NOVA RÁDIO CLUBE SERRINHA 24 HORAS NO AR

RADIOS NET:MELHOR PLATAFORMA DE RÁDIOS

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.

A BIBLIA É A PALAVRA DO DEUS VIVO JEOVÁ.
DISSE JEOVÁ DEUS: "Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne.Portanto, seus dias somarão 120 anos."Gênesis 6:1-22

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

WAGNER LIDERA CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Campus, envolvendo um universo de 2587 entrevistados em todo o estado entre os dias 15 a 23 de novembro, assegura a reeleição do governador Jaques Wager (PT). Na mostra espontânea, Wagner aparece com 33,1% das intenções de voto contra 11,6% do ex-governador Paulo Souto (DEM). O ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) surge em terceiro lugar com apenas 3,4%, seguindo de ACM Neto (DEM) 1,6%. Já na estimulada, Wagner permanece na primeira colocação com 48,4% dos votos, enquanto Souto surge com 26,4%, Geddel com 12% e Hilton (PSOL) com 1,5%. O instituto simulou também os resultados para o segundo turno. O governador lidera, quando confrontado com Paulo Souto, com 56,3% dos votos. Seu antecessor perderia a eleição pois obteria apenas 33,1%. Wagner ampliaria a vantagem se disputasse a segunda rodada eleitoral com Geddel, sempre conforme o instituto. Wagner dispararia com 61,2%, contra 23,3% do ministro da Integração Nacional. De acordo com o Campus, no quesito rejeição, Hilton Coelho aparece na liderança com 41,5%, tendo atrás Paulo Souto 19,8%, Geddel 13,7% e Wagner 10,3%. A pesquisa foi divulgada hoje apenas pelo jornal Tribuna da Bahia.

XV CAMPEONATO RURAL DE FUTEBOL.

ALO TORCEDOR NESTE DOMINGO TEM DUELOS DE GIGANTES NO MARIANÃO.

A GRANDE DECISÃO DO XV CAMPEONATO RURAL DE FUTEBOL.

OS CONFRONTOS COMEÇAM A PARTIR DAS 13H15.

VOCÊ NÃO PODE PERDER.

VAI ROLAR MUITA EMOÇÃO.

TANQUE GRANDE E LEVADA NA DISPUTA SADIA DO 3.º LUGAR

SOROCABA E LAGOA DE FORA O REPETECO DA DECISÃO CINCO ANOS DEPOIS.



VÁ VER A FORÇA, E A COMPETÊNCIA DAS QUATRO MELHORES EQUIPES DE FUTEBOL DA ZONA RURAL

XV CAMPEONATO RURAL DE FUTEBOL, A MAIOR PAIXÃO ESPORTIVA DAS COMUNIDADES RURAIS.

LEITOR DO BLOG NÃO GOSTA DO GOVERNO DE OSNY

Gostaria que o blog postasse uma matéria sobre a implantação da taxa de iluminação pública na cidade de Serrinha, o governo ordinário do PT que tanto diz ser do "POVÃO", está indo contra aos que colocaram eles no poder... Vale lembrar que essa lei foi criada em 2005, aprovada na câmara de vereadores, e só posta em prática no governo do PT, sem se quer avisar aos consumidores. Aguardo a matéria Wanderson Cordeiro... E DIGA Ñ A OSNI CARDOSO.

Milagre! Oito pessoas escapam depois de carreta invadir casa em Nova Fátima


Antonio Luiz Santos Pereira, morador de Salvador, conduzindo a carreta de placa JLA - 7226 / Camaçari, perdeu o controle por volta das 05h da manhã deste domingo (29) no Km 85 da BR-324 a 5 km de Nova Fátima. De acordo com o motorista, ele viajava pra Juazeiro onde pegaria uma carga de manga, naquele trecho acabou cochilando, entrou dentro da roça, andou cerca de 300 metros derrubando tudo que tinha pela frente e só parou quando se chocou com a residência que tinha uma família com 8 pessoas.

O carreteiro disse que ficou o dia inteiro de sábado (28) com um problema de entrada de ar no carro em Feira de Santana, chamou um colega para ir buscar a carga, "quando chegou, ele mesmo consertou o carro e disse que eu podia seguir a viajem eu acabei viajando, mas infelizmente aconteceu o acidente. Eu não tive como controlar o carro, pois no impacto acabei caindo na cama do carro e fiquei distante do volante quando percebi já estava dentro da casa. Foi um desespero, oito pessoas gritando ao mesmo tempo" declarou o carreteiro.

Uma das sobreviventes Tarcisia Vaneia Matos Almeida disse que já estava acordando e seu esposo abraçou com ela e desesperados saíram pela janela. "parece coisa de cinema, só acredita vendo" eram oito pessoas e o único que apresentou lesão mais grave é o seu irmão conhecido por Beto, que sofreu uma lesão na coluna e sua mãe quebrou um dos braços.

Manoel Carneiro, 70 anos, patriarca da família, disse que não pode imaginar como aconteceu uma tragédia dessa e ninguém teve nada demais, "mas fico agradecido por Deus foi que me valeu.

Eu já estava levantando eu e a mulher, ela já estava até rezando foi quando vi o barulho" declarou o aposentado. Zé messias disse que só viu a porrada e a dor, não imaginou que fosse uma carreta.Estavam na residência, Manoel Carneiro, José Messias, Tarcisia Vanéia, Terezinha Carneiro, Rosalvo, Valmir, Roberto e Agnaldo.

Beto está internado no Cleriston Andrade em Feira de Santana e os demais membros estão no quintal da casa recebendo amigos e curiosos.

Salvos pela mão Divina - O tamanho da tragédia e ninguem vir a óbito faz crê que ouve uma interceção de uma força superior. Entre os escombros estava uma moldura, intácta e visivel que diz: " bem aventurados os que crê e ouvem as palavras e que guardam estas coisas no seu coração, como estão escritas". O senhor Manoel emocionado falou que estava se levantando no momento do acidente, mas que sua esposa já estava rezando. Não ficou nenhum espaço da casa que não fosse atingido pela carreta e pela proporção da tragédia, a fratura no braço de dona Terezinha e a lesão na coluna que Beto sofreu, embora todos tenham esperança que não apresetará maiores gravidades, pois não saiu de forma desesperadora.

Serrinha goleia Porto Seguro e está na final do Intermunicipal


O jogo dentro de casa já dava certo favoritismo enquanto que Porto Seguro precisava correr atrás do "leite derramado", pois havia perdido dentro dos seus domínios por 2 a 0.

A partida contou com um grande publico nas arquibancadas e para a surpresa de muitos, um feito inédito no futebol, quando centenas de torcedores de Coité, se misturavam aos serrinhenses torcendo pela mesma agremiação. A ausência da seleção coiteense na disputa e a paixão do povo pelo futebol fez com que o torcedor procurasse uma equipe para torcer e encontraram a vizinha Serrinha que distancia apenas 35 km, além de ter contratado para o seu elenco nada mais nada menos que oito atletas que atuaram por Coité na conquista do Tetra campeonato do Intermunicipal.

Porto Seguro também investiu em atletas que se consagraram por Coité e para orgulho de muitos, nesta partida havia onze atletas em campo, que deram a volta olímpica no ultimo intermunicipal, jogando por Coité.

O jogo - A partida prometia muita emoção, pois, apesar de Serrinha jogar na vantagem havia o respeito por enfrentar aquela que ainda tinha a melhor campanha no campeonato. A primeira etapa foi bastante disputada com as duas equipes buscando os gols e o primeiro saiu aos 40 minutos para o time da casa através de Fabinho que recebeu um cruzamento na entrada da pequena área e jogou no canto esquerdo de Rose. O primeiro tempo ficou no 1 a 0 para Serrinha.

Inicio da segunda etapa, Porto Seguro tinha a difícil missão de fazer três e não sofrer mais nenhum e passou a pressionar mais, mas teve que permitir os contra ataques rápidos de Julinho, Pitchaco e Galego e em um desses, um atacante foi derrubado na área e o árbitro Jailson Macedo Freitas estava próximo ao lance e marcou a penalidade.

Pitchaco que havia marcado dois no jogo de ida, partiu para cobrança e deslocou o goleiro que caiu no lado oposto. 2 a 0 a torcida já vibrava a classificação e sacramentou depois de mais um contra ataque, a bola caiu nos pés de Pitchaco que não perdoou e mandou para o fundo das redes estabelecendo o placar final de 3 a 0.

No duelo dos irmãos Carijé vantagem para João - Zé Carijé é mais veterano, embora tenha conquistado títulos por Coité no ano de 2005, 2006 e 2007 levando no braço a fita de capitão, no banco ou de vez em quando João Carijé fazia dupla de zaga com ele.

No ano passado (2008) Zé,( de vermelho) preferiu procurar outros rumos e disputou o campeonato por Araci, fez boa campanha, mas não chegou a final. João por sua vez vestiu a camisa que era de Zé e ajudou na conquista do tetra.

Este ano (2009) com a não participação de Conceição do Coité no campeonato, os atletas se espalharam, uns para Pojuca, outros para São Francisco do Conde, Santaluz, boa parte para Porto Seguro inclusive Zé Carijé e a maior parte para Serrinha, no bloco está lá João Carijé. Os manos se enfrentaram em dois jogos, melhor para João que viu sua equipe marcar 5 e não sofreu nenhum.

João Carijé pode alcançar seu tetra consecutivo 2006, 2007 e 2008 por Coité e 2009 por Serrinha. A palavra Carijé é do bairro aonde eles residem na cidade de Conceição do Coité.

Mas a grande façanha mesmo em nível de títulos consecutivos está nos pés de Pitchaco e Julinho tetra por Coité e nas mãos do goleiro Marcio Greick. Estes três poderão conquistar o penta do intermunicipal caso Serrinha conquiste seu terceiro titulo, cujo último aconteceu em 1988.

A seleção dirigida por Dinho que conquistou os titulos como atacante, vai enfrentar São Francisco do Conde na vantagem da segunda partida em casa. São Fransico precisava de dois gols de diferença contra Coaraci na tarde deste domingo e consegiu vencendo por 3 a 1. A primeira acontece no próximo domingo na cidade do recôncavo.

Profissionais de imprensa do interior reclamam da forma com são tratados nas coberturas das visitas de Wagner

A humilhação e o constrangimento começam na escada de acesso ao palanque, quando misturado ao grande número de políticos que querem subir e são minuciosamente identificados, os repórteres encontra pela frente "um braço esticado e uma mão bem firme na grade de proteção", seguida da expressão dura e fria, "imprensa, aqui não".

O repórter freelance Paulo Luiz Oliveira, que foi barrado na entrada da área reservada em frente à agência do Banco do Nordeste, em Conceição do Coité, falou que não entendia as colocações feitas pelo governador Wagner em quase todos os discursos, dizendo que tem orientado os seguranças não afastar do povo e lembrou a referência feita pelo chefe do executivo baiano em Uauá, quando chamou os seguranças de "gorila". "Quero andar livre e não quero gorila impedindo eu falar com o povo. Eles apenas evitam alguns que tomaram um "goró" a mais (beberam em excesso)", lembrou Luiz as palavras de Wagner.

