NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

sábado, 31 de julho de 2010

Schwenck é poupado de duelo com Botafogo para jogar decisão contra o Santos


O atacante Schwenck é um dos jogadores poupados para o duelo contra o Botafogo neste domingo, 1º, às 16h, no Barradão, pela 12ª rodada da Série A. O atleta não está suspenso e poderá ser utilizado na final contra o Santos, quarta-feira, às 21h50, em Salvador.

Ao contrário do que foi noticiado na impresa nacional, o cartão amarelo que Schwenck recebeu no jogo contra o Santos não foi o terceiro e o atleta poderá jogar a decisão. O zagueiro Anderson Martins, o volante Fernando, o meia Ramon e o meia-atacante Elkeson também foram poupados e não enfrentam o Botafogo.

Rafael Cruz ainda se recupera da lesão sofrida na Vila Belmiro e também não joga contra o time carioca. Já o lateral-direito Nino Paraíba e o volante Uelliton ainda estão em tratamento para enfrentar o Peixe quarta-feira.

Treino - No coletivo realizado nesta sexta-feira, 30, visando o jogo contra o Botafogo, Ricardo Silva escalou o time com uma postura mais ofensiva, já que Júnior fez dupla com Soares e o meia Thiago Humberto encostou no ataque para auxiliar os dois jogadores.

No meio de campo, Evandro começou o coletivo como titular e Bida ficou na reserva, mas Ricardo Silva ainda não decidiu qual jogador irá utilizar.

Na atividade, o técnico do rubro-negro escalou o time com: Viáfara, Jonas, Reniê, Wallace e Egídio; Neto Coruja, Ricardo Conceição, Evandro e Thiago Humberto; Soares e Júnior.

Bahia e Figueirense duelam com novidades entre os titulares


Bahia e Figueirense se enfrentam neste sábado, 1º, às 16h10, com novidades em suas equipes. Não faltam motivos, então, para que o torcedor vá a Pituaçu assistir ao duelo. As principais atrações são Rogerinho, de volta ao tricolor depois de cumprir suspensão, e Reinaldo, atacante que estreia no clube catarinense.

Renato Gaúcho, normalmente adepto do mistério para as escalações, definiu ainda na quinta-feira os onze titulares do Esquadrão para a partida. As três mudanças mais importantes estão na defesa: Renê vai vestir a camisa 1 no lugar de Fernando, suspenso; Vágner entra no lugar de Alison, que recebeu o terceiro cartão amarelo; e Bebeto assume a vaga de Arilton, que está contundido.

O treinador aposta no retorno de Rogerinho para fortalecer as jogadas de bola parada da equipe baiana. Além disso, com Bebeto, o Bahia ganha em força nas jogadas pelas laterais, já que o jovem jogador vem se destacando no time que disputa o Campeonato do Nordeste.

O Figueira, por sua vez, estreia o atacante Reinaldo, revelado pelo Flamengo, com passagens destacadas por São Paulo e Paris Saint-Germain. Perseguido por contusões, o jogador de 32 anos não fez boas temporadas recentemente. O técnico Marcio Goiano tem dito que Reinaldo terá de suportar a pressão de manter o alvinegro no G4.

No banco de reservas, o Figueirense terá um jogador bastante conhecido do torcedor tricolor: Marcelo Nicácio, que se recupera de lesão.

O Bahia tem um retrospecto um tanto complicado contra o time catarinense em Campeonatos Brasileiros. O único triunfo tricolor ocorreu em 1973, quando o time dirigido por Evaristo de Macedo venceu por 1 a 0 na Fonte Nova, com gol do atacante Everaldo.

Bahia x Figueirense

Data: 1º/08/2010
Horário: 16h10
Local: Pituaçu

Bahia: Renê; Bebeto, Nen, Vagner e Ávine; Hélder, Fábio Bahia, Ananias, Morais e Rogerinho; Rodrigo Gral. Técnico: Renato Gaúcho.
Figueirense: Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Coutinho, Maicon e Fernandes; Willian e Reinaldo. Técnico: Marcio Goiano.

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG)

Homicídios crescem 18,4% nas cidades do interior do Estado


Os assassinatos de produtores rurais cometidos nas duas últimas semanas, nos municípios de Barreiras e Vitória da Conquista (a 857 km e 509 km da capital, respectivamente), ilustram o avanço da violência no interior do Estado – que fica mais evidente conforme as estatísticas da própria Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Os dados disponibilizados no site da pasta mostram que foram registrados 1.207 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no interior da Bahia, entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período de 2009, a SSP contabilizou 1.019 casos nas cidades do interior (um aumento de 18,4%). Os números não incluem municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador.

As deficiências no policiamento são apontadas como as principais causas do crescimento da criminalidade. “Tem cidade de 50 mil habitantes que só conta com um policial militar”, disparou Marco Prisco, presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar.

Segundo Prisco, o efetivo total da PM na Bahia é de 32 mil integrantes. “O ideal é termos 50 mil. O governo cria novas companhias independentes, só que com o mesmo efetivo, dando uma falsa sensação de reforço na segurança”, reclamou.

Para Marcos Maurício, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, faltam estrutura e qualificação aos policiais do interior: “O aumento da criminalidade é reflexo também da falta de organização. Em 130 municípios, temos agentes de prefeituras fazendo o trabalho de policiais, inclusive usando armas e coletes”, denunciou Maurício.

Diretor do Departamento de Polícia do Interior, o delegado Bernardino Brito Filho afirmou que providências estão sendo tomadas pelo governo. “Estamos agindo dentro de um planejamento. Na última semana, nomeamos 120 investigadores e 40 escrivães para as unidades do interior. Temos observado que a maior concentração dos homicídios está nos grandes centros do interior, justamente onde há maior presença do tráfico”, observou.

O delegado reconheceu que há déficit no efetivo, mas disse que já há “um planejamento de reposição de agentes pedido pelo governador”. De acordo com o presidente do Sindpoc, a Bahia conta com 3.760 policiais civis. “Só que 1.200 já estão prestes a se aposentar. Hoje, há um déficit de 3 mil policiais”, alertou.

Dilma lidera com 39% e Serra tem 34%, segundo pesquisa Ibope


A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Jornal Nacional . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 7%.

Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 7%. Enquanto 12% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro de é dois pontos percentuais.

O Ibope também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista aparece com 46% e o tucano com 40%.

Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de julho de 2010, sob o número 20809/2010.

"Prevaleceu a justiça", diz Tiago Leifert ao vencer enquete de jornalista mais bonito


O jornalista Tiago Leifert, apresentador e editor-chefe do "Globo Esporte", foi eleito o jornalista mais bonito da televisão brasileira, de acordo com a enquete feita pelo UOL Televisão. Dos 216.880 votos da enquete, Leifert recebeu 70.918 votos, cerca de 32% do total, ficando à frente de Evaristo Costa e William Bonner.

"Queria agradecer as pessoas que votaram em mim apesar da foto horrorosa que o UOL escolheu. Tenho certeza que pegaram uma foto feia para tentar equilibrar a disputa. Por um momento, Evaristo até me ultrapassou mas, no final, prevaleceu a justiça e venceu o mais bonito. E mais charmoso. E mais simpático também", disse o campeão ao UOL.

O apresentador do "Jornal Hoje", Evaristo Costa, ficou em segundo lugar, com 28% dos votos, seguido pelo apresentador e editor-chefe do "Jornal Nacional", William Bonner. Durante o "Globo Esporte" de quarta-feira (27), Tiago Leifert disse que estava liderando a enquete e fez brincadeiras com Evaristo Costa, além de ter pedido votos a seu favor. No entanto, no decorrer da tarde, Evaristo o ultrapassou. "Evaristo me passou na enquete de 'jornalista mais bonito da tv'. Inaceitável", escreveu Leifert no Twitter.

O apresentador Edu Elias, da ESPN, também fez campanha na TV mas ficou em 12º lugar com 1,24 por cento dos votos. Antes da transmissão do jogo entre Santos e Vitória, pela Copa do Brasil, o jornalista mostrou a enquete ao vivo, pediu votos e ainda fez chacota com os colegas de emissora que estavam mal colocados na votação. Renan Rocha, repórter e comentarista de surfe nos canais ESPN, foi o último colocado na enquete e obteve apenas 0,32 por cento dos votos.

A enquete ficou no ar de quarta-feira (28) até as 15h30 de hoje. Os 20 jornalistas escolhidos por UOL Televisão receberam 216.880 votos no total. Veja no álbum como ficou a colocação de cada

Não vire mãe do seu marido


A estudante de direito Gaia Catone, 21 anos, viveu uma experiência desagradável por assumir uma postura materna com o seu namorado. Depois de dois anos de relacionamento, o rapaz rompeu por não suportar mais as cobranças, e só reatou depois de uma mudança de atitude. “Eu queria ficar perto o tempo todo, ajudá-lo a fazer suas escolhas, até mesmo orientar sua vida. Por ser uma ação só da minha parte, acabou desgastando a relação e terminamos”, lamenta.

Homens reclamando de namoradas e esposas que se colocam no papel de mãe é uma situação mais comum do que se pensa. Por mais natural que a vontade de cuidar e proteger possam ser, o excesso de zelo pode soar como uma tentativa de controlar o companheiro - o que na maioria dos casos acaba por corroer o relacionamento. Assim, é imprescindível saber como ele encara esse tipo de comportamento e, acima de tudo, deixar o aspecto feminino se sobressair ao maternal.

Claro que este entendimento varia de pessoa para pessoa, de casal para casal, mas geralmente funciona assim: o homem cresce com a mãe fazendo tudo para ele, pregando os bons modos, que é errado pegar as coisas dos amiguinhos, que não deve chegar em casa muito tarde, que deve fazer a lição antes do videogame. Em determinado momento, quando o homem - já crescidinho - começa a namorar, e a eleita assume a mesma postura da mãe, com vários “não pode”, isso parece censura, do mesmo tipo que existia no seu processo de educação.

Para Leonardo Hellmeister Shikasho, analista junguiano especialista em terapia de casais, o homem pode até se confundir em relação ao papel da companheira. “Somos condicionados a responder a modelos arquetípicos (cultura herdada de pai e mãe) anteriores a nossa própria existência até que desenvolvamos nosso próprio modo de conduta. Este modelo nos é mostrado pelos pais, sendo natural que exista certa confusão de valores à medida que todos os aspectos do arquétipo feminino são encenados por uma mesma pessoa. Tal como uma mensagem passada por mímica de geração para geração, esses aspectos dependem tanto da conduta encenada quanto da assimilação do espectador para a definição de sua própria conduta”, afirma.

