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A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

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DISSE JEOVÁ DEUS: "Eu sou Jeová.Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso,mas com respeito ao meu nome, Jeová,não me dei a conhecer a eles".Êxodo 6:1-30

segunda-feira, 31 de maio de 2010

VEREADOR ERNESTO FERREIRA DENUNCIA PRECARIEDADE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SERRINHA


O vereador Ernesto Ferreira encaminhou documento ao ministério público,
onde aponta várias irregularidades,inclusive na distribuição da merenda escolar.nosso
BLOG publica algumas dessas denuncias e se coloca também a disposição para que a Secretaria de Educação também possa se manifestar sobre a situação.
Na Escola OTAVIO COSTA do Povoado das Três Estradas, não tinha água e a merenda escolar não seria oferecida aos poucos alunos que se encontravam nas duas salas. A merenda escolar fica armazenada num cubículo, sem ventilação, úmido, alimentos da merenda escolar armazenados em condições inadequadas.

Na escola Rubem Carneiro da Silva no Povoado da Sorocaba, é uma catástrofe, duas salas e somente 10 alunos, os sanitários entupidos e sem qualquer condição de uso, a merenda escolar num cubículo, com alguns itens tipo milharil, leito em pó no chão, não tem cardápio, não tem material de limpeza, não tem água potável, o tanque que armazena água cheio de insetos, uma catástrofe.
Na escola do povoado da LICURITUBA, tudo muito arrumadinho, mas duas turmas amontoados numa única sala com duas professoras ministrando aulas, o cardápio da merenda escolar é um e o oferecido totalmente diferente.
No Ginasio do Povoado do RECANTO, não tem água, não tem açúcar, não tem suco, não tem arroz, não tem papel higiênico, só tem dois sanitários para cerca de 100 alunos, a diretora não comparece na escola, merenda escolar foi encontrada com data vencida desde março de 2010, os livros didáticos estocados numa sala no chão, a merenda escolar que resta estocada num armário todo enferrujado, não tem cardápio
Nessas escolas visitadas no ano de 2010 o Conselho de Alimentação Escolar não fez visitas até a presente data. A merenda escolar é um bem estar proporcionado aos alunos durante sua permanência na escola e tem como principal objetivo suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade de aprendizagem, formar bons hábitos alimentares, manter o aluno na escola.

Foi verificado nestas escolas que não havia condições mínimas ( liquidificador, fogão, mesas, armários), utensílios (panelas, facas, colheres, garfos, pratos, copos), espaço físico (presença de pias, área para armazenagem dos gêneros alimentícios), para confeccionar adequadamente os cardápios indicados para a alimentação escolar.

Verificou-se a falta de atuação do Conselho de Alimentação Escolar, ação que poderia ser uma garantia de que os recursos destinados à alimentação escolar não estão sendo mal empregados. As funções de orientar, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos destinados à merenda, bem como a prerrogativa de interferir nas decisões de compra de produtos e na composição dos cardápios, deve ser exercido pelo CAE, sob pena de comprometer os princípios da descentralização e fragilizar o Programa Nacional de Alimentação Escolar.


A falta de infra-estrutura, espaços físicos (cozinhas) adequados e de equipamentos básicos, impossibilita o armazenamento dos alimentos perecíveis Ficou constatado que as refeições quando oferecidas nas escolas apresentaram-se insatisfatórias, considerando que não tem no cardápio a presença de frutas, legumes, hortaliças “in natura”, em geral; os hortifrutigranjeiros, na maioria das vezes, não eram comprados com regularidade, para alimentação escolar, o que interfi na qualidade da composição do cardápio.

As escolas não possuem hortas, faltam alimentos orgânicos (frutas, folhosos, leguminosas, verduras, tubérculos, etc.) na composição dos cardápios das escolas para variar e tornar a merenda mais nutritiva e rica em todos os minerais e vitaminas que as crianças precisam. É necessário desenvolver trabalhos sobre: nutrição e educação alimentar envolvendo as merendeiras e os alunos, com o objetivo de fornecer conhecimento, esclarecimento e orientação sobre os fatores relativos à alimentação e nutrição. É fundamental fazer um curso de Boas Práticas de Fabricação para as merendeiras, assim como, de princípios da nutrição para melhorar a qualidade e a segurança na alimentação elaborada.

Os gestores deveriam participar de forma mais comprometida e eficiente na realização da merenda escolar, pois fica impossível desenvolvê-la nas escolas da rede municipal sem um maior empenho e boa vontade. Falta a participação mais efetiva de profissionais capacitados para dar suporte técnico à merenda escolar.

De acordo com o que foi visto, evidencia a necessidade de uma atuação mais eficiente do Conselho de Alimentação Escolar, como espaço de participação popular e de promoção do PNAE.O objetivo deste trabalho é mostrar a realidade das 4 escolas visitadas no dia 26 de maio de 2010 pelo vereador ERNESTO FERREIRA.