Em Teofilândia, o gerente da Rádio Continental AM de Serrinha, Alex Silva, lamentou a forma como estão sendo tratados, pois a rádio faz o investimento com transporte, pessoal, para divulgar a ação do governo, promovendo naturalmente o governador e a recepção é a pior possível.

O repórter Cleriston Silva, do jornal Serrinha Agora, apresentado diariamente na Rádio Continental, disse que não concorda com esta forma de tratamento por parte dos seguranças e do cerimonial e lamentou a "bronca" levada por uma pessoa que se identificou com da equipe do governador, por ter feito mais de um pergunta na coletiva que aconteceu depois de muito protesto na cidade de Teofilândia.

Clodoaldo Matos, afirmou que é verdadeiramente sufocante fazer cobertura das viagens de Wagner, pois "ainda não caiu à ficha de quem organiza estes eventos. Afinal nós é que temos o poder de atingir as massas".

O radialista J. Neto, da rádio Piquaraça FM de Monte Santo, falou que foi constrangido na cidade de Nordestina e afirmou que estas atitudes demonstram a falta de visão, na prática, da assessoria do governador e isto já esta refletindo de forma negativa para o governo. ?Quem tem interesse na divulgação das inaugurações é ele (o governador) e nós vamos falar em nossos programas é desta humilhação que sofremos e podado de exercer a nossa missão, que é informar", lamentou.

Gilberto Oliveira, apresentador de um jornal na Rádio Jacuipe AM, em Riachão do Jacuipe, falou ao vivo no programa de sexta-feira (27), que não iria a Coité fazer a cobertura, pois sabia com seria tratado, pois tinham passado por constrangimento em outras cidades.

Para Adilson Nunes, do jornal periódico, "Noticias da região do sisal", você não tem a quem recorrer. "Se vai a pessoa responsável pela imprensa, eles dizem que o palanque é um local de intimidade política e pode sair uma conversa que não é informativa e ser divulgada de forma diferente. Eles também passam o problema para o cerimonial. O cerimonial, diz que é uma questão de segurança. A segurança fala que é a lotação do palanque e quando ficamos a observar que não pára de subir pessoas, menos a imprensa, que fica lá embaixo com vontade de fazer um bom trabalho", falou.

O fotografo Raimundo Mascarenhas, do CN lamentou a falta de informações sobre o roteiro do governador em Conceição do Coité, pois ninguém sabia informar o que ele iria fazer na cidade, além de participar de um ato em frente à agência do Banco do Nordeste. "Foi necessário um ligação para o vereador Betão (PT), que disse que Wagner estava no Bairro da Jaqueira e seguia para a estrada e Salgadália. Tivemos que sair às pressas para acompanhar a comitiva, conseguindo fazer o trabalho apenas da estrada", lamentou.

Para Valdemi de Assis, do CN, esta faltando um credenciamento prévio, um local para reunir os profissionais de imprensa, o fácil acesso as autoridades, pois "muitas das vezes necessitamos entrevistar outras autoridades, além do governador e eles estão sempre nos palanques, daí eu entendo a preocupação dos colegas", falou Assis.

"Para o fechamento de uma matéria, é necessário ouvir outras pessoas envolvidas no assunto e quando o governador desce do palanque e acontece à coletiva, você perde de vista as outras autoridades que nunca ficam no ambiente depois que Wagner se retira", concluiu.

Hotel é parcialmente destruído pelo fogo em Caldas do Cipó

Um incêndio destruiu parcialmente neste domingo (29) o Grande Hotel de Caldas do Cipó, localizado no município de mesmo nome, a 240 km de Salvador. As labaredas começaram a consumir o prédio por volta das 18 horas. Apesar do Hotel estar desativado há pelo menos dez anos, houve muita correria e confusão.

No local, funciona a Secretaria da Fazenda do Município. Receosos de que o incêndio destruísse equipamentos e a papelada do órgão, populares correram para o local, a fim de salvar o que fosse possível.

Em Caldas do Cipó não há posto do Corpo de Bombeiros, por isso, foi necessário que um grupamento da corporação se deslocasse do município de Alagoinhas, a fim de combater o incêndio. Até o fechamento desta edição, não foi possível confirmar se o incêndio foi controlado. Não houve vítimas.

O Grande Hotel de Caldas do Cipó foi inaugurado ainda na década de 50, em solenidade que contou com a presença do ex-presidente Getúlio Vargas. O empreendimento representa os tempos áureos da economia do município, e se reveste de importância histórica.

BAHIA FERE LEI E BATIZA RUAS COM NOME DE VIVOS

Espaços públicos de Salvador e de cidades do interior continuam a receber nomes de pessoas vivas no estado da Bahia. Em Salvador, são encorajados pela ação tímida do Ministério Público estadual, que, alegando dificuldade no controle dessa demanda, deixa de encaminhar denúncia à Justiça. Longe da capital, municípios são enquadrados pela instituição. Em Salvador, não é difícil reconhecer como contemporâneas as personalidades que dão nome a ruas, praças, escolas e viadutos. Mesmo passada a fase mais crítica desse processo, quando um sem-número de logradouros públicos, em todo o estado da Bahia, foram batizados com o nome do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (DEM) e do seu filho Luís Eduardo Magalhães (DEM), hoje falecidos. A prática continua em voga. Em menor escala, figuras de destaque na história política e social do estado são homenageadas em vida. O ex-governador Roberto Santos tem o seu nome em equipamentos tão modernos quanto viadutos e estádios de futebol. O viaduto Roberto Santos liga a Avenida Centenário ao Vale do Canela, no centro. Mas também segue denominando o Estádio Roberto Santos, para quem não sabe, o reformado Estádio de Pituaçu. O Hospital Roberto Santos, no bairro do Cabula, também é a homenagem que o ex-governador teve o privilégio de receber, em março de 1979.

MÉDIA DE 70 ASSALTOS POR DIA EM SALVADOR

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou, de janeiro a setembro deste ano, 18.924 roubos a transeuntes em Salvador e região metropolitana. A média catalogada por servidores do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) é de 70 pessoas vítimas de assaltantes a cada 24 horas. Os números são um alerta para os consumidores que ainda não fizeram as compras de Natal e Ano Novo. Com a proximidade dos festejos de fim de ano, faz-se necessário tomar precauções para não se transformar em alvo dos assaltantes. Nesta época, os números de delitos sobem muito. Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que, no ano passado, 23% do total de roubos realizados em Salvador e região metropolitana (5.996) aconteceu entre os meses de outubro e dezembro. Em 2007, este índice foi de 20% (6.891) do total na mesma região.

sábado, 28 de novembro de 2009

SECRETÁRIO IRONIZA REPRESENTAÇÕES DO PMDB


O secretário de Comunicação do Governo do Estado, Robinson Almeida, ironizou ao saber que o PMDB pretende entrar, na semana que vem, com duas representações contra o governo Jaques Wagner em Brasília por supostos crimes relativos a investigações de maracutaias na Agerba. Segundo ele, o agora adversário político procura ressuscitar o folclórico ex-governador Octávio Mangabeira. “Veja que absurdo: quem está investigando (corrupção) é que está sendo acusado de prevaricar”, disse Almeida ao jornal A Tarde. Segundo o secretário, não há nada na atitude de Wagner que possa caracterizar sua ação ao longo da Operação Expresso que possa ser caracterizado como omissão. “Como gestor cioso de suas responsabilidades, o governador chamou os auxiliares e os advertiu sobre possíveis irregularidades. Assim que foram formalizadas (as acusações), mandou investigar”, atestou.

CÂMARA MUNICIPAL DE SERRINHA

CONVITE

Serrinha/Ba, em 25 de novembro de 2009.





Prezado Senhor,



Com cordiais cumprimentos, venho por meio deste, na qualidade de Presidente desta casa, Convidar Vossa Senhoria para a Sessão Especial de entrega dos Títulos de Cidadãos Serrinhenses aos Ilustres:



Sr. Samuel Augusto Rodrigues Nogueira Filho

SR. Marcus flavius Borba Lins da silva

Sr. Wery de oliveira silva

Sr. Natalino Manoel do sacramento

SR. GELSON GIGINO DA SILVA

SR. CLEVERSON DE MATOS

SR. GELSON HIGINO DA SILVA

SR. ANTONIO SERGIO ARAÚJO DE ANDRADE

SR. JOSÉ JIVALDO OLIVEIRA DE JESUS

Srª. ANA SUZANA OLIVEIRA

SRª. MARIA DE FATIMA MADEIRO MONTEIRO

DRª.TATIANE FRANKLIN FERRAZ

DR. GIL BRAGA DE CASTRO SILVA

DR. Antonio Eduardo de oliveira estrela



E a Comenda Bernardo da Silva aos Ilustres:



DR. ANTONIO EZEQUIEL DA SILVA e ao PROF. WALDIR CORREIA DE CERQUEIRA



Local : Câmara de Vereadores de Serrinha

Data : 01 de dezembro de 2009 - Horário : 19:00



Atenciosamente,



Ver. João Pinheiro Lima

Presidente da Câmara Municipal

Empresário é encontrado morto em Motel de Serrinha


Cristiano Andrade Pereira, 36 anos, morador do bairro Mangabeira em Feira de Santana, proprietário da Empresa Everest, que atua no ramo de locação de máquinas para construção civil, foi encontrado morto no final da manhã desta quinta-feira (26) no Motel Hollyood na cidade de Serrinha.

De acordo com Edílson Lisboa, administrador do estabelecimento, um cliente chegou ao motel por volta das 10 horas da manhã de quarta-feira (25) no Pólo prata de placa JRB - 7133 e se hospedou como qualquer outro cliente que chega, entrou no apartamento de forma normal do dia a dia, ”mas quando passa um determinado tempo sem pedir uma cerveja, uma água mineral, a gente acha suspeita, como já se passava mais de 24 horas, ai para a gente preservar a nossa segurança e dos nossos clientes, eu peguei a placa e liguei para o 190 e procurei o plantonista e passei o que estava acontecendo, ele levantou a placa do carro disse que não havia nenhum problema, ‘o carro era limpo’, mas que tinha sido informado do desaparecimento de um empresário de Feira de Santana e a família tava procurando, resolvi interfonar para o quarto e nada de responder, bati na porta, mas ninguém respondia, retornei a ligação para a policia que mandou a viatura, assim que a guarnição chegou, eu passei a copia da chave e ao entrarem no quarto os policiais constataram que o empresário estava morto no banheiro, e depois de verificarem os documentos e o carro que estava sendo procurado confirmaram se tratar de Cristiano.

A vitima foi encontrada com uma corda no pescoço amarrada na centelha do banheiro. Ainda segundo o funcionário do Motel, parece que ele foi pra lá somente para consumar o suicídio, pois nada no quarto foi mexido, nem o lençol da cama. A policia encontrou todos os seus pertences numa sacola, mas nenhum bilhete informando o motivo do ato.