Acomodados, alguns homens até se sentem confortáveis em ter uma mulher que faça tudo por eles. Mas essa situação não é ideal - até porque a confusão entre mulher e mãe pode “esfriar” o relacionamento. Afinal, transar com a própria mãe não é lá uma ideia muito agradável para o homem.

Herança patriarcal

É comum simplificar a questão com a desculpa do instinto do materno – basta observar as meninas de 5 anos tratando suas bonecas como filhos. Mas, para a sexóloga e psicanalista carioca Regina Navarro Lins, autora do livro “A Cama na Varanda” (Editora BestSeller), a situação é mais complicada. Ela lembra que nossa cultura é patriarcal, ou seja, historicamente a mulher foi educada para corresponder às expectativas do homem e ele, a romper os laços com a mãe o mais cedo possível.

Isso explicaria também as mulheres que mimam demais os companheiros a ponto de fazer tudo para eles. Num passado não muito distante, a mulher preparava as roupas para o marido ir trabalhar de manhã e o esperava à noite com os chinelos na mão e o jantar na mesa. Com o surgimento da pílula anticoncepcional, esse comportamento começou a mudar, mas ainda há resquícios. Um exemplo é a dupla jornada feminina: a mulher trabalha fora durante o dia, mas à noite cuida da casa, do jantar, dos filhos e do marido.

Renovação

Tanto homens quanto mulheres se sentem desconfortáveis à medida que se veem sem perspectivas. Todos precisam de espaço, extravasar, sentir saudades, conhecer pessoas diferentes, dar risada, mudar de assunto. Assim, na relação é natural sentir necessidade de um momento seu, o que fica inviável ao lado de uma mulher que assume excessivamente a postura de mãe. E para a própria mulher não sobra tempo de pensar em si e relaxar, pois se sente sobrecarregada, reclamando, cobrando e ainda acaba passando por chata.

Da mesma forma que a falta de perspectiva no trabalho leva o indivíduo a se sentir desconfortável, fazendo com que busque um ambiente mais favorável para seu talento, o homem ou a mulher que não vê oportunidade para construir o seu relacionamento com alguém por causa de seus modelos ultrapassados irá procurar alguém mais adequado. É neste momento que o relacionamento pode chegar ao fim.

“Em uma relação, o choque entre os modelos herdados por ambos é inevitável e necessário para geração do próprio modelo de conduta do casal. O que prejudica a relação é a tentativa de manutenção de um modelo ultrapassado de conduta integralmente herdado e não assimilado. Todo indivíduo tem em si a ímpeto da evolução, que se concretiza pela renovação constante frente a todos os aspectos vivenciados. Faz parte desta evolução o indivíduo constituir sua própria família, com uma conduta única e renovada, o que só é possível se houver um parceiro de vida que esteja disposto a esta empreitada. Não há futuro para um relacionamento em que não haja espaço para renovação”, explica Shikasho.

Foi o que fez a estudante Gaia Catone, que contou sua história no começo desta reportagem. Passados dois meses do rompimento, ela tomou consciência do papel que deveria exercer no relacionamento e o ex-namorado aceitou voltar. “Tento não pegar muito no pé dele e, para nós dois, o namoro ficou mais leve, mais feliz”, diz a jovem.

MP tem uma semana para decidir se oferece denúncia sobre caso Bruno à Justiça


O promotor Gustavo Fantini tem até o dia 6 de agosto (sexta-feira da semana que vem) para dar seu parecer sobre o inquérito que investiga o sumiço e possível assassinato de Eliza Samudo, ex-amante do goleiro Bruno Souza, suspenso do Flamengo. O Ministério Público de Minas Gerais pode aceitar ou rejeitar a denúncia, ou até pedir novas diligências, se julgar necessário.

Se oferecer denúncia, o Ministério Público terá que entregar o parecer do caso para a juíza Marixa Fabiane, presidente do 1º Tribunal do Júri de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Procurado pela reportagem, o promotor disse que não dará declarações à imprensa.

O inquérito foi concluído ontem (29) e tem oito volumes, três anexos e 1.600 páginas. No final das investigações, Bruno foi indiciado por homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.

Também foram indiciados pelos mesmos crimes os demais envolvidos: Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza (Coxinha), Dayane Rodriques do Carmo Souza (mulher de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales (Camelo, primo de Bruna) e Fernanda Gomes de Castro (amante de Bruno).

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos (Bola) foi indiciado por homicídio qualificado (motivo torpe, utilização de meio cruel e recurso que dificulta a defesa da vítima), formação de quadrilha e ocultação de cadáver. Dos nove indiciados, oito estão presos na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem (MG). Fernanda é a única que está em liberdade.

O delegado Edson Moreira, responsável pela investigação do desaparecimento de Eliza Samudio, afirmou em entrevista coletiva concedida na tarde desta sexta-feira que a moça foi sequestrada e morta em um esquema premeditado que envolveu todos os indiciados pelo crime.

Segundo o delegado, a gravidez de Eliza, em meados de 2009, e a consequente pressão da moça para fazer Bruno assumir a criança teria "despertado" a ira do atleta, fazendo-o planejar sua morte. No final do ano passado, Eliza denunciou à polícia do Rio que foi agredida pelo jogador.

O plano para executar a vítima teria começado a ser delineado em maio de 2010, quando Bruno reconquistou a confiança de Eliza e a fez ir para um hotel no Rio de Janeiro --local onde teria se dado o início do sequestro. O plano foi executado em junho porque Bruno estava de folga.

O corpo de Eliza não foi encontrado, mas, segundo Moreira, há materialidade indireta do crime. Segundo o delegado, o primeiro depoimento do menor J., primo de Bruno, foi comprovado cientificamente, apesar de ele ter mudado de versão posteriormente. O menor foi a principal fonte de informação da polícia, detalhando desde o momento do sequestro até a suposta morte de Eliza. Segundo o delegado, peritos foram consultados e comprovaram que uma asfixia poderia ocorrer da forma descrita pelo menor. "Um leigo não saberia detalhar com exatidão uma asfixia", disse Moreira.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Polícia indicia Bruno e oito suspeitos no caso Eliza


O goleiro Bruno Fernandes de Souza, suspeito de ligação com o desaparecimento de sua ex-amante, Eliza Samudio, será indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo o inquérito de oito volumes, cerca de 1.600 páginas e três anexos, encerrado nesta quinta-feira, 30, Bruno vai responder pelos crimes de homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores.

Também foram indiciados pelos mesmos crimes os demais envolvidos: Luiz Henrique Ferreira Romão (Macarrão), Flávio Caetano de Araújo (Flavinho), Wemerson Marques de Souza (Coxinha), Dayane Rodrigues do Carmo Souza, Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales e Fernanda Gomes de Castro. Marcos Aparecido dos Santos (Bola) foi indiciado por homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver.

Na manhã desta quinta, o pai de Eliza, Luiz Carlos Samudio esteve no Departamento de Investigações da Polícia Civil (DI). Ele disse estar satisfeito com o trabalho da polícia e acredita que a justiça será feita. "Nós não temos dúvidas de que o Bruno é o responsável por este crime hediondo e cruel", afirmou. O pai de Eliza disse ainda que não vê falhas nas investigações e acredita que esses argumentos estejam sendo usados como estratégia da defesa dos suspeitos de envolvimento no caso.

Ação judicial - Acompanhado do advogado, Sérgio Barros, ele reforçou que pretende entrar com ação judicial contra o governo do Rio de Janeiro, por acreditar que o Estado tenha sido responsável pela morte da filha. Ele criticou o fato da modelo não ter recebido a proteção adequada quando fez as primeiras denúncias contra o goleiro. Sobre o filho de Eliza, cujo pai seria Bruno, Luiz Carlos disse que vai lutar pela guarda do neto, e ainda criar uma organização para defender o cumprimento da Lei Maria da Penha, além de processar o governo do Rio por não dar proteção à mulher em 2009.

Sobre o fato de ter visto Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ser o responsável pela morte da modelo, o pai de Eliza afirmou que sentiu revolta, "foi uma sensação horrível". Ele notou que, ao contrário dos demais suspeitos, Bola se mostrava tranquilo.

Luiz Carlos disse ainda que vai processar o defensor de Bruno, Ércio Quaresma, pelas declarações de que Eliza pode estar viva e por ter incluído a jovem como testemunha no processo referente ao sequestro e lesão corporal contra a filha, no Rio, em 2009. Ele afirmou ainda querer que o Flamengo deposite em juízo o dinheiro que o clube supostamente deve a Bruno. Quaresma disse que o jogador teria cerca de R$ 1 milhão em salários atrasados.

Cabeça raspada - Ainda nesta quinta, o goleiro raspou a cabeça no presídio de Contagem (MG). A informação foi dada pela Secretaria de Defesa Social. O cabelo do atleta foi queimado na sua frente, nesta semana, como garantia de que não seria usado em um exame de DNA.

O jogador se recusou a fornecer material para o teste. Macarrão e os outros cinco homens presos por suspeita de envolvimento no caso também tiveram a cabeça raspada, conforme a secretaria.

Na quarta, Bruno e mais seis suspeitos de ligação com o desaparecimento de sua ex-amante, Eliza Samudio, haviam sido levados ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP). A polícia mineira disse que eles fariam coletas digitais. O procedimento de identificação criminal é preparatório para o indiciamento do grupo.

A iniciativa foi criticada pela advogada Cintia Ribeiro, representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas (OAB-MG), que disse que vai encaminhar relatório ao presidente da organização. Segundo ela, "já existe impressão digital, e essa coleta não é necessária".

Laudo - O corpo carbonizado encontrado no dia 26 de junho em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, não é de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes Souza, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O laudo foi enviado para a polícia na noite de quarta-feira, 28, pelo Instituto de Criminalística (IC). De acordo com a delegada seccional de Guaratinguetá, Sandra Vergal, foi confirmado que o corpo é de um homem.

Eliza está desaparecida desde o início de junho. Ela tentava provar na Justiça que Bruno - que está preso - era pai do filho dela. Para a polícia em Minas Gerais, a ex-modelo foi morta.

Servidores do Judiciário paralisam as atividades na sexta-feira


O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) deve paralisar as atividades na sexta-feira, 30, por conta da realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos.

