, mas somente 22 deles concorrem à reeleição. O PDT aparece com nove gestores e ex-gestores na lista dos 46 candidatos, seguido do PMDB e do PP, com sete. O recém-criado PSD, que debuta nas eleições, mas não com seus representantes na política, têm seis gestores e ex-gestores nessa condição. Confira aqui a relação dos gestores com contas rejeitadas e de quem obteve liminar na Justiça. Os arquivos estão em formato PDF. Caso seu computador não tenha instalado o programa Adobe Reader, necessário para abrir os arquivos, faça gratuitamente o download do software. Ficha Limpa - A Lei da Ficha Limpa será aplicada este ano pela primeira vez. Como ainda não há jurisprudência, dependerá de cada juiz eleitoral dar o veredito acerca desse novo texto. Em outras palavras, o prefeito pode ter cometido barbaridades e se enquadrar no caso descrito, mas o juiz pode entender que ele está livre para ter o registro de candidatura regularizado. Mas a decisão do STF é irrevogável e coloca os tribunais regionais eleitorais numa saia justa. Debate - Para o advogado José Amando Jr., a decisão do Supremo aumenta a responsabilidade dos tribunais e da Justiça Eleitoral. “Trata-se de uma vitória histórica da opinião pública, verdadeira força motriz dessa decisão vanguardista do Supremo Tribunal Federal, órgão que vem construindo judicialmente a reforma política. Isso aumenta o poder e a responsabilidade dos tribunais de Contas e da Justiça Eleitoral no processo de melhoria da qualificação ético-moral dos candidatos”, avalia. Para ele, como a decisão é recente, muitos prefeitos e advogados desconhecem que o julgamento das câmaras não é mais indispensável para a inelegibilidade, frise-se, nos casos já especificados. Opinião semelhante tem o técnico Joseph Rodrigues, assistente da Coordenadoria de Auditoria e Contas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral. O advogado eleitoral Ademir Ismerim discorda da interpretação. “A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhece a competência da Câmara”, diz ele. E completa: “A lei é nova, composta por inúmeras interpretações. Vai haver dificuldade para firmar jurisprudência porque pode haver entendimentos diferentes dos juízes dos TREs. Mas, até esse momento, na decisão do TSE, em caso de parecer opinativo pelo TCM prevalece o julgamento da Câmara Municipal”.FONTE:ATARDE