Um primo do empresário de pré nome Edange, disse não ter explicação Cristiano ter cometido suicídio, segundo ele, uma pessoa bem equilibrada financeiramente e tranqüila. No dia que desapareceu havia deixado a filha na escola, “ninguém podia imaginar que pudesse tirar a própria vida" lamentou. A Policia Civil de Serrinha já iniciou as investigações

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Deputados usam verba da Câmara em suas empresas

Documentação secreta no STF (Supremo Tribunal Federal) indica que deputados federais direcionaram sistematicamente verba pública da Câmara para as suas próprias empresas ou para as de familiares, informa reportagem de Alan Gripp e Ranier Bragon, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, um dos exemplos se refere à Rádio e TV Difusora do Maranhão, pertencente à família de Edison Lobão (Minas e Energia). No ano passado, a emissora recebeu recursos da mulher do ministro, a deputada Nice Lobão (DEM-MA).



Os documentos mostram que os repasses mensais, de R$ 5.727, foram feitos dentro da rubrica "manutenção de escritório", uma subdivisão da chamada verba indenizatória de R$ 15 mil mensais usada pelos deputados.

Assim como Nice Lobão, Marcelo Teixeira (PR-CE) apresentou notas mensais de R$ 5.550 do Plaza Praia Suítes, em Fortaleza, hotel do qual é proprietário. O empreendimento figura entre os doadores de sua campanha a deputado em 2006, com R$ 25 mil.

Outro lado

Sócio da Rádio e TV Difusora do Maranhão, o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA), filho do ministro, afirma que o repasse se refere ao aluguel, pela Difusora, de um escritório à deputada.

"O escritório existe, é conhecido por todos e funciona cinco dias da semana. Estava locado até quando era permitido pelas regras [internas da Câmara]", disse o senador. O ministro Edison Lobão estava ontem em viagem ao exterior. De licença médica, Nice também não comentou os gastos.

Teixeira, por sua vez, disse que os recursos custearam a locação de carros para sua atuação no Estado --serviço que, segundo ele, é oferecido pelo hotel: "Não vejo nenhum problema. Procura ver na forma da lei se a empresa recebeu de fato os recursos e se recolheu os impostos. Isso é que importa".

Revisão do Código de Trânsito endurece a lei seca

Uma das novidades da reforma que está sendo promovida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o endurecimento da lei seca, que penaliza o motorista flagrado dirigindo alcoolizado. Pela proposta aprovada, nesta quarta-feira, 25, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, o condutor que estiver com sinais notórios de embriaguez será criminalizado, mesmo que se recuse a fazer o teste do bafômetro. Além da multa e da perda da habilitação, terá de cumprir pena de detenção de 6 meses a 3 anos.

"O condutor não terá mais a opção de fazer o teste do bafômetro. Se ele estiver com características de que bebeu, ficará automaticamente caracterizado isso, mesmo que ele não faça o teste do bafômetro", explicou a deputada Rita Camata (PSDB-ES), relatora do projeto de lei que altera o Código de Trânsito. "Vai ser igual a exame de DNA: quem se recusa a fazer o teste é automaticamente considerado o pai da criança", resumiu Camata. Hoje, quem é flagrado em uma blitz com sintomas de embriaguez e não quer fazer o exame do bafômetro, tem o carro e a carteira de habilitação apreendidos, mas pode ir para casa.

Além de endurecer a legislação para quem se recusa a passar pelo bafômetro, um dos artigos do projeto muda a lei seca ao determinar que os motoristas envolvidos em acidente de trânsito poderão ser submetidos ao teste do bafômetro ou exame de sangue para determinar se houve consumo de álcool. Hoje, apenas quando o condutor provoca suspeita de ter bebido é que fica obrigado a se submeter ao teste.

Celular e direção

Quando o CTB foi escrito e aprovado, em 1997, a telefonia celular ainda engatinhava no País. Como poucas pessoas tinham acesso a telefones móveis e a prática de conversar dirigindo era incomum, estabeleceu-se que os motoristas flagrados responderiam por uma infração média, punida com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, falar ao telefone celular e dirigir ao mesmo tempo vai custar mais caro para os motoristas infratores.

O aumento do valor da multa está previsto na revisão do CTB, que está sendo feita no Congresso. Assim que as mudanças forem sancionadas, a multa por falar ao celular saltará dos atuais R$ 85,13 para R$ 191,54. Além disso, a infração deixará de ser considerada média, passando a ser enquadrada como gravíssima. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Morre bebê encontrado à margem da Avenida Luís Eduardo Magalhães


Morreu no início da noite da última quarta-feira, 25, o bebê que havia sido encontrado na última segunda, 23, à margem da Avenida Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. De acordo com informações da assessoria de comunicação do Hospital Roberto Santos, o corpo da criança foi enviado ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML) para identificação da causa da morte.

O menino, que chegou a ser batizado de Pedro pelas enfermeiras do hospital, respirava com ajuda de aparelhos e recebia antibióticos e analgésicos. Na última quarta-feira, 25, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da unidade.

Desde que chegou ao local, o recém-nascido apresentava saúde frágil. Teve parada cardiorrespiratória, além de apresentar quadros de hipotermia (temperatura corporal baixa) e hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

LEITOR DO BLOG COMENTA

gerson das fitas disse...
queridos amigos leitores desteespasso democratico esta avendo ijustissa quando sefalade malco pois nesta infelis adiministracao e o unico secretario quer se salva pois nos nao queremops secretrerio boa prassa e sem secretario competente e malco e para o bem de serrinha se os vereadores estao reclaqmando e porquer passaramtodos os mandtos anteriores pedindo favores a secretarios e com malco o povo quer pressissa va direto ao tanque e o tenque e ele

25 de Novembro de 2009 14:21

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

QUEM SE SALVA NO GOVERNO DE OSNY??


As queixas são contundentes,é uma chiadeira só,praticamente toda cidade tem algo contra o governo do PT.Mas será que é assim mesmo? Tão incompetente que não agrada nem mesmo seus corregionários? Acho que não,lá no fim do corredor ainda é possivel encontrar alguma alma capaz de corresponder com a espectativa. Acho por exemplo que apesar de vários equívocos o Secretário de Educação tem boas intenções,é um cara boa praça,humilde,de bom trato,SANDRO como é conhecido,reconhece que precisa melhorar,que lhe falta experiência para comandar o barco, mas também é um homem honesto,foi bem criado,e tem a confiança do prefeito. MALCON, Secretário de Infra-Estrutura, pesa sobre este cidadão a insatisfação de praticamente todos os vereadores,a situação é tão dramática que tem muita gente já pedindo sua "cabeça".
Dizem que o Secretário é um sujeito "BORÇAL". Na minha opinião, SAÚDE, AÇÃO SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO, não merece comentários,são secretários "NEÓFITOS",não sabem o que fazem, dizem por aí, que na saúde tem um cidadão que consegue se sobressair, trata-se de GERALDO, não o conheço pessoalmente, mas ouço elogios sobre seu trabalho. Vejo que UBALDO no Hospital Geral, BAL E PAULINHO na limpeza e PAULO BAHIA na Secretaria de Urbanismo merece o reconhecimento da população. Como se vê, o Governo de Osny Cardoso ainda falta muito para decolar, mas nem tudo está perdido.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mensalidades escolares vão ter reajuste de até 9,5%


O reajuste médio divulgado pelas escolas particulares de Salvador aumenta em 8% o valor das mensalidades para 2010. Já a inflação até outubro foi de 3,48%, com previsão do Banco Central de fechar o ano em 4,3%, metade do acréscimo apresentado pelas escolas. Em 2008, o reajuste médio ficou entre 5% e 7%. Este ano, Natálio Dantas, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe-Bahia), informou que os reajustes variam entre 6% e 8%. Porém algumas escolas visitadas pela reportagem de A TARDE divulgaram altas de até 9,5%.

Este reajuste é calculado com base na planilha de custos feita por cada escola sobre os gastos médios que terão no próximo ano. Material de limpeza e de escritório, reajuste de professores e outras despesas para a manutenção da instituição entram nesta folha. Os pais que acreditam que o reajuste é abusivo pode solicitar a planilha para a escola, orienta Augusto Cruz, advogado especialista em direito consumerista. “É importante verificar o reajuste praticado por outras escolas. Caso seja necessário, é indicado procurar primeiro a associação de pais e mestres da escola para formalizar uma queixa”.

Seguindo esta lógica, os reajustes praticados pelas escolas da cidade são bem semelhantes. Lurdinha Viana, diretora do Colégio Oficina, Pituba, diz que o percentual da escola estará abaixo dos 10%. “Estamos com este índice sob análise. Mas mesmo que seja 9,2%, não chega aos 10%”, diz.

Esta faixa de reajuste está dentro da expectativa da administradora Leila Campos, mãe de dois filhos, um em cada colégio. Ela diz que nunca pediu desconto, mas que quando colocar os dois filhos na mesma instituição sabe que receberá abatimento. “Já me preparei para este reajuste”, conta Leila.

Mesmo com o reajuste, Heloísa Helena Monteiro, diretora de comunicação do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro), diz que estes valores não são repassados para os profissionais. “Quando os donos das escolas afirmam que o aumento está relacionado ao aumento dos professores, é uma falácia”.

Nesta conta também entram os descontos praticados pelas escolas. Segundo a orientadora educacional do Colégio Cândido Portinari, Michelini Orsi, cerca de 40% dos pais pedem um desconto à instituição quando procuram a escola pela primeira vez. “Além da preocupação com metodologia do colégio, os pais questionam logo o preço da matrícula na hora das entrevistas”, avalia Michelini. O Portinari não divulgou o índice de reajuste.

O Instituto Social da Bahia (Isba) também trabalha com avaliação de cada caso para conceder o desconto. “Se for um bom aluno, encaramos como um bom investimento para o colégio tê-lo conosco”, diz Antônio Freire, gerente de comunicação do Isba. Freire diz que a escola irá trabalhar com um reajuste de 7%.

Abandonado à própria sorte, à margem da Avenida Luís Eduardo Magalhães, um bebê recém-nascido, ainda com o cordão umbilical e placenta, nasceu duas vezes nesta segunda-feira. Deixado para morrer em local deserto, pouco após o parto, o bebê foi salvo graças à boa vontade de heróis anônimos do cotidiano.

O quadro de saúde do bebê, até a madrugada desta terça, era grave. Ele ocupa uma encubadora na unidade semi-intensiva neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O recém-nascido chegou à unidade com parada cardiorrespiratória, apresentando hipotermia (temperatura corporal baixa) e hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Pela tarde, sofreu uma segunda parada. Segundo os médicos, o bebê chegou ao hospital com menos de uma hora de vida, pesando apenas dois quilos e com sinais de prematuridade.

Caixa de papelão - O gari José Euclides varria o canto da calçada, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, ontem pela manhã, quando, em torno de 9 horas, avistou uma caixa de papelão, deixada numa ribanceira, próxima a um matagal do 19º Batalhão de Caçadores (19BC), ao lado de um prato de barro comumente usado em oferenda de fiéis do candomblé. Ele se deparou com um recém-nascido dentro da caixa, envolto em um lençol ensanguentado.