A categoria irá discutir a Resolução 04/2010, que determina desconto nos dias não trabalhados durante o movimento de paralisação, revisão de implantação do Plano de Cargos e Salários e a pauta de reivindicação 2010.

Estarão disponíveis apenas 30% dos serviços nos cartórios e fóruns de todo o Estado. Funcionarão apenas os serviços de liminar de plano de saúde, guia de sepultamento, casamentos pré-agendados e Habeas Corpus.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serrinha realiza Feira de Arte e Cultura 2010


A abertura do evento acontece dia 29 de julho às 20:h na Praça Morena Bela.

Abertura oficial contará com a presença do prefeito local, autoridades e convidados. Apresentação da Filarmônica 30 de Junho (Serrinha), Orquestra Sto Antonio (Coité) e bandas locais.



Ascom: Prefeitura de Serrinha

Novos armamentos, munições e coletes à prova de bala foram entregues nesta quarta-feira (28) na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Policia do Inter


Novos armamentos, munições e coletes à prova de bala foram entregues nesta quarta-feira (28) na sede da 15ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (COORPIN), em Serrinha, aos titulares de delegacias especializadas da região do sisal.

São pistolas ponto 40 da marca taurus e 20 coletes, que vão reforçar o arsenal das unidades policiais para o enfrentamento da criminalidade e da violência.

“Com a aquisição desses novos equipamentos estamos melhorando as condições de trabalho dos servidores policiais”, disse o delegado regional João Miranda Píton Junior.

O objetivo da instituição é padronizar o armamento, logística que visa facilitar a manutenção dos equipamentos e a distribuição de munição, explicou a coordenadora de Fiscalização de Produtos Controlados, delegada Heloísa Simões. De acordo com ela, essa padronização também representa economia para o Estado.

Os modelos antigos de armas estão sendo gradativamente encaminhados ao Exército e substituídos por equipamentos mais modernos.

Barrocas : Em mais uma ação direcionada aos povoados, a Prefeitura Municipal beneficia à população de Nova Brasília


Em mais uma ação direcionada aos povoados, a Prefeitura Municipal beneficia à população de Nova Brasília. Diversas ruas foram calçadas, assim como a entrada do povoado. Os trabalhos estão bastante adiantados e em no máximo 10 dias serão concluídos. Com relação à entrada, além de calçada ela foi ampliada, melhorando a visibilidade, e facilitando o acesso.

Os moradores não só das ruas que foram calçados, mais de toda comunidade estão muito satisfeitos com o trabalho realizado, pois segundo eles com novas ruas pavimentadas a localidade vai crescer ainda mais.

Segundo informações logo que os trabalhos sejam concluídos, toda equipe que atualmente trabalha em Nova Brasília seguirá para o Alambique onde as ruas serão calçadas e uma Praça será erguida.




Com informações do : Jornal@nossa voz

José Ronaldo aparece em quarto na pesquisa Vox Populi; César lidera


A pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta terça-feira (27) aponta resultado diferente do estudo realizado pelo Datafolha, propagado no sábado (24). De acordo com o levantamento, o senador César Borges (PR) tem 29% das intenções de votos, com 7 pontos a mais do que o segundo colocado, Walter Pinheiro (PT), que tem 22%.

Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, os dois estariam em condição de empate técnico. Em seguida, também tecnicamente empatada com o petista, está Lídice da Mata (PSB), com 18% dos votos. Em seguida, aparecem o ex-prefeito José Ronaldo (DEM), com 9%, José Carlos Aleluia (DEM), com 5%, Edvaldo Brito (PTB), com 3%, Edson Duarte (PV) 2%, França (PSOL) 2%, Carlos Sampaio (PCB) 2% e Zilmar (PSOL) 1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de julho com 800 entrevistados e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 19.923/10.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa de intenções de votos para o Senado na Bahia Vox Populi/Band/iG, a maioria dos eleitores ainda não decidiu seus votos. Cinquenta e um por cento do total de votos dos entrevistados não está definido e outros 15% votarão em branco ou nulo. O cenário de total indefinição é verificado na avaliação espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor.

Neste levantamento, os postulantes Walter Pinheiro (PT) e César Borges (PR) têm 3% dos votos cada um. Eles são seguidos por Lídice da Mata (PSB), com 2%. José Carlos Aleluia (DEM) e Edson Duarte (PV) têm 1% cada. Esta pesquisa é a mais considerada entre os coordenadores das campanhas, pois representa o voto consolidado.

Na pesquisa estimulada, quando é considerada somente a primeira opção de cada eleitor, César Borges (PR) tem 23%, Walter Pinheiro (PT) 14% e Lídice (PSB) 9%.

(Fonte: Bahia Noticias)

Datafolha divulga novos resultados para a Bahia


Redação CORREIO

O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (28) os números corretos para as pesquisas de eleições na Bahia. No final de semana, o instituto publicou resultados diferentes no jornal Folha de S. Paulo e na internet.

Para governador, as diferenças são pequenas. Jaques Wagner (PT) aparece ainda na liderança absoluta, com 44%, Paulo Souto tem 23%, mas Geddel Vieira Lima tem 13% e não 12%, como anteriormente informado. Brancos e nulos são 5%, não 4%, e não sabem em quem vão votar são 14%, não 13%.

Nos números para rejeição, Paulo Souto tem 29%, não 30%, e Geddel tem 18%, não 20%. Os dados da pesquisa espotânea também tem pequenas diferenças: Wagner recebeu 25% das menções, não 26%, e Geddel 5%, não 4%.

Para os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos, Wagner tem a preferência entre 58%, não 60%. Geddel tem 8%, não 7%. Para os que recebem abaixo de dois salários mínimos, Wagner tem 41% (não 42%) e Geddel 13% (não 12%).

Senado
Para o Senado, Lídice (PSB) aparece com 22%, ao contrário de 26%. Walter Pinheiro (PT), tem 18%, não 20%. José Ronaldo (DEM), não tem 7%, mas sim 9%. Edson Duarte (PV) aparece com 4% (não 3%) e França (PSOL) tem 2%, não 1%.

TCE manda suspender repasses estaduais

Atendendo a pedido do Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) mandou o governo baiano suspender repasses de verbas do convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) com a Organização da sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Brasil Preservação Ambiental, em sessão da 2ª Câmara na manhã de quarta-feira, 28. A medida foi determinada devido a indícios de irregularidades.

Do convênio que faz parte do programa Construindo Dias Melhores no valor total de R$ 17,964 milhões – R$ 8,011 milhões já liberados – para a construção de 1.120 unidades habitacionais em 18 municípios e capacitação de 510 moradores, o MP constatou um total de R$ 1,178 milhão em notas frias, sem a prestação dos serviços da contratada.

Incapacidade - A reportagem não conseguiu falar com a presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, na quarta. Seu celular estava desligado. Ela defendeu a Oscip quando o Tribunal de Contas do Estado iniciou investigação sobre o convênio, em outubro do ano passado acusando o instituto, entre outras coisas, de não ter “capacidade técnica” para o serviço.

O TCE alegou que a Oscip mantém registro na Receita Federal indicando que suas atividades têm correlação com direitos sociais voltados para temas como meio ambiente e cultura e não na construção civil.

Na ocasião, Dalva defendeu o caráter multidisciplinar da entidade: “Não estamos fazendo um serviço de construção civil”. Segundo ele, “dentro de um projeto de conscientização ambiental e capacitação, você tem a construção das casas. É diferente”.

BRUNO: ADVOGADO DIZ QUE ATLETA DISPUTARÁ COPA


O advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno, em entrevista à Rede Globo, debochou do inquérito policial que está sendo produzido e que tenta reunir provas para incriminar o atleta em um suposto assassinato de sua ex-amante, Elisa Samudio. "A inocência dele (Bruno) está patenteada no inquérito. Talvez seja, ao longo de efêmeros 20 anos de profissão, o feito mais fácil que o nosso escritório venha trabalhando". O jurista deixou clara a provocação, mesmo sem citar seu nome, o delegado Edson Moreira, que conduz o caso: "Não há uma investigação conduzida de forma inteligente, racional. O que nós temos ali é irracionalidade bradada por um cidadão que mais parece um homem de Neanderthal. Não há prova, não há fato a ser provado". O advogado parece convicto que Bruno voltará a jogar. "Ele disputa a Copa de 2014. Não sei se pelo Brasil. Já tenho conversas... e eu espero que seja pela seleção canarinho. Mas eu lhe dou certeza, tanto quanto amanhã nós teremos um novo dia, que o Criador vai nos brindar com essa maravilha que é a vida: ele vai disputar a Copa do Mundo" afirmou o advogado.

BRUNO: ADVOGADO DIZ QUE ATLETA DISPUTARÁ COPA

O advogado Ércio Quaresma, que defende o goleiro Bruno, em entrevista à Rede Globo, debochou do inquérito policial que está sendo produzido e que tenta reunir provas para incriminar o atleta em um suposto assassinato de sua ex-amante, Elisa Samudio. "A inocência dele (Bruno) está patenteada no inquérito. Talvez seja, ao longo de efêmeros 20 anos de profissão, o feito mais fácil que o nosso escritório venha trabalhando". O jurista deixou clara a provocação, mesmo sem citar seu nome, o delegado Edson Moreira, que conduz o caso: "Não há uma investigação conduzida de forma inteligente, racional. O que nós temos ali é irracionalidade bradada por um cidadão que mais parece um homem de Neanderthal. Não há prova, não há fato a ser provado". O advogado parece convicto que Bruno voltará a jogar. "Ele disputa a Copa de 2014. Não sei se pelo Brasil. Já tenho conversas... e eu espero que seja pela seleção canarinho. Mas eu lhe dou certeza, tanto quanto amanhã nós teremos um novo dia, que o Criador vai nos brindar com essa maravilha que é a vida: ele vai disputar a Copa do Mundo" afirmou o advogado.