José Euclides acenou para o primeiro carro da polícia que passou pelo local. O agente do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de prenome Ivan acionou a Central de Telecomunicações da Polícia pelo rádio do carro. Instantes depois, a equipe de reportagem de A TARDE, que passava pelo local casualmente, resolveu verificar o que estava acorrendo. Ao saber que se tratava de um recém-nascido e que ele ainda respirava, os jornalistas resolveram pedir socorro à central do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Enquanto uma ambulância não chegava, a médica Ana Gabriela Lyrio, da central de regulação do Samu, passava a um repórter por telefone as orientações para manter o bebê vivo. Ela pediu que tentasse manter a criança aquecida, usando um pano seco, para que ele não morresse de hipotermia. A essa altura, várias guarnições da Polícia Militarjá tinham chegado no local e o grupo de curiosos começava a aumentar.

Um motociclista se prontificou a desembrulhar o rescém-nascido do lençol. Com ajuda do mototaxista Valnei Barreto Moura e do soldado PM Edson Santos Pedreira, o desconhecido retirou o bebê do pano ensaguentado, tirou a camisa que estava vestido e enrolou o neném. Assim que o bebê foi retirado do lençol, abriu berreiro como se estivesse nascendo novamente e emocionou a todos.

O policial carregou o recém-nascido até o carro, sendo então levado para o Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula.

Heróis anônimos - O motociclista que tomou a iniciativa de resgatar o bebê foi embora sem esperar reconhecimento. O gari José Euclides apenas retomou o trabalho, voltando a varrer a avenica em silêncio. José Euclides não quis sequer revelar o nome para equipe de A TARDE, que precisou telefonar para a empresa de limpeza pública Jotagê para descobrir a identidade do funcionário. Ele é pai e trabalha há cerca de seis anos na Jotagê. Quando perguntado sobre a sua mais recente condição de herói, ele, sem dar muita importância, voltou ao trabalho.

O soldado PM Edson Pedreira, que também ajudou no resgate do bebê, tem quatro filhos, e disse que pensou até em adotar o recém-nascido que ajudava a salvar. “Quando nós desenrolamos o bebê do lençol e ele começou a chorar, eu fiquei muito emocionado. Tenho 21 anos na polícia e nunca presenciei uma situação dessa”, admitiu o militar, lotado na Ronda Escolar.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Motorista que atropelou quatro crianças receberá alta e será preso


O motorista que atropelou quatro crianças no último domingo, 22, no KM-186 da BR-110, próximo a Ribeira do Pombal, deve receber alta nessa segunda-feira, 23. Lourival Serapião de Matos, 58 anos, dirigia o veículo GM/Classic, placa JPR-7658, e foi internado no Hospital Geral Santa Tereza, com ferimentos leves.

As vítimas morreram no acidente e a mãe de uma das crianças, Terezinha de Jesus Santos, foi levada com gravidade para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

O acidente aconteceu na zona rural do município, a cerca de 150 metros da casa das vítimas. Lourival foi submetido ao teste do etilômetro, sendo detectado teor alcoólico de 0,39 dg/l de sangue (o limite máximo permitido é 0,29 dg/l). De acordo com o delegado titular da Polícia Cívil do município, Equibert Alves, o motorista será levado à delegacia assim que receber alta.

Sabe-se até o momento que o veículo saiu da estrada e capotou. Um garoto de 12 anos também estava no carro e recebeu alta do hospital no domingo. Lourival disse que o jovem era um sobrinho, mas o parentesco entre ambos ainda será investigado.

Morreram no local Lara Vitória Santos de Castro, de 11 meses, que estava no colo da mãe, Terezinha de Jesus, além de Yran Santos da Fonseca, 2 anos, Cínthia Karolayne Santos da Fonseca, 12 anos, e Maria Aline Santos da Fonseca, nove anos, filhos de Enedina de Jesus, que saiu sem ferimentos.

O grupo andava na beira da estrada à procura de um local com sinal para celular. O objetivo era ligar para parentes que moram em São Paulo, mas foram surpreendidos pelo veículo que vinha fora de controle.

FARRA NAS PREFEITURAS: TCM APROVA CONTAS COM RESSALVAS DE 8 MUNICÍPIOS

O Tribunal de Contas dos Municípios, durante a semana, aprovou com ressalvas as contas das câmaras de Dom Basílio, Guajeru, Jacobina, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Presidente Tancredo Neves, Serrolândia e Uibaí, relativas ao exercício de 2008.

À exceção da Câmara de Dom Basílio, os demais gestores terão de pagar multas ou ressarcimentos aos cofres municipais, mas em todos os casos cabe recurso da decisão. Já ao vereador João Rodrigues Primo, responsável pela Câmara de Guajeru, foi imputada multa de R$ 1 mil, pelo não recolhimento de ressarcimentos imputados anteriormente ao próprio gestor e pelas despesas realizadas com diárias, que representaram 6,75% dos duodécimos recebidos.

O presidente do Legislativo de Jacobina, Juliano de Carvalho Cruz, foi multado em R$ 1 mil, em decorrência das irregularidades remanescentes nos relatórios da 23ª Inspetoria Regional de Controle Externo, e não descaracterizadas oportunamente, tendo que ressarcir ainda R$ 3.569,28 aos cofres públicos, pela, saída de numerário da conta específica sem documento de despesa correspondente.

Aos gestores da Câmara de Medeiros Netos, Elelita Correia de Melo (01/01 a 03/08) e Sérgio Luciano da Silva Lacerda (04/08 a 30/12), a relatoria imputou multa de R$ 500,00 para cada um, e, ainda, em razão de ter deixado de publicar os relatórios referentes ao 1º quadrimestre, aplicou à gestora multa de R$ 9.360,00, correspondente a 30% dos seus vencimentos anuais, além do ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$ 1.485,00, referente a pagamento de despesas fora das atribuições do Legislativo. Ao vereador Ruberval Lima Porto, responsável pela Câmara de Nova Viçosa, foi imputada multa de R$ 3 mil, pelos gastos elevados com combustíveis, locação de veículos, contas telefônicas e publicidade, e determinado o ressarcimento aos cofres públicos municipais da importância de R$ 14.002,48, referente a despesas fora das atribuições da do Legislativo.

Pelos questionamentos restantes nos relatórios técnicos, a relatoria aplicou multa no valor de R$ 300,00 a José Reis Barreto da Silva, presidente do Legislativo de Serrolândia, e de R$ 3 mil a Manoel Andrade Souza Filho, responsável pela Câmara de Presidente Tancredo Neves, além de um ressarcimento no valor de R$ 17.004,71, referente ao pagamento de despesas fora das atribuições do Legislativo. A gestora da Câmara de Ubaí, Armênia Borges Machado, recebeu uma multa de R$ 10.404,00, pela não comprovação da publicidade de parte dos anexos do relatório de Gestão Fiscal do 2º semestre, e outra no valor de R$ 1 mil, em razão das ressalvas presentes no parecer.

Serrinha vence Porto Seguro fora de casa


A seleção de Serrinha não tomou conhecimento de enfrentar a melhor seleção do Intermunicipal e "de quebra" invicta na competição que jogando no Estádio Toca do Guaiamum, tinha seus adversários como presa fácil. Mas valeu a malícia da seleção Serrinhense, que tem no seu elenco jogadores bastante experientes que conquistaram títulos por Conceição do Coité, inclusive o artilheiro do jogo, o atacante Pitchaco, um dos maiores nomes da conquista do tetra coiteense, titulo conquistado neste mesmo estádio.

O resultado de 2 a 0 deu grande ânimo para os atletas comandados por Dinho, para lutar pelo seu terceiro titulo do Intermunicipal, a ultima conquista foi em 1988, o primeiro troféu foi erguido em 1982.

No outro jogo das semifinais, o São Francisco do Conde que também não conhecia derrota no campeonato deste ano, perdeu por 1 a 0 para Coaraci. No próximo domingo (29) a seleções voltam se confrontar. No Marianão, Serrinha recebe Porto Seguro, podendo perder por até 1 gol de diferença que passará a final. São Francisco precisa fazer dois gols para passar a final. Um placar com apenas um gol de diferença a favor de São Francisco a vaga será decidida na marca do pênalti. Coaraci tem a vantagem

LAÉRCIO,CONTADOR DA CÂMARA DE VEREADORES RECEBE ELOGIOS

ALVO DE INVEJA E CÁLUNIA,LAÉRCIO,contabilista,considerado profissional bastante competente e responsável,foi duramente criticado por alguns vereadores que desejavam a todo custo colocar em seu lugar um "afilhado",o que não foi possivel graças o reconhecimento do seu trabalho pelo presidente da câmara,vereador João Pinheiro Lima.
na condição de repórter,venho acompanhando o trabalho de Laércio a muito anos,e sei da sua honestidade,dedicação ao trabalho,as vezes chega a ser muito rigoroso,pois não admite erros.o profissional está no cargo a pelo menos 15 anos,e presta serviços a várias cidades importantes na região do Sisal,só para os senhores terem uma idéia,as câmaras de vereadores de SERRINHA,BARROCAS,SANTANÓPOLIS,ÁGUA FRIA,ICHU,SANTA BÁRBARA E TANTAS OUTRAS,tem assistência contábeis de seu escritório,que é bastante procurado por empresas de grande e medio porte.na matéria publicada neste BLOG,Laércio foi citado pelos entrevistados que colocaram em dúvida sua capacidade,o que teria motivado o tribunal de contas do municipio fazer ressalvas sobre seu trabalho.nossa reportagem apurou que em nenhum momento o TCM fez qualquer comentário sobre Laércio,
e muito menos presidentes de cãmara onde ele presta serviços.de posse de vasta documentação,o contador nos mostrou docuementos em que ele chamava atenção dos presidentes que passaram pela cãmara de vereadores de serrinha sobre abusos nos gastos do dinheiro público,tudo assinado e registrado no forum dessa cidade.organizado e atento a sua função,o contador ainda cobrava dos orgãos de comunicação da cidade que mantinha contratos com o legislativo para ficarem atentos sobre gravações e matéria em jornais,pois alguns orgãos não providenciaram a documentação nescessária.portanto meus amigos,meu amigo Laércio foi na verdade vítima de um esquema político para desistabilizar seu ótimo trabalho de assessoria contábel na região do sisal,onde ele é considerado o mais experiente e competente neste setor.

Motorista embriagado atropela e mata quatro crianças em Ribeira do Pombal

Após tomar pelo menos seis cervejas, o motorista Lourival Serapião de Matos, 58, atropelou e matou quatro crianças na noite deste domingo (22), às margens da BR-110, em Ribeira do Pombal (278 km de Salvador). Três das quatro vítimas eram irmãos: Chyntia Karolayne Santos da Fonseca, 12, Maria Aline Santos da Fonseca, 9, e Yran Santos da Fonseca, 2. A outra vítima também pertencia à mesma família - a bebê Lara Vitória Santos de castro, 11 meses, era prima das outras crianças.



Com dificuldades para explicar o que aconteceu, o motorista foi flagrado no teste do bafômetro com teor alcoólico de 0,39dg/l de sangue, acima do limite estabelecido pela legislação brasileira, que é de 0,29. Em conversa informal com policiais rodoviários, Matos admitiu que tomou "pelo menos" seis cervejas enquanto assistia à partida de futebol entre Botafogo e São Paulo.

O motorista foi levado com ferimentos leves para o Hospital Municipal Santa Tereza. De acordo com a direção da entidade, Matos não pode dar entrevistas. Familiares do motorista também disseram que, por não ter condições financeiras de contratar um advogado, ele vai recorrer à Defensoria Pública para defendê-lo assim que deixar o hospital.

O acidente aconteceu nas imediações do distrito de Boa Hora. De acordo com o depoimento preliminar de Matos à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele teria perdido o controle do carro e atingiu as crianças.

A PRF e Enedina Santos, mãe de três dos quatro mortos, apresentaram versões diferentes para a tragédia. De acordo com a PRF, as crianças foram atropeladas quando tentavam atravessar a pista para chegar em casa e Enedina, que viu o acidente, afirma que todas as vítimas estavam no acostamento da estrada.

Laudo da perícia técnica, que deve ser divulgado nos próximos dez dias, vai apontar o local do acidente.

CNT/Sensus: avaliação positiva do governo sobe para 70%

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou o fôlego na nova rodada da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, com 70% de avaliação "ótimo" e "bom" em novembro. O percentual do último levantamento tinha apresentado queda: de 69,8% em maio para 65,4% em setembro.

O número de insatisfeitos com o governo Lula também caiu em novembro, segundo a pesquisa. Enquanto em setembro 7,2% dos entrevistados faziam uma avaliação negativa do governo, em novembro este percentual passou para 6,2%.

A avaliação do desempenho pessoal do presidente Lula aumentou de 76,8% em setembro para 78,9%, mesmo depois do episódio do apagão, em 10 de novembro. A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro.

Eleições 2010
Nas simulações para as eleições de 2010, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua liderando as intenções de votos em todas as listas em que o nome dele é incluído, mas apresenta queda nos percentuais de primeiro e segundo turnos.

"Ao longo dos últimos 12 meses, Serra perdeu 15 pontos nas intenções de voto", disse Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Na primeira lista que inclui todos os prováveis candidatos à presidência da República, José Serra aparece com 31,8%, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 21,7%, o deputado federal Ciro Gomes (PSB)tem 17,5% das intenções de votos e a senadora Marina Silva (PV) apresenta 5,9%.

No quadro onde José Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o deputado Ciro Gomes sobe para primeiro lugar, com 25%, Dilma Roussef também cresce para 21,3%, Aécio fica com 14,7% e Marina Silva cai para 7,3%.

Na disputa de segundo turno, a ministra Dilma Roussef teve uma recuperação sobre José Serra no simulado de setembro para novembro. Serra caiu de 49,9% na rodada anterior para 46,8% em novembro e a ministra Dilma ganhou três pontos, de 25% para 28,2%.

A chefe da Casa Civil ganharia de Aécio Neves numa simulação do segundo turno com 36,6% contra 27,9% do mineiro. No cenário de José Serra e Ciro Gomes no segundo turno das eleições, o tucano venceria com 44,1% contra 27,2% de Ciro, mas ainda assim o governador de São Paulo teve uma queda de sete pontos percentuais.

SALÁRIOS ACIMA DO TETO SOMAM R$ 750 MILHÕES

Os cofres públicos liberaram nos últimos 5 anos pelo menos R$ 750 milhões para pagar salários acima do teto constitucional para 1.061 servidores da União, dos Estados e de municípios. Uma auditoria realizada pelo procurador Marinus Eduardo Marsico, representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), identificou casos de funcionários que recebem mais de R$ 100 mil em um único mês e têm até 11 fontes diferentes de remuneração. A Folha Online teve acesso a um relatório que mostra um prejuízo anual calculado em R$ 154 milhões - considerando como teto o antigo salário pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que era de R$ 24,5 mil e foi reajustado, em outubro, para R$ 25,7 mil - e que envolve 604 órgãos dos três níveis administrativos. Esses casos geralmente envolvem servidores que ocupam cargos comissionados em órgãos, governos e/ou poderes distintos dos de origem acumulando vencimentos sem informar à autoridade os excessos remuneratórios ou, ainda, aposentados que retornam ao serviço público preenchendo cargos de indicação política.

GRAVAÇÕES COMPLICAM AINDA MAIS DESEMBARGADOR

O advogado Nizan Gomes Cunha Neto recebeu R$ 50 mil no dia em que houve a gravação da negociata com dois representantes do ex-prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Pascoal. Filho do desembargador Rubem Dário, Nizan conseguiu ainda empregar a namorada na administração do município. São revelações da transcrição do áudio da suposta venda de sentença, que gerou o afastamento do magistrado baiano. O jornal A Tarde teve acesso exclusivo à transcrição realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O trabalho foi feito a pedido da Comissão Temporária de Desembargadores –sindicância que investigou a denúncia levada ao Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pela presidente da corte,Silvia Zarif, em setembro de 2008. A gravação inserida num CD dura 29 minutos e 21 segundos. Estão gravadas quatro vozes masculinas e uma feminina, à qual quase não interfere no rumo da conversa. Segundo a denúncia, a "voz masculina 1" é atribuída ao advogado Nizan Neto. A de nº 4 é a do prefeito Antônio Pascoal, como foi confirmado por um exame de identificação de voz feito pelo DPT. O político recusou se a identificar os outros interlocutores.

PT faz eleição interna de olho nas sucessões estaduais e presidencial

Os nomes dos novos dirigentes do PT nacional, estadual e municipal, escolhidos através do PED (Processo de Eleição Direta), que aconteceu neste domingo, em todo o País, serão conhecidos somente nesta segunda, 23, depois de uma madrugada de apuração. Diferente do que ocorreu no último PED na Bahia, em 2007, quando denúncias e confusões embalaram as votações, desta vez os representantes das diversas correntes mantiveram a paz, ainda que com as habituais exaltações de militantes.

A situação é resultado da articulação do presidente regional do partido, Jonas Paulo (Construindo um Novo Brasil), que tenta a releição. Reflete também o empenho do governador Jaques Wagner (PT) em unificar as principais correntes em torno da candidatura de Jonas – evitando desgastes num ano pré-eleitoral.

Nenhuma denúncia de fraude foi feita até a noite deste domingo. Os militantes tomaram a frente da sede do partido na capital, na Ladeira da Independência (Centro), em clima descontraído.

Unificado - Algumas ocorrências foram registradas nas 8ª e 9ª zonas: houve conflito entre nome de pessoas da lista de votação e eleitores, mas foi resolvido com os votos em separado.

São cerca de 76 mil filiados na Bahia, sendo 12 mil em Salvador. Estima-se que pelo menos 50% dos petistas participaram do pleito no Estado. Uma sondagem diagnosticou que o candidato nacional José Eduardo Dutra teria pelo menos 50% de votos na Bahia.

Discussão entre PMs termina com a morte de um deles em Valéria

Uma briga entre dois policiais militares provocou a morte de um deles na madrugada desta segunda-feira (23), por volta das 3h30, na rua do Lavrador, no bairro de Valéria.

Segundo agentes da 8ª Delegacia (Aratu), um Palio de cor branca, placa JRM 5434 foi encontrado no local do crime. A suspeita é de que os dois estavam no carro quando houve uma discussão e um atirou no outro.

O policial Carlos Moreira dos Santos, lotado na 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Periperi, foi atingido na perna esquerda, no tórax e na face. Ele chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Oston dos Santos Prado, também lotado na 18ª CIPM, foi baleado na perna e no abdômen e foi socorrido para o HGE, onde permanece internado. Não informações sobre o estado de saúde da vítima.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quase 1 milhão de benefícios do Bolsa Família bloqueados por falta de atualização

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) informou nesta quinta-feira (19) que bloqueou o pagamento referente a novembro de 975.601 benefícios do programa Bolsa Família. Segundo o órgão, os bloqueios ocorreram porque as famílias deixaram de atualizar os dados cadastrais até o prazo previsto de 31 de outubro.

Um decreto presidencial publicado em março de 2008 estabelece que a cada dois anos o governo faça uma atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família, como forma de fiscalizar os benefícios concedidos pelo programa. Essa foi a primeira vez que as famílias foram chamadas para atualizar os cadastros desde a edição do decreto. O objetivo da norma, segundo a assessoria do MDS, é evitar que famílias que tenham tido aumentos salariais continuem recebendo o benefício.

A orientação do MDS para as famílias que tiveram o pagamento bloqueado é que procurem o gestor municipal do programa para regularizar a situação, desde que se enquadrem dentro dos critérios do Bolsa Família. O programa é destinado ao atendimento de famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140.

Em janeiro de 2010, todos os inscritos que permanecerem com o benefício bloqueado terão o cadastro cancelado. A partir de fevereiro, o governo espera concluir o balanço oficial da quantidade de famílias brasileiras que deixaram o programa por terem saltado para uma faixa de renda superior à estabelecida como critério para o Bolsa Família.

Mulheres casadas têm mais fantasias sexuais com outros homens Atores Ben Affleck e Will Smith são os mais cotados pelas americanas, diz estudo

Depois de dizer o "sim" no altar, a imaginação feminina pode ser mais picante do que a masculina, quando o assunto é sexo. Pelo menos é o que constata um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, realizado com mais de três mil mulheres casadas dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, após o casamento, a relação que a mulher estabelece com o sexo muda, fazendo com que ela tenha mais fantasias sexuais com outros homens.

A pesquisa mostrou ainda que os atores hollywoodianos Ben Affleck e Will Smith são considerados os casados famosos mais presentes nas fantasias sexuais das americanas avaliadas.


Durante o estudo, foram feitas perguntas para homens e mulheres sobre sexo, amor e fantasias sexuais. O questionário envolvia perguntas como: "Você tem vontade de sair com outros homens?" ou "Você se casaria com a mesma pessoa novamente?".

Os resultados dos testes revelaram que 49% das mulheres consultadas sentem vontade de transar com outros homens, sendo que 34% delas não se casaria com o mesmo homem. Enquanto os homens apresentaram-se mais recatados: 36% sentem vontade de manter relações sexuais com outras mulheres, destes, 43% já mentiram sobre traição para as esposas e apenas 15% se casariam com outras mulheres.




Outras perguntas revelaram que 76% das mulheres consultadas guardam segredos dos maridos, e ainda, que 84% gostariam de saber se o parceiro a engana com outras. Mais de um terço das mulheres ouvidas disseram que se apaixonam por outros homens de forma constante e acham isso natural.
Will Smith: Foto- Getty Image


Para os pesquisadores, o estudo indica uma mudança comportamental das mulheres em relação ao sexo e ao prazer. Segundo eles, as mulheres deixaram de associar sexo ao amor e se sentem mais livres para colocar para fora suas emoções e sentimentos, que durante décadas foram reprimidos por questões culturais.