FILHOS TERIAM MANDADO MATAR PAI POR HERANÇA


O produtor rural Guerino Kieling, 62 anos, e sua filha, Lisi Kieling, 37, foram supostamente assassinados por dois filhos de Guerino, Nilso e Celso Kieling, devido ao uma herança de R$ 25 milhões. É essa a principal hipótese da Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, que prendeu Roberto Carlos Gomes e Damião Bispo da Silva, o Cigano. Os dois admitiram o crime em depoimentos e apontaram os irmãos como mandantes das mortes. Nilso e Celso negam. A Justiça acatou pedido do delegado Vivaldo Luz e decretou a prisão temporária dos dois. Os crimes aconteceram dia 14 de julho na Fazenda Kieling, zona rural de Barreiras. O acerto para os crimes teria acontecido há cerca de três meses. Eles teriam recebido adiantamento de R$ 3 mil e ganhariam R$ 500 mil em máquinas agrícolas após o inventário e repartição dos bens de Guerino. Informações do A Tarde.

Corpo carbonizado em Cachoeira Paulista não é de Eliza Samudio, diz polícia


O corpo carbonizado encontrado em Cachoeira Paulista (a 212 km de São Paulo) no dia 26 de junho não é de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno, segundo informações da polícia de Guaratinguetá.

O laudo feito pelo Instituto de Criminalística, enviado nesta quarta-feira (28), identificou o corpo como sendo um homem, segundo os policiais.

O corpo estava totalmente carbonizado e sem a arcada dentária superior. Inicialmente, a estatura pequena levantou suspeitas de que fosse uma mulher e chamou a atenção da polícia de Cachoeira o fato de ninguém tê-lo reclamado, por isso foi informado à polícia mineira.

O corpo foi encaminhado pela Polícia Civil de Cachoeira Paulista para o IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo, onde foi realizado o exame de DNA, solicitado pela polícia mineira, para checar se o corpo é de Eliza Samudio, que tentava provar na Justiça que o jogador é pai de seu filho de cinco meses.

O delegado Edson Moreira, que preside o inquérito do suposto homicídio de Eliza, afirmou no último sábado que as chances do corpo ser o de Eliza eram muito baixas. Ainda assim, a polícia mineira teve de esperar pelo laudo porque toda suposta prova tem que ser considerada até estar totalmente descartada, disse Moreira. Segundo o delegado, essa espera acabou por retardar um pouco a conclusão do inquérito.

'No caso de Cachoeira Paulista, a possibilidade de ser os restos mortais de Eliza é 0,001%, no máximo. A probabilidade é praticamente zero. Só que é um nó que precisa ser desatado.'

Por conta do desaparecimento e suposta morte de Eliza, estão presos o goleiro Bruno, seu amigo e funcionário Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Dayanne Souza, mulher de Bruno, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, Sérgio Sales, primo de Bruno, além de mais dois amigos do goleiro, Wemerson Souza e Flávio Araújo.

O caseiro do sítio, Elenilson Silva, também está preso. A prisão de todos eles é temporária (30 dias). Um outro primo de Bruno, adolescente de 17 anos, também está apreendido e teve sua internação pedida ontem pelo Ministério Público pelos crimes de sequestro e homicídio.

terça-feira, 27 de julho de 2010

BORGES PREVÊ QUEDAS DE SOUTO E WAGNER


Na avaliação do senador César Borges (PR), o governador Jaques Wagner (PT), a partir de agora, começará a despencar gradativamente nas pesquisas de intenção de voto, já que o petista “teve toda a exposição possível, que poderia ter com mídia e transferências de recursos a prefeitos do interior”. Para o republicano o mesmo vale para o candidato ao governo pelo DEM, Paulo Souto. Neste caso, Borges entende que a falta de musculatura política na coligação democrata não permitirá que a ala siga na corrida com o mesmo fôlego que os demais adversários. “Souto está descalçado em várias cidades. O que ele tem é recall de homem sério e honesto, mas isso não é suficiente para uma campanha competitiva como essa. Paulo não tem pista para crescer”, comenta. Quem deve ascender nessa disputa, segundo Borges, é o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, que estaria com um discurso mais competitivo e conquistou aliança com centenas de prefeitos do estado.

VOTOS NULOS PODEM CANCELAR ELEIÇÕES


A insatisfação dos cidadãos que votam nulo pode se refletir além do próprio ato de descontentamento sobre o sistema político, alertam advogados eleitoralistas consultados pelo Bahia Notícias. Caso o número de sufrágios em postulantes com numeração inexistente atinja o percentual de 50% mais um, o pleito estará cancelado, em qualquer uma das esferas, seja para deputados, senadores, governadores ou presidente da República. A norma tem precedente no artigo 224 do Código Eleitoral Brasileiro, que indica ainda que uma nova eleição terá que ser marcada em um prazo de 20 a 40 dias. “O voto branco é um ‘tanto faz’, que será acrescentado ao candidato de maior votação no último turno, diferentemente do voto nulo, que é uma manifestação plena do eleitor de demonstrar que não gosta dos candidatos e se recusa a elegê-los”, alerta a jurista Mila Batista. Apesar disso, não há uma determinação, como diversos autores da área sugerem, para que o novo processo ocorra com novos concorrentes. “Não pode substituir os candidatos. Os mesmos terão que disputar novamente”, aponta o especialista Ademir Ismerim. Embora seja uma situação improvável, caso a seleção seja novamente invalidada pelos votos nulos, mesmo assim não haverá troca de concorrentes. “Se ocorrer a anulação da eleição, será aberto um novo período de propaganda em que os candidatos terão mais uma chance de tentar convencer o eleitorado”, sugere Batista.

DATAFOLHA APRESENTA 2 RESULTADOS PARA O SENADO


Algum erro, não justificado pelo instituto Datafolha, acarretou na divulgação de dois resultados distintos para a mesma pesquisa, de intenções de voto para o Senado na Bahia. De acordo com o que foi publicado no jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (25), César Borges (PR) aparece com 34% dos votos, Lídice da Mata com 26% e Walter Pinheiro com 20%. No relatório da pesquisa, divulgado no site oficial do instituto, entretanto, os números divergem. De acordo com estes dados, Lídice possui 22% dos votos, enquanto Pinheiro soma 18%. O levantamento, publicado no A Tarde desta terça-feira (26), aponta que Zé Ronaldo (DEM) foi lembrado por 9% dos entrevistados, Edvaldo Brito (PTB) ficou com 7% das intenções de voto, José Carlos Aleluia (DEM) com 6%, Edson Duarte (PV) com 4% e Carlos Sampaio (PCB) com 3%. Zilmar (PSOL) e França (PSOL) marcaram 2% cada e Albione (PSTU) marcou 1%.

PARA 57%, WAGNER É O CANDIDATO DE LULA


Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha, para 57% dos entrevistados, Jaques Wagner (PT) é o candidato do presidente Lula na Bahia. Para apenas 6% do eleitorado, o outro candidato da base governista, Geddel Vieira Lima (PMDB), é o representante de Lula no estado. E para 3% de desinformados, o presidente apóia Paulo Souto (DEM) – 33% não sabem quem Lula apóia na Bahia. Na capital, o índice dos que ligam Wagner a Lula aumenta para 60%; entre os escolarizados, o mesmo índice chega a 87%. Na fatia dos mais ricos, 85% citam Wagner como o representante de Lula. No estado, 48% afirmam que votariam no candidato apoiado por Lula, 25% cogitam a possibilidade e 22% não aceitariam a sugestão de voto do presidente. Informações do Política Livre.

Caso Bruno: juiz autoriza acareação entre menor e suspeitos


O juiz Elias Charbil, da Vara da Infância e Juventude de Contagem (MG) autorizou, na noite desta segunda-feira, que a polícia faça acareação entre o menor J. e qualquer outro suspeito de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno. O adolescente de 17 anos, primo do jogador, confessou participação no sequestro da mulher que dizia ter um filho do atleta.

De acordo com juiz, a acareação tem que acontecer na presença dos advogados de defesa dos suspeitos, além do defensor do adolescente e um representante legal dele.

O delegado que conduz a investigação, Edson Moreira, ainda não foi informado da decisão, mas disse que acareação deve acontecer ainda nesta semana.

O jovem foi apreendido na casa de Bruno no Rio de Janeiro, após seu tio dizer em uma rádio que ouviu do sobrinho relatos sobre como Eliza teria sido morta. Em depoimento, ele disse que o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, estrangulou a mulher até a morte e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus cães.

Mais tarde, o advogado do adolescente disse que o jovem não relatou que viu a mão de Eliza ser jogada aos cachorros. Segundo ele, o adolescente não conhece Bola, nem levou os policiais à casa do ex-policial em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde a polícia acredita que ela tenha sido morta

Mulher traída é condenada a indenizar amante do marido


Porto alegre - Uma mulher foi condenada a pagar R$ 12,5 mil de indenização por danos morais e materiais à amante do marido. A decisão foi tomada pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em julgamento de recurso contra sentença de primeiro grau interposto pelo casal.

O caso ocorreu entre 2004 e 2005, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A autora da ação narrou que foi ludibriada pelo homem e que rompeu o relacionamento quando descobriu que ele era casado. Além disso, enfrentou situação constrangedora quando a mulher do ex-amante invadiu seu local de trabalho para agredi-la física e moralmente, culpando-a pelo relacionamento extraconjugal do marido, fato que acabou provocando sua demissão.


A desembargadora Marilene Bernardi, relatora do recurso, considerou que "a ré deve ser responsabilizada pelos atos resultantes de seu descontrole ao descobrir a traição do marido" e que, "por mais que estivesse se sentido ofendida pelas atitudes da demandante, jamais poderia tê-la procurado em seu ambiente laboral, expondo de forma desarrazoada a vida privada da apelada".

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O que acontece enquanto dormimos?


O sono é uma atividade fisiológica essencial à nossa saúde e à nossa sobrevivência. É durante o sono que ocorrem diversos processos metabólicos, através dos quais o corpo se recupera e se desenvolve. Pesquisas demonstram que repousar, sem dormir, não apresenta os mesmos resultados de uma boa noite de sono.

A privação do sono leva, entre outras coisas, a uma queda na atenção, dificuldades em aprender novas tarefas motoras, alterações emocionais e dificuldades de memorização.


O que é o sono?
O ciclo de sono e vigília se repete a cada 24 horas, ou seja, apresenta o que chamamos de ritmo circadiano. Estudos demonstram que esse ciclo se mantém mesmo em condições nas quais não se possui acesso à passagem do tempo. Pessoas mantidas em salas escuras continuaram dormindo e acordando aproximadamente a cada 24 horas.

Isso sugere que o controle do sono não depende apenas de fatores externos, e mas também de mecanismos internos (endógenos) do organismo. Esses mecanismos são chamados de relógios biológicos e são capazes de controlar os ritmos biológicos mesmo na ausência de estímulos ambientais.