Prefeitos vão a Brasília


Liderados pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN), prefeitos de todo o país farão uma nova marcha a Brasília, em 9 de dezembro, para pressionar o Congresso para aprovação do projeto de lei complementar do senador César Borges (PR-BA) que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O projeto de número 450/2009 está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com parecer favorável do relator Cícero Lucena (PSDB-PB). Ainda assim, a bancada do governo - PMDB e PT - está bloqueando a votação.

Segundo César Borges, o projeto ajuda os municípios a enfrentar a queda na receita em razão de isenções fiscais concedidas pelo Governo Lula para tirar o país da crise mundial. Ele explicou que o objetivo não é permitir "gastança", mas evitar que os prefeitos tenham que demitir servidores ou cortar gastos para se adequar aos limites da LRF e evitar penalidades. Muitas prefeituras enfrentam dificuldades em fechar as contas, pois, no orçamento previsto para este ano, os chefes do Executivo não contavam com o repasse menor do FPM.

REPORTAGEM : CIVAL ANJOS

RELAÇÃO DOS JOGADORES DA SELEÇÃO DE SERRINHA PARA O JOGO CONTRA PORTO SEGURO, EM PORTO SEGURO.

TIME TITULAR CONFIRMADO PELO TÉCNICO REGINALDO SOUZA "DINHO LIBÓRIO"
COM:
MÁRCIO; GALEGO, GUM, JOÃO CARIJÉ E RONI SERROTE; JÚNIOR VENTURA, GIVAL, GAJÃO E DEDECO; PITCHACO E FABINHO.

AINDA: WILIAM, THIAGO, SAMUEL, VANDERSON, CANÍDIA,TOM, SANDRINHO,TIM, LUCIANO E ANDREY.

O técnico Dinho Libório, confirmou a equipe titular e os jogadores relacionados para a viagem, num total de 21 atletas, após o coletivo apronto, que é realizado sempre as sextas-feiras, mas em virtude da viagem na sexta, pela manhã foi promovido nesta quinta-feira,19, no período da tarde.
Com o terceiro cartão do atacante Julinho, Dedeco ficou com a vaga.
Depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo o meia, Gajão volta.
VIAGEM: 8:00 DA MANHÃ
DIA: SEXTA-FEIRA, 20/11/2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sincol recorre à Justiça contra lei que dá passe-livre nos ônibus a oficial de justiça

A Procuradoria Geral do Município deve ir se preparando para mais um enfrentamento ao Sincol, na Justiça.

A entidade que representa as empresas de ônibus coletivos em Feira de Santana ingressou recentemente com uma ação pedindo tutela antecipada – espécie de liminar – contra a vigência da lei que concede o passe-livre aos oficiais de justiça que atuam no Fórum Desembargador Filinto Bastos.

Essa foi a opinião de quase 50% dos 51.446 leitores do Bahia

ABASTECER COM ÁLCOOL NÃO É VANTAGEM NA BAHIA

Se na Bahia ainda há alguém que troca a gasolina pelo álcool em busca de economia financeira, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) diz que é hora de mudar de atitude. Segundo a mais recente pesquisa do órgão em todo o estado, não vale mais a pena fazer a operação de troca, pois o álcool custa mais caro que a gasolina, proporcionalmente falando. Atualmente, o litro do etanol custa R$ 1,833, enquanto a gasolina sai a R$ 2,583 em média. O álcool custa exatamente 70,96% do preço da gasolina. Como o seu rendimento no motor é de 70% a menos que o derivado do petróleo, a menos que o álcool custe ao menos 69,9% do preço da gasolina, não vale a pena trocar um pelo outro. Segundo a ANP, o problema reside em um reajuste internacional no preço da cana.

ITAPARICA: PREFEITO É AFASTADO PELA CÂMARA

Mais uma vez, o prefeito de Itaparica, Vicente Gonçalves (PSDB), foi afastado por decisão da Câmara de Vereadores. Depois de ter sido tirado do cargo por 90 dias em setembro, mas ter retornado à sede da prefeitura por força da Justiça, o tucano foi novamente afastado nesta segunda (16), para logo depois ser substituído pelo vice, Pastor Raimundo (PMDB). A retirada do gestor foi decidida após o Tribunal Regional Federal, no último dia 10 de novembro, ter julgado Gonçalves inelegível por conta de diversas irregularidades. Desta vez, o prefeito deverá ficar de fora da administração por 45 dias, isto se não conseguir novo recurso para voltar ao cargo.

Governo desiste de criar o Bolsa Celular

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse nesta tarde que desistiu de apresentar a proposta de criação do "Bolsa Celular" e deixou a responsabilidade da sugestão para as empresas. O ministro disse ter sido mal interpretado e que não será o governo a bancar o programa.

O "Bolsa Celular" foi pensado para beneficiar 11 milhões de pessoas que participam do programa Bolsa-Família. Os beneficiados receberiam celular de graça e um bônus mensal de R$ 7.

"Estou recolhendo minhas ferramentas, não quero mexer mais com isso. Porque não entenderam o que eu falei. Não é dinheiro público, é dinheiro das empresas", afirmou Costa após participar de cerimônia de liberação de canais de TV digital para emissoras de Aracaju (SE).

Costa havia previsto que o programa custaria R$ 2 bilhões, a serem investidos no período de dois anos. Esses recursos viriam da isenção da cobrança do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). "O governo não vai gastar. O governo está se propondo a ouvir uma proposta das empresas", afirmou.

As empresas de telefonia recolhem anualmente para o Fistel R$ 13,42 relativos a cada celular em funcionamento e mais R$ 26,83 na habilitação de cada novo telefone móvel. "O que as empresas querem saber é se é possível pensar em não cobrar a taxa anual do Fistel para esse telefone que não existe", acrescentou

Brasileiro gasta mais de 20% da renda com saúde

Apesar de o Brasil ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que pressupõe acesso universal, integral e equânime ao atendimento, sem desembolsos extras além dos impostos que todos pagam, 7% dos domicílios brasileiros, nos quais vivem cerca de 11 milhões de pessoas, já comprometem 20% ou mais do seu poder de compra com saúde.

O dado é de um estudo inédito da Universidade de São Paulo (USP), que reuniu pesquisadores da Faculdade de Economia e Administração (FEA), da Faculdade de Economia de Ribeirão Preto e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste, entre outros. Medicamentos e planos de saúde são hoje as principais despesas de saúde das famílias brasileiras.

"Considerando que temos um sistema universal de saúde, que prevê a integralidade das coberturas, o grau de comprometimento deveria ser zero e não 20%", afirma o professor da FEA Antonio Carlos Campino, diretor no Brasil do projeto Financiamento em Saúde e Proteção Social na América Latina, que também tem braços em outros seis países da região.

Os resultados do País, obtidos a partir de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a última disponível, serão apresentados hoje na FEA de São Paulo durante o seminário Gastos Catastróficos em Saúde no Brasil. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Gastos catastróficos são aqueles que ultrapassam uma proporção da renda ou da capacidade de pagar dos cidadãos, podendo contribuir para o empobrecimento e dificultar o acesso à saúde. Diferentes estudos têm apontado que esse porcentual de comprometimento perigoso pode ser de 20%, 30% ou 40% da capacidade de pagamento (gasto total menos as despesas com alimentação).

No Brasil, apenas 1% dos domicílios atingiu o limite o máximo da capacidade de pagamento, mas, trocando em números, trata-se de 1,6 milhão de pessoas que têm esse nível de despesa com saúde. O maior índice de comprometimento foi encontrado no Centro-Oeste do País, que atingiu 8% dos domicílios com 20% ou mais da renda engessada. O menor foi registrado na Região Norte, 5%. O Sudeste ficou na média nacional, com 7%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ipitanga quer jogadores da seleção de Serrinha

Em conversa com o repórter esportivo, Cival Anjos, nesta segunda-feira, 16/11, à tarde, o presidente do Ipitanga, Sr. Robson e o diretor de futebol, Renato Bras, declararam interece em 4 jogadores da seleção de Serrinha: o atacante, Fabinho, o meia, Pitchaco, o volante, Júnior Ventura e o ala-direita, Galego de Zé de Kelé, para a disputa do campeonato baiano de 2010.

Ainda segundo os dirigentes, é vontade do clube, que nasceu em Lauro de Freitas e que teve mando de campo, no estadual de 2009, em Senhor do Bomfim, realizar seus jogos na temporada 2010 no estádio Mariano Santana, " o Marianão", em Serrinha. Este também é um desejo dos torcedores e imprensa da região.

Cival Anjos

SERRINHA PERTO DO TRI

CLASSIFICAÇÃO GERAL E CAMPANHA DE SERRINHA NO INTERMUNICIPAL 2009

Classificação Geral de Serrinha

1ª Fase: J - PG - V - E - D - GP - GC - SG
6 - 15 - 5 - 0 - 1 - 15 - 2 - 13
2ª Fase: J - PG - V - E - D - GP - GC - SG
6 - 11 - 3 - 2 - 1 - 9 - 4 - 5
3ª Fase: J - PG - V - E - D - GP - GC - SG
2 - 4 - 1 - 1 - 0 - 6 - 2 - 4
4ª Fase: J - PG - V - E - D - GP - GC - SG
2 - 6 - 2 - 0 - 0 - 2 - 0 - 2
Geral: J - PG - V - E - D - GP - GC - SG
16 -36 -11 - 3 - 2 - 32 - 8 - 24

Campanha de Serrinha:

1ª Fase
Serrinha 5x0 Amélia Rodrigues - Dia 02/08/2009
Santaluz 0x1Serrinha - Dia 09/08/2009
Serrinha 5x1 Feira de Santana - Dia 16/08/2009
Feira de Santana 0x3 Serrinha - Dia 23/08/2009
Serrinha 1x0 Santaluz - Dia 30/08/2009
Amélia Rodrigues 1x0 Serrinha - Dia 06/09/2009
2ª Fase
Ipirá 0x1 Serrinha - Dia 13/09/2009
Serrinha 3x0 Crisópolis - Dia 20/09/2009
Serrinha 3x1 São Francisco do Conde - Dia 27/09/2009
São Francisco do Conde 0x0Serrinha - Dia 04/10/2009
Crisópolis 2x1 Serrinha - Dia 11/10/2009
Serrinha 1x1 Ipirá - Dia 18/10/2009
3ª Fase
Serrinha 5x1 Itagibá - Dia 25/10/2009
Itagibá 1x1 Serrinha - Dia 1°/11/2009
4ª Fase
Valença 0x1 Serrinha - Dia 08/11/2009
Serrinha 1x0 Valença - Dia 15/11/2009
5ª Fase
Porto Seguro x Serrinha
Serrinha x Porto Seguro

Artilheiros de Serrinha no Intermunicipal 2009:
Pitchaco 10 gols
Julinho 8 gols
Fabinho 6 gols
Galego 5 gols
Roni Serrote 1 gol
Márcio Greyck 1 gol
Dedeco 1 gol

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

AS PREVISÕES POLITICAS DE ARNALDO JABOR


Estamos vivendo um momento histórico delicadíssimo. As conquistas da redemocratização estão ameaçadas pelo projeto petista de poder. A agenda óbvia para melhorar o Brasil é um consenso entre grandes cientistas sociais. Vários prêmios Nobel concordam com nossos pontos essenciais de reforma política e administrativa, que fariam o País decolar. Mas, os despreparados sindicalistas e ex-comunas ignorantes têm um programa que nos levará a um retrocesso político trágico. Em pouco tempo, podemos ter volta da inflação, caos político, ruptura institucional - tudo na contramão das necessidades de modernização do País. Eles prometem medidas que nos jogarão de volta aos anos 50 ou para trás, pelo viés burro de um 'socialismo' degradado num populismo estatizante: o lulismo. Enquanto isso, os cidadãos que comeram e estudaram, intelectuais e artistas cultos, os que bebem nos bares e lêem jornal ficam quietos. O Brasil está sendo empurrado para o buraco e ninguém se toca?