Fisiologicamente, o sono é descrito como o estado no qual o indivíduo não responde facilmente a estímulos sensoriais, a atividade motora fica reduzida e há uma perda temporária da consciência. Já a vigília corresponde ao estado no qual o indivíduo responde facilmente a estímulos e apresenta alta atividade motora e cognitiva.


Fases do sono
O sono não é um fenômeno homogêneo. Ele ocorre de forma cíclica e cada ciclo apresenta vários estágios, alternando fases de sono profundo e leve. Em média, cada ciclo dura entre 60 e 90 minutos e é dividido nos seguintes estágios:

Estágio 1: é a fase inicial do sono, ou seja, a transição entre o estado de vigília e o sono. Pode durar de alguns segundos a até cerca de 5 minutos. É caracterizado pelo sono leve, do qual somos facilmente despertados. O estado de consciência é baixo e a atenção, reduzida. Nessa fase, o indivíduo pode ouvir e falar, mas, provavelmente, não irá se lembrar depois que acordar. Corresponde a cerca de 5% do tempo total de sono e pode ocorrer também durante a mudança de estágios.

Estágio 2: ainda é uma fase de sono leve, mas não tanto como no estágio 1. Dura de 10 a 20 minutos.

Estágio 3: é o início do sono profundo. A atividade cerebral se torna mais lenta e o processo de recuperação fisiológica do organismo se inicia. Dura de alguns segundos até cerca de 5 minutos.

Estágio 4: sono profundo. Nesta fase diminuem a freqüência cardíaca, a respiração e a temperatura corporal. É neste estágio que ocorre a produção de hormônios. Dura cerca de 20 minutos.

Sono REM: também conhecido como estágio 5 ou sono paradoxal. No sono REM, os olhos se mexem rapidamente por baixo das pálpebras fechadas, porém o restante da musculatura do corpo permanece totalmente relaxada. O nome REM vem da sigla em inglês para movimentos rápidos dos olhos (rapid eyes movements). Nesta fase, embora a pessoa esteja dormindo profundamente, as ondas cerebrais possuem um padrão de atividade similar àquele da vigília, daí o nome sono paradoxal. Este estágio dura de 15 a 20 minutos e é nele que ocorrem os sonhos.


Quanto tempo devemos dormir?
Em média, adultos devem dormir entre 7 e 9 horas diárias. Este número varia conforme a idade, as atividades realizadas e outras características individuais. Crianças precisam dormir um número maior de horas.

Um bebê recém-nascido dorme cerca de 18 horas; com 1 ano de idade, entre 13 e 14 horas. Ou seja, o número de horas tende a diminuir com o aumento da idade, até atingir uma média de 8 horas diárias.

Agora que já sabemos as funções e as características de uma boa noite de sono vamos ver como despertamos. Existem duas maneiras de acordar. Uma delas é ser despertado por estímulos externos intensos, como sons, sensações táteis ou luz intensa. Esses estímulos tiram de sincronia os impulsos nervosos do córtex cerebral e nos despertam. A outra forma é despertar espontaneamente e isso geralmente ocorre após o término de um ciclo completo de sono.


Distúrbios do sono
Os distúrbios do sono são alterações que afetam o início ou todo o sono e podem ter origem emocional ou fisiológica. Alguns destes distúrbios são a insônia, a narcolepsia, a apnéia do sono e o terror noturno.

A insônia é caracterizada pela dificuldade em pegar no sono ou por manter o sono por um período contínuo, levando à fadiga, falta de atenção e indisposição durante o dia. Pode ter origem emocional, como o estresse, ou fisiológica, como distúrbios hormonais ou neurológicos.

A narcolepsia é um distúrbio pouco comum, marcado por episódios de sono súbito e incontrolável ao longo do dia, mesmo em situações inesperadas, como quando o indivíduo está de pé ou conversando com alguém. Este sono possui curta duração e, geralmente, não ultrapassa 30 minutos. As causas da doença ainda não foram descobertas, mas, como costuma afetar vários membros de uma mesma família, acredita-se que exista uma predisposição genética.

A apnéia do sono é caracterizada por paradas curtas e repetitivas da respiração durante o sono. Costuma-se classificar este distúrbio em dois tipos, dependendo da origem. Quando a apnéia é causada por disfunção no controle neurológico da respiração, é chamada de apnéia do sono central. Quando é provocada por obstrução das vias aéreas, é chamada de apnéia do sono obstrutiva.

O terror noturno é considerado uma manifestação severa do sonambulismo. Geralmente, o portador do distúrbio se levanta no meio do sono profundo, muito agitado, com a respiração e os batimentos cardíacos acelerados e, por vezes, gritando como se estivesse aterrorizado. Aparentemente, estes episódios não estão relacionados a pesadelos ou sonho perturbadores. Ao acordar, a pessoa geralmente não se lembra de nada.

É importante procurar ajuda médica ao sentir dificuldade para dormir ou alguma outra disfunção durante o sono, pois somente um especialista poderá fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.

*Alice Dantas Brites é professora de biologia.

RENOVAÇÃO TOTAL NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Confira a convocação completa da Seleção Brasileira:

Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)

Laterais:
André Santos (Fenerbahce)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Rafael (Manchester United)

Zagueiros:
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)

Meio-campistas:
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Éderson (Lyon)
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ramires (Benfica)
Sandro (Internacional)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)

Datafolha: Wagner avança 5 pontos, Geddel ganha 1 e Souto perde 1


O Datafolha, instituto de pesquisa de opinião de maior credibilidade no país – para muitos, o único que realmente merece confiança – divulgou este fim de semana mais uma pesquisa sobre a corrida pelo governo da Bahia. O governador Jaques Wagner está tranqüilo na liderança, na consulta estimulada, com a apresentação dos nomes dos candidatos.

Mas é na espontânea, em que o eleitor é questionado sobre quem seria o seu candidato sem que nomes sejam apresentados, que os dados são ainda mais expressivos em favor do petista.

Wagner conta, segundo a pesquisa, com 44% dos votos válidos. Paulo Souto, o segundo colocado, tem 23%, enquanto o terceiro candidato mais competitivo, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, deputado federal, apresenta-se com 12%. O verde Luiz Bassuma e Professor Carlos, têm 1% cada.

No total, os adversários de Wagner somam 37%. O governador venceria no primeiro turno com vantagem de 7%. Os outros candidatos de oposição, Marcos Mendes (PSOL) e Sandra Santa Bárbara (PCB), não pontuaram.

Em relação a última pesquisa realizada pelo Datafolha na Bahia, feita em dezembro do ano passado, Wagner ampliou a liderança. No final de 200, o governador liderava com 39%, contra 24% de Paulo Souto e 11% de Geddel. Assim, nesta primeira pesquisa de 2010, Wagner avançou 5%, Geddel 1% e Paulo Souto perdeu 1%.

A pesquisa espontânea amplia a vantagem de Wagner. Ele conta com 26% dos votos, seguido de Paulo Souto com 7% e Geddel Vieira Lima 4%. A pontuação de Wagner supera a dos seus dois principais adversários em mais de 100%.

FONTE:WWW.TRIBUNAFEIRENSE.COM.BR(JORNALISTA-VALDOMIRO SILVA-FOTO)

FUNDO DO BÁU


Esta foto mostra as casas da rua Luiz Viana Filho-Serrinha-em 1977,assim que foi pavimentada.

ESGOTO A CÉU ABERTO,MATO E COBRAS INCOMODA MORADORES DE VILA MILITÃO-SERRINHA



O mecânico Osmar Oliveira Maier mora há 16 anos na VILA MILITÃO-ESTAÇÃO,Durante todo esse tempo, ele convive com um vizinho desagradável: um esgoto a céu aberto na frente da casa.

— O cheiro aqui é terrível. Se fica uma semana sem chover, a gente chega a passar vergonha quando tem visita em casa, de tão forte que fica o fedor desse esgoto — diz Osmar.

Além do mau cheiro, os moradores da vila também são obrigados a conviver com os ratos e cobras que saem do mato no entorno da vala.

Os moradores contam que já informaram a Prefeitura sobre o problema. E diferentes candidatos já prometeram resolver a situação durante campanhas eleitorais.

— Quando eles são candidatos vêm até aqui na rua e dizem que a situação é uma vergonha e depois não fazem nada. Simplesmente esquecem da nossa situação — reclama Osmar.

Ele conta que já levou seis fotos da vala na Prefeitura para mostrar a gravidade do problema. O esgoto a céu aberto corta os bairros estação e cruzeiro, e cai no açude que fica nas proximidades.

este ano, a Secretaria de Obras instalou parte da tubulação na vila, mas ficaram faltando alguns metros. Segundo informações, o problema deve continuar até o ano que vem.
" Temos consciência desse problema, mão não temos previsão de quando teremos dinheiro. Estamos tentando remanejar recursos de outra obra, mas acho difícil — diz.
A secretaria planeja incluir a obra no orçamento de 2011.",disse um funcionario da prefeitura municipal,que pediu para não ter o nome divulgado.

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSESSORIA ESPORTIVA SERRINHENSE



CAIU O ÚLTIMO INVICTO DA III COPA MULHER
Jogando o seu verdadeiro futebol a equipe de Malhada do Alto
conseguiu quebrar a longa invencibilidade da Lagoa de Fora.
As guerreiras do Malhadão mostraram que quando querem jogar dão show.
Mesmo enfrentando as atuais campeãs tocaram a bola com tranqüilidade.
Partiram pro ataque nos momentos precisos; defenderam em bloco, contra-atacaram conscientemente,
e suaram a camisa em busca dos tres pontos e, conseqüentemente, da reversão da vantagem.
Cerca de 600 expectadores que acordaram cedo pra ver as melhores jogadoras
do futebol feminino da região, na atualidade, vibraram com os lances
e as jogadas durante os setenta minutos desse confronto de gigantes.
A Lagoa de Fora vendeu caro a sua derrota.
Procurou dificultar de todas as maneiras as investidas das donas da casa,
no entanto a garra e a determinação das adversárias, superou tudo.

LAGOA DE FORA PERDEU O JOGO, A INVENCIBILIDADE E A CABEÇA
O primeiro gol nasceu dos pés de Ilma, após cobrança de penalidade máxima, aos 27 minutos.
E aos 56´, a camisa 9, em manhã de inspiração marcou mais um belíssimo gol; desta feita, chutando inapelavelmente de fora da área, sem chances para a guarda-metas Motorzinho, que nada pode fazer.
O técnico José Roque Rodrigues de Souza, o popular Zé de Kelé,
não se conformando com a derrota, ofendeu o árbitro central Adenilso Leite
e foi convidado a se retirar do banco, gerando o primeiro ato de indisciplina da competição.
O supervisor Sílvio de Jesus, o conhecido Sílvio do Leite foi outro que andou se esquentando
e além de ofender o mediador da partida fez ameaças.
Até a atleta, Silvânia de Jesus, Sil, a principal artilheira, que não atuou porque está contundida andou perdendo a cabeça, partindo ofensivamente em direção ao árbitro, no final da partida, para reclamar;
e não se contendo chegou ao extremo de peitar e empurrar o homem do apito.

Cinco veículos se envolvem em acidente na estrada Serrinha/ Barrocas


Segundo informações, tudo começou quando o Gol preto, conduzido pelo advogado Josemir Lopes, bateu no fundo de uma caçamba que estava parada na pista. Dois carros, um Fiesta JPO 1772 e um Celta, placa não anotada, pararam para prestar socorro ao motorista do Gol. O motorista de um Corsa, placa JPK 7414, que trafegava sentido Serrinha - Barrocas, bateu nos carros que estavam parados na rodovia. Um motoqueiro que também estava parado no local quase foi atropelado. "Ele conseguiu pular da moto e sair correndo quando viu que o Corsa ia bater", relatou uma testemunha.

Josemir ficou ferido e foi levado para o Hospital EMEC em Feira de Santana.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local para fazer a ocorência e controlar o trânsito.

Com informações de Cleriston Silva

Eleitorado cresce e Bahia se mantém como quarto maior colégio do país


O eleitorado brasileiro cresceu 7,8%, chegando aos 135.804.433 de cidadãos aptos a votar. Na Bahia, o crescimento foi menor, cerca de 4,85%, saindo de 9.109.353 para aproximadamente 9.551 milhões. O estado se mantém como quarto maior colégio eleitoral do país. A maior quantidade de eleitores ainda está concentrada na região sudeste do País. O estado de São Paulo, maior colégio eleitoral, responde por 22,3% com mais de 30 milhões de cidadãos aptos a votarem, os paulistas são seguidos pelos mineiros que representam 10,6%.

Já o Rio de Janeiro, com seus mais de 11,5 de eleitores, ocupa a terceira colocação neste ranking de votantes, são 8,5%. O menor colégio eleitoral do país é Roraima – 271,8 mil eleitores (0,2% do total).

Quando o assunto é gênero, pouca coisa mudou tanto na Bahia como no Brasil de 2006 para esta eleição. As mulheres que têm duas representantes fortes no pleito para a presidência da republica, são responsáveis por 51.82% dos votos no país. Na Bahia, este percentual sobe para 51,91%, são mais de 4.957 milhões votantes no estado. A participação feminina nas eleições cresce a cada ano. Na última eleição para presidente, em 2006, as baianas respondiam por 51,47% dos votos, em 2002, elas eram 50.96%.

Comum tanto aos homens como as mulheres, os jovens entre 25 e 34 anos são a maior fatia dos eleitores no país. Esta faixa etária é responsável por 26.02% dos votos, os jovens são seguido pelos que têm idade entre 45 e 59 anos, são cerca de 22.6%. Adolescentes com 16 e 17 anos, que podem escolher se vão às urnas ou não, são apenas 1.76% do eleitorado.

Houve progresso também no grau de instrução dos eleitores brasileiros. Aqueles com o primeiro grau incompleto ainda são maioria entre os eleitores. Mais de 33%. Contudo, o percentual de analfabeto reduziu de 2002 até este pleito, caiu de 7.24% para 5.9%. Na Bahia, o quadro é similar, são 30.84% declaram não ter concluído o primeiro grau, outros 9.28 % são analfabetos.

Na relação entre região e eleitorado o quadro no Nordeste é preocupante. Enquanto, no Sudeste os analfabetos são 3.35%, no Norte 8%, no Nordeste eles representam 11.05 dos votos, mais de 4 milhões de eleitores. Entre os votantes que concluíram o ensino superior no Norte e Nordeste são 2.08% e 2.02%, respectivamente. Do outro lado, no Sul do país mais de 4.31% dos eleitores já estão com um diploma, no Sudeste o percentual chega a 4.9%.

CONCURSADOS DA PM PEDEM EXONERAÇÃO


Somente no Diário Oficial do Estado do dia 15 de julho, oito alunos-soldados tiveram publicados deferimentos de seus requerimentos de exoneração. Segundo o capitão PM Demócrito Pinto dos Reis, do Cefap, 57 alunos da turma de 2009 e quatro da deste ano pediram desligamento. A medida extrema é adotada devido ao descontentamento frente às condições do curso. O Jornal A Tarde entrevistou um dos que desistiram, mas preferiu não se identificar. Após cinco meses no curso de formação de soldado PM, ele pediu para sair. Ele conta que vários fatores contribuíram para sua desistência. Um deles foi a qualificação. “Falta preparo. Não há capacitação para combater a criminalidade do jeito que esta aí. Após cinco meses de curso, eu não sabia fazer uma abordagem, uma revista”, relata. “Aprendi pouca coisa. Ninguém ache que o policial que está na rua é preparado”, vaticina. O valor do soldo cerca de R$ 1,5 mil para soldado também pesou na decisão. “Não compensa o risco que se corre”, assegura.

BAHIA: BORGES É O LÍDER NA CORRIDA AO SENADO


De acordo com a pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 20 a 23 deste mês, publicada no sábado (24), a disputa pelas duas vagas ao Senado na Bahia segue em aberto. O senador Cesar Borges (PR) é quem lidera as intenções de voto, com 34%. A candidata Lídice da Mata (PSB) vem atrás, em segundo lugar, com 26%, o que asseguraria uma vaga no Senado. Em terceiro está o petista Walter Pinheiro, com 20%. A margem de erros é três pontos, para mais ou para menos.

Mensagens indicariam ameaças de morte de Bruno a Eliza


Mensagens divulgadas por uma suposta amiga de Eliza Samudio indicam que o goleiro Bruno ameaçou de morte a ex-amante na semana em que comemorava o título de Campeão Brasileiro de Futebol de 2009. Segundo a suposta amiga, Eliza disse a ela pela internet que o jogador ligou para ela durante a madrugada (3h) - sem especificar o dia - e disse que ia matá-la, mas negava na ligação sua identidade. As informações são do Fantástico.

"O Bruno me ligou essa semana pra falar que ia me matar às três da manhã. É louco", diz a mensagem que seria de Eliza. Ainda de acordo com a suposta amiga, a ex-amante relatou diversas agressões que teria sofrido de Bruno e dizia que o jogador batia nela porque a amava.

Maioria já deu, levou e é contra proibir palmadas


A maioria dos brasileiros já apanhou dos pais, já bateu nos filhos e é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme pesquisa feita pelo Datafolha, publicada nesta segunda-feira

Enviada ao Congresso no começo deste mês, a proposta "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante".

Disseram ser contra o projeto de lei do presidente Lula 54% dos 10.905 entrevistados, enquanto 36% revelaram concordar com a mudança. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, meninos costumam apanhar mais, e as mães (69%) batem mais do que os pais (44%). No total, 72% disseram ter sofrido castigo físico -- 16% afirmaram que isso acontecia sempre.

FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO

domingo, 25 de julho de 2010

Homem mata irmã com 10 facadas em Coité



Rosineide Nery de Lima, 33 anos, residente no Bairro da Mansão, foi assassinada com 10 facadas pelo irmão Romilson Nery de Lima, conhecido por Azulão, na madrugada deste sábado (24), por volta das 00h20, na Rua José Cardoso do Nascimento, nº53, no mesmo bairro onde residia com o companheiro Avelino dos Santos Xavier, 48 anos, e quatro filhos menores.

A polícia foi chamada e no local encontrou Rosineide caída no chão do único quarto da casa dentro de uma poça de sangue. Ela foi levada ao pronto-socorro do Hospital Regional, onde chegou sem sinais vitais. Ainda na madrugada, o corpo foi encaminhado ao IML de Feira de Santana.

História do crime - O biscateiro Romilson Nery, o Azulão, ganhava a vida com "carrinho de mão" fazendo pequenos serviços de transportar as feiras de verduras solicitadas por donas de casas que frequentam o Centro de Abastecimento. Viciado em álcool, costuma passar a maior parte do seu tempo bebendo no Mercado Municipal, onde sua irmã também freqüentava constantemente.

Ele esteve preso durante quatorze meses por tentar abusar sexualmente do sobrinho P.P.L.S., de 11 anos, filho de Rosineide. Ao tomar conhecimento deste ato do irmão, ela denunciou o fato à polícia, resultando na sua prisão.

Ao ser colocado em liberdade, Azulão, encontrou com a irmã no bairro e a espancou, sendo mais uma vez preso, desta vez apenas dois dias. "Todas as vezes que os dois se encontravam, tinham sempre uma intensa discussão e ele prometia que iria matá-la, contou a menor A.J.L.O., 16 anos, filha mais velha da vítima. Recentemente, segundo a menor, a cerca de 90 dias, ela tinha sido esfaqueada pelo irmão na escadaria do mercado e a polícia foi comunicada do fato, entretanto não conseguiu prendê-lo.



No inicio desta madrugada, Rosineide estava dormindo na pequena casa de nº 53, de propriedade de uma tia, na Rua José Cardoso do Nascimento, a primeira rua do bairro, em companhia de seu esposo Avelino dos Santos, 48 anos, quando Azulão colocou a porta adentro e foi direto para o quarto, onde ela estava e começou a esfaqueá-la, sem que tivesse condições de defesa. Na tentativa de salvar a mulher, Avelino também foi esfaqueado no braço, sendo atendido no HRCC e liberado. Além do casal, no quarto tinha um menino de um ano filho da vítima, mas não foi atingido.



Só na manhã deste sábado os moradores do bairro tomaram conhecimento do fato e na madrugada a equipe do CN foi até o local do crime, encontrando a casa com a porta arrombada.No quarto onde o casal dormia, tinha um colchão fino, e uma grande poça de sangue e a única coberta que servia para proteção do frio, tinha sido utilizada para levar a vítima até o Hospital.