O que vai acontecer com esse populismo-voluntarista-estatizante é obvio, previsível, é 'be-a-bá' em ciência política. 'Sempre foi assim...' - se consolam.

Mas, não. 'Nunca antes', um partido montou um esquema secreto de 'desapropriação' do Estado, para fundar um 'outro Estado'. O ladrão tradicional roubava em causa própria e se escondia pelos cantos. Os ladrões desse governo roubam de testa erguida, como em uma 'ação revolucionária'. Fingem de democratas para apodrecer a democracia por dentro.

Lula topa tudo para ser reeleito. Ele usa os bons resultados da economia do governo FHC para fingir que governou. Com cínico descaro, ousa dizer que 'estabilizou' a economia, quando o PT tudo fez para acabar com o Real, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra tudo que agora apregoa como atos seus.

Se eleito, as chamadas 'forças populares', que ocupam os 30 mil postos no Estado aparelhado, vão permanecer nas 'boquinhas', através de providências burocráticas de legitimação.

As Agências Reguladoras serão assassinadas. Os sinais estão claros, com várias delas abandonadas e com notícias de que o PMDB já quer diretorias.

O Banco Central perderá qualquer possibilidade de autonomia, como já rosnam os membros do 'Comitê Central' do lulismo. A era Meirelles-Palocci será queimada, velho desejo de Dirceu e camaradas.

Qualquer privatização essencial, como a do IRB por exemplo, será esquecida.

A reforma da Previdência 'não é necessária' - dizem eles -, pois os 'neoliberais exageram muito sobre sua crise', não havendo nenhum 'rombo' no orçamento.

A Lei de Responsabilidade Fiscal será aos poucos desmoralizada por medidas atenuantes.

Os gastos públicos aumentarão pois, como afirmam, 'as despesas de custeio não diminuirão para não prejudicar o funcionamento da máquina pública'. Nossa maior doença - o Estado canceroso - será ignorada.

Voltará a obsessão do 'Controle' sobre a mídia e a cultura, como aconteceu no início do primeiro tempo. Haverá, claro, a obstinada tentativa de desmanchar os escândalos do chamado 'mensalão', desde os dólares na cueca até a morte de Celso Daniel e Toninho do PT, como já insinuam, dizendo que são 'meias-verdades e mentiras, sobre supostos crimes sem comprovação...'.

Leis 'chatas' serão ignoradas, como Lula já faz com a lei que proíbe reforma agrária em terras invadidas ilegalmente, 'esquecendo-a' de propósito. Quanto ao MST, o governo quer mantê-los unidos e fiéis, como uma espécie de 'guarda pretoriana', a vanguarda revolucionária dos 'aiatolás petistas', caso a crise política se agrave. Não duvidem, eles serão os peões de Lula.

Outro dia, no debate, quando o Alckmin contestou Lula ao vivo, ouviu-se um 'ohhhh!....' escandalizado entre eleitores, como se o Alckmin tivesse cometido um sacrilégio. Alckmin apenas atacou a intocabilidade do operário 'puro' e tratou-o como um cidadão como nós, ignorando a aura de 'ungido de Deus' de Lula, que os fanáticos intelectuais lhe pespegaram. Reagiram como diante de uma heresia, como se Alckmin tivesse negado a virgindade de Nossa Senhora ao lhe perguntar: 'De onde veio o dinheiro?'

Agora, sem argumentos diante dos escândalos inegáveis, os lulistas só agem pela Fé. Lula sempre se disse 'igual' a nós ou ao 'povo', mas sempre do alto de uma 'superioridade' , como se ele estivesse 'fora da política', como se a origem pobre e a ignorância lhe concedessem uma sabedoria maior. Agressão é o silêncio cínico que ele mantém, desmoralizando as instituições pela defesa obstinada da mentira. Mas, os militantes imaginários que se acham 'amantes do povo' pensam que Lula não precisa dizer a verdade; basta parecer. Alguns até reconhecem os crimes, mas 'mesmo assim', votarão nele. Muitos têm medo de serem chamados de reacionários ou caretas. Há também os 'latifundiários intelectuais': acadêmicos e pensadores se agarram em seus feudos e não ousam mudá-lo. Uns são benjaminianos, outros marxistas, outros hegelianos, gurus que justificam seus salários e status acadêmico e, por isso, não podem 'esquecer um pouco o que escreveram' para agir. Mudar é trair, para ortodoxos. Ninguém tem peito de admitir a evidência inevitável de que só um 'choque de capitalismo' destruiria nossa paralisia estatal, burocrática e patrimonialista, pois o mito da 'revolução sagrada' é muito forte entre nós. Se há uma coisa que une esquerda e direita é o ódio à democracia (Bobbio).

Os intelectuais dissimulados votarão em Lula de novo e dizem que 'sempre foi assim' porque, no duro, eles acham que o lulo-dirceuzismo estava certo sim, e que o PT e sua quadrilha fizeram bem em assaltar o Estado para um 'fim revolucionário'.

Vou guardar este artigo como um registro em cartório. Não é uma profecia; é o óbvio, banal, previsível. Um dia, tirá-lo-ei do bolso e sofrerei a torta vingança de declarar: 'Agora não adianta chorar sobre o chopinho derramado... Eu não disse?...'

PT DE SERRINHA E SUAS ALIANÇAS POLITICAS

Meu Caro Amigo,
José Ribeiro

Como entender nossos políticos?
O PT Serrinha, fez aliança com o seu antigo algoz, Sr. Zevaldo, que por força da justiça não teve condições de se lançar candidato nas eleições passadas colocando o seu filho para garimpar seus votos, que fizeram a diferença nas urnas e decidiram sem dúvidas a vitória petista.
Hoje, o boi de piranha para as próximas eleições, será o vice Sr. Adriano, filho do líder político, Sr. Zevaldo. Observem bem, o prefeito diz aos seus secretários, para divulgar para nossa população (APENAS AOS QUE PERGUNTAREM) que o candidato para Dep. Estadual apoiado por ele é o seu vice, porém, o "IMPECÍLIO" é que o mesmo não está filiado ao PT/Sha.
A falta de PRESTÍGIO, e o ACHATAMENTO do Sr. Zevaldo é tamanha, que sequer teve condições de pleitear a possibilidade de indicação para a direção da DIRES-Sha, hoje comandada por "COMPUTADOR" do prefeito.
Por outro lado, a "COMPANHEIRADA" já tem vez nos meios de comunicação, comandando 02 emissoras em nossa cidade, mais uma FM em outra aqui bem perto, vem fazendo seus "ESCLARECIMENTOS" e com eles, falando o que o povo quer ouvir... BLÁ, BLÁ, BLA...
Aos, amigos de poder, que não param de chegar, sempre há vagas. A última leva foi, o candidato a vereador Reis, por coligação contrária, como Hélder Bacelar e sua "COMITIVA", ainda para apimentar essa nova MECA instalada aqui em Serrinha, tem até políticos de 02 palanques, tipo assim, no palanque pela manhã é DEM, já a noite no outro palanque é PP base do PT.
ÉTICA POLÍTICA, que diabo é isso?

Um abraço,

Sandro Pinheiro

IVANA SILVA COMENTA SOBRE POLITICA NACIONAL

Caro amigo José Ribeiro, é estarrecedor o que esta acontecendo no senário politico nacional, com o descobrimento do preso mesmo que seja provisorio.
Todos tem conhecimento de que o preso nunca teve seu direito respeitado e quando esta cumprindo pena ou aguardando a instrução processual lhe tem negado o direito de exercer a sua cidadania nas eleições.
Acontece que agora o Governo Federal acordou a partir do momento que viu que a população carceria da lucros e votos, tendo em vista que o preso pode não votar mas a sua familia vota.
O mais estarrecedor é que aqueles que são patrocinados pelo crime organizado, mas uma vez entraram na luta e venceram mais uma guerra, ou seja, agora vamos ter que bancar a bolsa do apenado.
Aquele que comete um delito penal, além de ser um inutil social dentro dos presidios, delegacias e containers, agora também vamos ter que sustentar as suas familias, tudo isso a custo de interresses escusos, ou seja, do voto para a eleição presidencial.
A que ponto chegamos, a população honesta, tendo que sustentar desonestos sociais. É fato que se trata de um direto que pouco sensibiliza as pessoas em geral porque significa gastar dinheiro com um segmento que não conta com a simpatia da maior parte da população", comenta a professora de teoria política do curso de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a socióloga Roseli Coelho.
Agora será que o Desgoverno pode criar uma bolsa vitima? Trata-se de um desgoverno que descaradamente
ajuda criminosos para depois cobrar seu apoio eleitoral. BOLSA PRESIDIÁRIO R$ 600,00
E O PROFESSOR TEM O SALARIO DE R$ 500,00.
Por favor Senhor Presidente me responda:
1 - Por acaso os filhos do sujeito que foi morto, que ficou com deficiencia fisica e até psicologica, que tem um familiar viciado em drogas ilicitas recebe uma bolsa de R$600,00 para seu sustento?
2 - E o professor tem bolsa proteção contra bandidos nas escolas?
3 - Será que este procedimento irá incentivar ao aumento da criminalidade, tendo em vista que cometer crimes gera lucros?
Concluimos que com este salario livre de impostos é melhor ser bandido, vamos deixar os estudos, o trabalho, as pesquisar etc, portanto, não dê educação, desvalorize os educadores, desvalorize totalmente a saúde e a segurança pública. Isso criará mais marginais, consequentemente mais votos.

Vamos acordar com a criação de um novo ministerio - " O MINISTERIO DA CRIMINALIDADE", teremos como Ministro FERNANDINHO BEIRAMAR, MARCOLA, O COMENDADOR, ELIAS MALUCO, O JUIZ NICOLAU - PERNA ........ e a criação de um novo curso BANDIDOLOGIA já sai com o titulo de doutor.
Finalmente vale dizer que CAETANO VELOSO tem razão.....

DONA CANÔ VAI PEDIR DESCULPAS A LULA


A matriarca da família Veloso, dona Canô, de 102 anos, disse ontem que vai tentar falar hoje com o presidente Lula para se desculpar pelas grosserias ditas pelo filho mais ilustre, o cantor e compositor Caetano Veloso. Ela jurou, no entanto, que não vai puxar as orelhas do filho, que chamou Lula de analfabeto, grosseiro e cafona numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Dona Canô afirmou que já tentou antes falar com o presidente ao telefone, mas que não conseguiu. "Tentei falar com ele no dia do seu aniversário, mas eu não consegui. Ele é muito ocupado", disse.