Duas quadras a mais, nossa equipe encontrou, isto ás 03h15, os filhos da vítima, todos menores, na companhia da irmã mais velha, que já é mãe de uma criança de seis meses, desorientadas, sem saber o rumo a tomar, pois o único adulto que tentava resolver os problemas era Avelino dos Santos, que cuidava de levar o corpo para Feira de Santana.

Até as 04h, a arma do crime não tinha sido encontrada pela polícia e Azulão ainda não havia sido preso.

fonte:calilanoticias.com

Mais uma acidente próximo a Serrinha mata motociclista


Uma pessoa morreu após cair de uma moto e ser, posteriormente, atropelada por uma carreta bitrem, na manhã deste domingo, 25. O acidente ocorreu no km 359 da BR-116, por volta das 11h30, nas proximidades do posto de combustível Alto Sereno e o parque de vaquejada Frajola Country. As duas faixas da rodovia ficaram fechadas por cerca de 30 minutos.

Romildo Lima dos Santos, 28 anos, (dest) que morava na fazenda Três Estradas, estava na moto Twister, placa DGM-2540, São Paulo (SP). De acordo com os relatos, Romildo perdeu o controle da moto após passar em um buraco, foi arremessado contra a pista e caiu embaixo da carreta, placa NJY 5342, de Anápolis (GO), e teve a cabeça esmagada pela roda traseira do veículo

O motorista da carreta que estava carregada com peças para fabricação de móveis, José Aparecido Costa Santos, 38 anos, muito abalado, afirmou que foi surpreendido com a moto desgovernada no meio da pista e não deu tempo de parar o veículo. Ele informou ainda que estava indo de Goiás para o estado de Pernambuco.

A perícia chegou ao local por volta das 12h. Um homem não identificado que passava pelo local do acidente em outra motocicleta também caiu, mas teve apenas ferimentos leves.

O corpo foi removido do local e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Feira de Santana.

Por Cleriston Silva - Serrinha

SOUTO E GEDDEL TEM MAIS REJEIÇÃO QUE VOTO


De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (24), o ex-governador Paulo Souto (DEM), que possui 23% das intenções de voto, lidera o ranking de rejeição: 30% dos eleitores dizem não votar nele de jeito nenhum. O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12% de intenções de voto, tem 20% de rejeição. O governador Jaques Wagner (PT), tem 44% de adeptos, e 16% não admitem votar no petista. Wagner amplia a liderança entre os mais ricos. Dos entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos, 58% dizem que votarão nele. Na mesma faixa, Souto aparece com 16%, e Geddel, com 7%. Na faixa abaixo dos dois salários mínimos, Wagner recua para 42%. Souto tem 24%, e Geddel, 12%. O governador também apresenta vantagem maior entre os baianos mais jovens. Ele alcança 53% no eleitorado de 16 a 24 anos de idade. Entre os jovens, Souto cai para 19%, e Geddel, para 12%.

DataFolha: Serra é mais forte que Souto na Bahia enquanto Dilma pontua menos que Geddel e Wagner juntos


Com 43% das intenções de voto na Bahia contra 32% do candidato José Serra (PSDB), segundo o Datafolha, a presidenciável Dilma Roussef (PT) pontua menos que a soma dos percentuais dos dois candidatos que a representam na Bahia – o governador Jaques Wagner, do PT, com 44%, e o candidato do PMDB a governador, Geddel Vieira Lima (12%).

Serra, por outro lado, é mais forte do que o candidato a governador do DEM, Paulo Souto, o que confirma a tese de que o democrata poderia ter sido ultrapassado por Geddel, caso não tivesse sua candidatura vinculada à do tucano. Trocando em miúdos, Serra tem 9 pontos percentuais a mais que Souto.

Por outro lado, segundo os números atuais do Datafolha, a diferença entre Dilma e Serra na Bahia está em franco declínio. Ela já marcou 52% das intenções de voto no Estado, enquanto o tucano tinha 30%, perfazendo no passado, portanto, 22 pontos percentuais a mais que o candidato do PSDB. No geral, os números mostrariam que cerca de 11% dos eleitores de Geddel e Wagner estariam com Serra. (Raul Monteiro)

Datafolha: Influência de Lula no voto para governador é relativa

Presidente mais popular desde o retorno do país à democracia – com 77% de aprovação, segundo a última pesquisa Datafolha -, Luiz Inácio Lula da Silva tem influência limitada na eleição para governador nos três Estados com mais eleitores. Segundo o levantamento, realizado pelo instituto do dia 20 ao dia 23 em parceria com a TV Globo, o petista influi decisivamente sobre apenas cerca de um terço do eleitorado na escolha dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Nos sete Estados analisados pelo Datafolha, a maior influência de Lula é em Pernambuco: 52% dizem que o apoio do presidente os levaria a votar no governador. Ocorre que o candidato apoiado pelo petista é o atual governador, Eduardo Campos (PSB), cuja taxa de intenção de votos é de 59%. Depois de Pernambuco, a Bahia é o Estado no qual Lula tem maior influência, de 46% – quase o mesmo percentual de intenção de voto do atual governador, o petista Jaques Wagner, com 44%. (Folha)

Jaques Wagner evita comentar pesquisa Datafolha

Apesar de liderar as intenções de votos na Bahia, segundo levantamento Datafolha, o governador Jaques Wagner manteve a postura já conhecida e não cantou vitória. Recomendou à militância por “sebo nas canelas e sapato de sola de borracha” para o restante do período de campanha. “Esta é a décima quinta pesquisa desde novembro que indica vitória no primeiro turno. Elas estão sempre na mesma linha de coerência nos números”, considerou, ponderando que a pesquisa não ganha eleição. Wagner citou seu próprio exemplo, já que, em 2006, os levantamentos indicavam vitória de Souto. Wagner ainda aproveitou para fazer apelo aos candidatos a deputado que disputem votos com argumentos, mostrando que os projetos de Lula, da presidenciável Dilma (PT) e o dele são os mesmos. O candidato peemedebista, Geddel Vieira Lima, não comentou a pesquisa. (Terra)

Datafolha: 41% apostam em vitória de Dilma; 30%, na de Serra

Embora José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estejam empatados na corrida presidencial, segundo a mais recente pesquisa Datafolha, mais eleitores apostam em uma vitória da petista sobre o tucano do que o contrário. Para 41% dos eleitores, a vencedora da disputa será Dilma, contra 30% que acreditam em uma vitória de Serra. Realizada do dia 20 ao dia 23 em todo o país, a pesquisa apontou o tucano com 37% das intenções de voto, e a petista, com 36%. Há ainda 2% dos eleitores que apostam em uma vitória de Marina Silva (PV), e 26% não sabem quem sairá eleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Datafolha também monitorou o grau de convicção dos entrevistados com relação ao voto. Os eleitores de Dilma se dizem mais decididos do que os de Serra. No caso da petista, 78% dos que a apoiam dizem estar “totalmente decididos” – mesmo índice da pesquisa anterior -, contra 19% que admitem mudar de candidato – eram 20%. O eleitorado de Serra se declara menos convicto: 30% afirmam que podem mudar de voto – eram 28% -, enquanto 67% dizem estar “totalmente decididos” – contra 70% auferidos no levantamento anterior. Os eleitores de Marina são os menos decididos: 38% admitem mudar de voto, enquanto 58% estão convictos. (Folha)

Ferrari leva apenas multa após Massa afirmar que deixou Alonso passar


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu não mexer no resultado do GP da Alemanha e aplicará uma multa de US$ 100 mil à Ferrari. Após a ultrapassagem polêmica de Fernando Alonso em Felipe Massa, a escuderia foi chamada a dar explicações, e o resultado da conversa com os comissários foi em punir economicamente o time, segundo a rádio Jovem Pan. O brasileiro afirmou que deixou o rival passar.




MASSA DIZ QUE DEIXOU PASSAR Em entrevista com jornalistas brasileiros após a prova, Massa foi questionado: "Foi uma decisão sua deixar o Alonso passar?" A resposta foi clara: "Foi. Se não [tivesse sido dele a decisão], não teria me passado".


RED BULL RECLAMAChristian Horner, chefe da Red Bull, atacou os italianos: "Foi, provavelmente, a ordem de euipe mais clara que eu já ouvi".


HISTÓRICO NEGATIVO A Ferrari tem um histórico de ultrapassagens polêmicas. As mais marcantes, com Ruben Barrichello e Michael Schumacher.
Com a decisão, é a equipe quem arca com as consequências do incidente e não seus pilotos. Além da multa, o caso será estudado no Conselho Mundial. A Ferrari quebrou a regra 39.1 do regulamento da FIA, que afirma que “ordens de times que interfiram no resultado de uma corrida são proibidas”.

Após a prova, Felipe Massa foi questionado se havia sido uma decisão sua deixar Alonso passar. E confirmou: "Foi, senão não teria me passado", afirmou ele, segundo o Tazio.

Massa liderava a prova em Hockenheim, quando na 48ª volta foi avisado por rádio, pausada e enfaticamente, de que Alonso estaria mais rápido. Na volta seguinte, o espanhol ultrapassou o brasileiro sem dificuldades e a telemetria ainda mostrou que a aceleração do carro de Massa não era máxima, como seria de esperar após uma curva.

Na coletiva oficial dos pilotos, realizada logo após a cerimônia do pódio, Massa chegou a rir quando questionado sobre o assunto: "acho que não preciso dizer nada", comentou ele, que defendeu o lado profissional da disputa.

"Tomei a decisão para o melhor da equipe. É lógico que não é a primeira vez que isso acontece e com certeza para a equipe os pontos valerão bastante. Não posso falar que estou feliz da vida, porque, para mim, a felicidade é a vitória. Não corro aqui para chegar em segundo. Então é pensar para frente e na vitória", disse o brasileiro.

"O que eu penso é que em 2007 eu ajudei meu companheiro [Kimi Raikkonen] a ser campeão do mundo e em 2008 ele me ajudou. Infelizmente não foi possível o título por outros motivos, então trabalhei para a equipe. Em 2008 eles trabalharam para mim. Os pontos são o que mais conta nesse momento. Minha decisão foi pensando nisso", completou, segundo o Tazio.



Alonso diz que rival estava lento; diretor nega ordem
Entre os outros envolvidos, Fernando Alonso e a Ferrari, o discurso foi de que Felipe Massa perdeu rendimento na parte final do GP, o que teria motivado o espanhol a realizar a ultrapassagem.

“Nós brigávamos muito proximamente e eu estava achando isso um risco”, explicou o piloto, sobre a comunicação com a Ferrari. Em certo momento da prova, com grande disputa entre eles, ele chegou a dizer apenas: “isso é ridículo”.

“Massa estava bem mais lento e consegui o ultrapassar na curva. Como Felipe disse, trabalhamos para empresas, para times, e algumas vezes no ano vimos acidentes entre companheiros de time. Hoje a Ferrari colocou 42 pontos no bolso. Isso é o que importa aqui”, completou.

O diretor de comunicações Luca Colajanni negou qualquer jogo de equipe. “Não demos instrução alguma. Eu não acho que nada tenha sido feito de forma errado ou que tenhamos quebrado o regulamento”, disse ele, à BCC.

“Fernando estava ligeiramente mais rápido naquele momento, e nós apenas informamos os pilotos”, completou.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GEDDEL DETONA ESCAPADA DE WAGNER DO DEBATE


A decisão do governador Jaques Wagner (PT) de não participar do debate promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), a ser transmitido pela TV Aratu no próximo dia 11, foi um prato cheio para que os seus adversários detonassem a capacidade de argumentação do petista com relação ao seu preparo político. Assim fez o candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Geddel Vieira Lima. “Eu lamento profundamente essa demonstração de fuga, que mostra que ele não está pronto para enfrentar críticas ao governo fraco que realiza, nem mesmo tem propostas para contrapor ao que apresentaremos para a construção do nosso estado”, criticou. O peemedebista disse que a sua postura é diferente. “Debato em qualquer dia, horário e local sobre qualquer tema e com qualquer candidato. Vou até o Palácio de Ondina se for preciso. É lamentável alguém que se diz republicano e democrático se posicione como coronel”, atacou. Na avaliação de Geddel, o chefe do Executivo estadual minimizou a importância da UPB, sobretudo dos prefeitos, que estão ansiosos para ouvir as propostas dos postulantes ao cargo majoritário.

Rede Bahia informa a Wagner que fará pesquisas Ibope e Datafolha a partir de agosto

A assessoria do governador Jaques Wagner (PT) comunicou há pouco, através de release, que o diretor de jornalismo da Rede Bahia, Roberto Appel, informou hoje que a emissora encomendou seis pesquisas ao Ibope, que serão divulgadas em agosto (duas delas) e setembro (quatro). A primeira será conhecida na primeira quinzena de agosto ficando a segunda para o final do mês. Em setembro, além das duas pesquisas convencionais, haverá uma terceira na véspera da eleição e a última de boca de urna. A emissora divulgará também pesquisas do Datafolha.

ACM Neto é o candidato com mais propaganda irregular

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) identificou pichações com tamanho superior ao permitido pela legislação, em diligências realizadas nesta quarta-feira, 21, pelas avenidas Garibaldi, Juracy Magalhães Júnior, ACM, Tancredo Neves, Magalhães Neto e na região do Stiep. Do total de seis muros encontrados com propaganda irregular, três divulgavam a candidatura do deputado federal ACM Neto (DEM), dois eram favoráveis ao deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) e um outro continha o nome do deputado estadual Carlos Ubaldino (PSC). O chefe de cartório da 11ª Zona Eleitoral e coordenador da fiscalização, Hilton Costa Júnior esclareceu que a legislação proíbe a propaganda em passarelas, pontos de ônibus, muros de escolas e embaixo de viadutos. “As irregularidades ainda são comuns, infelizmente, porque o candidato precisa parar de trabalhar em sua campanha para prestar esclarecimentos à Justiça Eleitoral”, lamentou. (A Tarde)

Indio insinua elo PT-Comando Vermelho

O deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), ligou indiretamente ontem o Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio, ao PT. A declaração aumenta a polêmica criada por ele no fim de semana ao acusar o partido de ligação com as Farc e com o narcotráfico. Indio, que acompanhou Serra em visita ao Rio, afirmou existirem “vários indícios de ligação do Comando Vermelho com as Farc”. “A gente vive aqui no Rio de Janeiro, no meio de uma guerrilha urbana alucinada por conta do narcotráfico. Veja só: PT e as Farc. As Farc e o narcotráfico. O narcotráfico e o Rio de Janeiro, o Comando Vermelho, com indícios muito claros de relacionamento. Agora ela [Dilma] tem que dizer o que ela acha. Se ela acha que tem problema ou não essa relação.” (Folha)

Dirigente do Vitória: "Leão já deveria ter se aposentado"


O diretor de futebol do Vitória, Carlito Arini, culpou o técnico Emerson Leão pela confusão que tomou conta do gramado do Barradão, após o empate por 2 a 2 entre Vitória e Goiás . Segundo ele, o técnico da equipe goiana é mestre em conturbar o ambiente quando o placar não o favorece.

"O Leão já deveria ter se aposentado há muito tempo, mas continua fazendo essas palhaçadas. Além de criar a confusão, ele levou os atletas dele a fazerem o mesmo", criticou o dirigente.

Após a pancadaria, Leão, Marcão, Romerito e Rafael Moura foram levados para a 10ª DP de Salvador e estão prestando depoimentos.

Nenhuma religião evita divórcios, aponta pesquisa


O que Deus uniu o homem separa. Um cruzamento entre dados de estado conjugal e religião realizado pelo Nepo (Núcleo de Estudos de População) da Unicamp mostra que a fé não segura casamentos.


De acordo com o texto, a proporção das mulheres separadas, desquitadas ou divorciadas de cada igreja é muito similar à distribuição das crenças pela população. Segundo a pesquisadora Joice Melo Vieira, que cruzou os dados, estudos no Brasil e no exterior mostram que a preocupação é estar em relações satisfatórias. Como a separação já não é tão estigmatizada, o fim da união é sempre uma possibilidade quando as coisas vão mal.

No final, relata Vieira, o que faz casais à beira da separação pensarem duas vezes são a situação dos filhos e a questão financeira. Como hoje mais mulheres trabalham, a dependência econômica não segura mais o casamento. Já os filhos o fazem apenas por tempo limitado.

terça-feira, 20 de julho de 2010

QUEM É QUEM NA POLÍTÍCA ESTADUAL




Nos corredores da Assembléia é comum encontrar deputados, assessores e até mesmo líderes políticos do interior fazendo as contas de quantos deputados devem eleger cada coligação.

PT, PMDB, DEM, PR, PDT, PCdoB, por exemplo, apostam alto na disputa para fazer um maior número de parlamentares. Do interior do estado ou na capital baiana surgem candidatos com grandes chances de serem eleitos e outros nomes são citados para permanecerem na casa.

Com históricos políticos, engajamento social, ou até sem experiência, mas com grande poder de persuasão e carisma, candidatos surgem aos montes em todas as legendas. Nem bem a campanha começou a tomar as ruas e muitos já são alçados à condição de destaque, como nomes fortes para atrair o eleitorado.

Na matemática dos partidos, a maioria tem como alvo a ampliação no número de representantes. O PT, hoje com dez deputados estaduais, corre para fazer entre 13 e 15 parlamentares. "O Partido dos Trabalhadores vai se empenhar bastante, com o objetivo de que a nossa bancada cresça", enfatiza o líder petista na Assembleia, deputado Paulo Rangel.

Segundo ele, apesar das dificuldades de avaliação, os resultados positivos são traçados a partir de uma "visão global dos apoios".

Nos bastidores do partido, a lista é grande de nomes possíveis de saírem com vitória nas eleições de outubro. Entre os que deve ser reeleito, o deputado Zé Neto, com base eleitoral em Feira de Santana, dispara com folga. Em seguida aparece o nome de Neusa Cadore, J. Carlos, Fátima Nunes e Paulo Rangel.

Já entre os novos, os mais citados são Rosemberg Pinto, Marcelino Galo, Luiza Maia, esposa do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e Maria Del Carmem.

Uma das fortes apostas que surge no interior do estado é José Raimundo, de Vitória da Conquista. Ele deve abocanhar a votação do atual líder do governo na Assembleia, Waldenor Pereira, que este ano tenta ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Surgem com força ainda os ex-prefeitos Carlos Brasileiro, de Senhor do Bonfim, e Joseildo Ramos, de Alagoinhas.

No bloco dos comunistas, o deputado Álvaro Gomes, que popularizou o projeto de extinção da tarifa telefônica, segue como candidato forte à renovação de mandato. No PCdoB, são tidos como apostas os vereadores Olívia Santana, da capital; Jean Fabrício, de Vitória da Conquista; Kelly Magalhães, do município de Barreiras; e Venceslau Junior, de Itabuna. Ao todo, o PCdoB deve ter 15 candidatos. Vale ressaltar que o diretório do partido tem dito que não irá fazer coligações na proporcional. Para federal, o comunista Edson Pimenta deverá disputar com seu “camarada”, Daniel Almeida, o lugar de mais votado. Os comentários é que os dois devem se eleger.

Na base da oposição, com a desistência do deputado Emério Resedá (PDT), é tida como certa a eleição do seu genro Wellington Passos (DEM), conhecido por Tom, para deputado estadual.

Com base no apoio que vem recebendo dos "carlistas", ligados ao deputado ACM Neto, Bruno Reis, um dos seus assessores, é considerado um dos donos a uma cadeira na assembleia a partir do próximo ano.

Também é comentada a viabilidade da eleição do Deputado José Nunes (DEM), para deputado Federal, levando em consideração a desistência de Fernando de Fabinho que deve descansar até as eleições municipais e Aroldo Cedraz, que atua como Ministro do Tribunal de Contas da União, ficando a região do sisal sem uma representação local.

É visível o crescimento da base eleitoral do deputado Luciano Simões, sendo o mais cotado entre os pmdbistas. Ele disputa o primeiro lugar na legenda com o fiel companheiro do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Pedro Tavares.

O deputado Joélcio Martins que herdou na região muitos votos de Targino Machado que não ultima eleição não concorreu, está procurando garantir os possíveis desfalques na região oeste, já que Machado deve está retornando para buscar uma vaga na assembleia. Martins continua fiel a Geddel e a sua historia junto ao PMDB.
em nossa região merece destaque o esforço e dedicação do jovem politico Willian Jatobá,que vem com tudo,cercado de pessoas honestas e que ama serrinha,Willian pode sim,chegar a assumir uma cadeira de deputado,o que não seria nenhuma surpresa.

JOSÉ RIBEIRO É RADIALISTA-(FOTO)