"QUE PORRA É ESSA, LOBÃO? "

“Que porra é essa, Lobão?” – A expressão de indignação interrogativa é de Lula, que coordenava uma reunião sobre o pré-sal em seu gabinete com diversos ministros e o governador do Rio, Sérgio Cabral. A informação consta de um texto de Josias Souza, na UOL. Estava tudo normal quando entra um ajudante e entregou ao presidente um papel com a notícia do apagão. Lula leu, fez-se silêncio e ele explodiu com a expressão acima, colhendo o ministro das Minas e Energia de calças na mão, sem nada saber do que acontecia. Lobão pediu cinco minutos, saiu da sala e logo voltou com a informação de que o apagão se deu em cidades perto da usina de Itaipu, “por causa do tempo”. O governador do Rio disparou telefonema para seu Estado mandando colocar a polícia na rua e o tempo, que estava frio para o lado de Itaipu, esquentou. O presidente abandonou a sala, gritou que “no tempo da Dilma não acontecia isso” e avisou que iria dormir, mas deixaria o telefone ligado para uma informação. Lobão dissera que a energia voltaria em quatro horas, mas ninguém sabia que o apagão do governo Lula, e a “porra” que Lobão não soube esclarecer criaria problemas em 18 Estados, gerando prejuízos incalculáveis além de graves prejuízos políticos para Lula e Dilma.

FILHO DE NEGROMONTE PERDE ATÉ PARA VEREADOR

Uma pesquisa feita pelo instituto Analítica Pesquisas Ltda. em Paulo Afonso aponta o favoritismo do deputado estadual Luiz de Deus (DEM) na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa no pleito do ano que vem. Na pesquisa espontânea, o democrata, que tem no município o seu mais importante reduto eleitoral, aparece com 21,1% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito Raimundo Caires (PMDB), com 5,8%. Na estimulada, Luiz de Deus figura com 44,1%, também seguido por Caires, com 14%. Na espontânea, quem aparece na terceira colocação é Mário Negromonte Júnior (PP), filho do deputado federal Mário Negromonte (PP), que andou se estranhando com o democrata no município. Na estimulada, no entanto, Negromonte Júnior só fica com 2,6%, perdendo até para o vereador da cidade Daniel Luiz (PSDB), que pontua com 7,7%. À frente do pepista, com 5,4%, também está o líder do PT na Assembleia, Paulo Rangel, que acusou Negromonte Júnior de usar a Bahia Pesca em benefício próprio e eleitoral.

Times baianos entre o céu e o inferno no Brasileirão

Se Vitória e Bahia representassem a cara do Estado no futebol brasileiro, o sorriso seria sempre de canto de boca. É difícil ver a dupla Ba-Vi dando alegria simultânea aos seus torcedores, o que beneficia apenas aqueles que gostam de gozar com a cara do rival. Basta o Bahia se recuperar para o Vitória resolver agarrar a má fase, e vice-versa.

Após a rodada do fim de semana, o rubro-negro pegou o bastão da crise que estava nas mãos do tricolor. Mesmo com um jogo a mais, o Bahia faz uma campanha superior ao rival, com um ponto a mais. O feito só havia acontecido uma vez na temporada, na 5ª rodada, quando Vitória e Bahia ocupavam a 3ª posição, mas o tricolor tinha um ponto a mais.

A tarefa do Bahia de se manter na Série B se tornou mais fácil do que o Vitória segurar uma vaga na Sul-Americana. O tricolor ainda tem dois jogos para escapar do fantasma do rebaixamento e ainda possui 2,7% de risco. O Esquadrão pode selar sua permanência na Segundona em caso de triunfo diante do Guarani, sábado, em Pituaçu. O Bahia estaria matematicamente fora do rebaixamento, pois existe um confronto direto entre América/RN e Ipatinga.

Em caso de empate, o Bahia consegue escapar da degola antecipadamente se o Brasiliense perder para o Bragantino. O Jacaré, hoje assegurando a última vaga para a Série C de 2010, não alcançaria o time do técnico Paulo Bonamigo

Entretanto, a tarefa de vencer o Guarani é espinhosa e não será tão fácil quanto o último triunfo, diante da apática Ponte Preta. Ao contrário da Macaca, que não tem mais nenhum interesse na competição, o Bugre precisa de pelo menos mais um empate para consolidar seu retorno à elite do futebol brasileiro, após 5 anos longe dela. O Guarani ocupa a vice-liderança e precisa apenas de um ponto para que o quinto colocado, o Figueirense, não tome sua vaga.

Contraponto - O problema do Bahia está justamente na vontade do Guarani. Caso os paulistas arranquem 3 pontos em solo baiano, a situação do tricolor volta a piorar. Para se livrar, sem depender de ninguém, teria que vencer o Atlético de Goiás na última rodada, fora de casa. Neste caso, seria mais fácil torcer para o rubro-negro goiano chegar na derradeira classificado para a Série A, pois poderia jogar mais relaxado, pelo menos na teoria.

Não vencendo os dois jogos restantes, só dependendo de uma combinação de resultados para a salvação. Teria que depender do tropeço do Brasiliense na 38ª rodada. O Jacaré teria um triunfo a mais que o Bahia, empurrando o time para a 17ª colocação. Neste caso, também teria que torcer contra Ipatinga e América.

É por isso que a final do campeonato para o Bahia será sábado. Até o cenário será parecido. Desde ontem os ingressos já estão à venda na sede de praia do clube, na Boca do Rio. Para quem quer empurrar seu time, é bom pegar logo sua entrada. A comercialização começou às 11h. Meia hora depois, 70 ingressos já estavam nas mãos de torcedores. O preço continua R$ 10 arquibancada. Nesta segunda-feira, 16, Pituaçu também venderá ingressos.

Pesadelo de 2005 - Diretoria e comissão técnica do Vitória ainda fazem as contas para assegurar vaga para a Copa Sul-Americana, apesar da recente campanha não ser positiva. Porém, mesmo que ignorado pelos otimistas, o rebaixamento pode ser um pesadelo, mesmo que pareça remoto. Basta lembrar da campanha do rubro-negro em 2005, ano do rebaixamento para a Terceirona.

Faltando apenas três jogos para o fim da Segundona daquele ano, o Leão estava em oitavo e garantiria vaga para a segunda fase da competição. Porém, o que se viu foi a prova de que não se pode brincar no futebol, mesmo que tudo pareça fácil. Apesar do posicionamento na tabela ser boa, a série B estava embolada e o Vitória acabou sendo rebaixado na última rodada, após perder duas e empatar uma.

Este ano o risco é semelhante, mas não parece preocupar os cartolas. “Não estamos preocupados com o rebaixamento. Nosso foco é a Sul-Americana”, disse o diretor Jorge Sampaio.

Com o triunfo do Fluminense, neste domingo, 15, o rebaixamento ainda é uma ameaça viva. Para se livrar matematicamente do fantasma, a obrigação é vencer o Barueri, domingo. Porém, precisa também torcer para pelo menos um empate no duelo entre Fluminense e Sport, na Ilha do Retiro, ou um tropeço do Botafogo, na mesma rodada, contra o líder São Paulo, no Engenhão.

Sul-Americana - A tarefa para conseguir novamente uma vaga para a competição nacional é mais complicada. Com o tropeço do Atlético Paranaense, o Vitória se manteve na zona de classificação. Vencer o Barueri será também chave para a pretensão do rubro-negro, pois é o famoso jogo de 6 pontos.

Vencendo os paulistas, pode voltar à 10ª colocação, dependendo de outros confrontos. Com isso, apenas mais um empate seria suficiente. Em caso de tropeço, a situação se complica pelo mesmo motivo. Aí teria que vencer outro confronto direto, o Goiás, na rodada derradeira.

Cinco assassinatos entre sexta-feira e domingo

Foram registrados cinco assassinatos entre a noite de sexta-feira e domingo, em Feira de Santana. A primeira vítima do final de semana foi Josenildo Souza Reis. Ele residia na Rua Oscar Mesquita, no bairro Baraúnas.

A vítima foi assassinada quando estava na rua General Costa e Silva, no mesmo bairro. Os assassinos fugiram sem deixar pistas. O crime será investigado por agentes lotados na 2ª Delegacia.

No sábado foi executado a tiros Rosivaldo Santos Alves, 31 anos. O crime aconteceu na rua Mantiqueira, no bairro Rua Nova. A vítima morreu antes de receber atendimento.

Claudionor Bastos dos Santos, 32 anos, residia no distrito de Humildes e foi morto a tiros na rua Campos Mourão, no bairro Parque Getúlio Vargas. Ele pilotava uma moto quando foi surpreendido por um homem que efetuou os disparos e fugiu.

Homem tenta matar ex-mulher e se suicida em churrascaria

Um homem que tentou matar a ex-mulher dentro da Churrascaria Sal e Brasa, localizada na Boca do Rio, em Salvador, se suicidou no vestiário do estabelecimento na manhã deste domingo, 15.

Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Ivanilda Macedo da Silva, de 31 anos, é funcionária da churrascaria. Ela foi levada para o Hospital Roberto Santos, mas não corre risco de morte.

O homem, de nome Gilvan e idade não revelada, invadiu o local armado por volta de 9h. Ele levou a mulher para o vestiário disparou três vezes contra ela antes de apontar a arma contra a própria cabeça. Policiais da 9ª DP investigam o caso e afirmam que o crime tem características de ser passional.

Taxista mata a própria mãe com chumbinho

Com chumbinho dissolvido em uma xícara de café, o taxista Edmilson do Rosário Santos, 31 anos, matou a mãe, Joanita Bispo do Rosário Santos, 75. Alegando arrependimento, o suspeito, preso em flagrante no final da manhã deste domingo, 15, alegou que o sofrimento da idosa com dores provocadas por um câncer no útero foi o motivo da ação. Mas a versão dele foi desmentida por parentes e vizinhos.

Desde a última sexta-feira, 13, vizinhos da casa 126, localizada em Bela Vista do Lobato, sentiam forte odor oriundo do imóvel. “A gente pensou que era rato morto, procuramos e nada”, contou uma dona de casa que optou pelo anonimato. Na noite do mesmo dia outra moradora resolveu indagar Edmilson por causa da fumaça que saía pelo telhado. “Ele me disse que uma carne queimava no fogão e depois ouvimos o chiado da água quando ele jogou (a água) no corpo”.

O sumiço da evangélica Joanita nos cultos da Assembleia de Deus e na frente de casa quando regava suas plantas diariamente levantou suspeitas. Um líquido de coloração estranha que saía da casa reforçou as dúvidas. “Era uma mistura de sangue e o fedor era mais forte. Aí outra vizinha ouviu dele que ela não estava em casa. Aí ela entrou e deu de cara com o corpo”, revelou a vizinha. Edmilson lavou a casa e estava cavando um acesso por um barranco para o líquido não chegar à rua principal.

No final da manhã deste domingo, guarnições da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar (Lobato) e agentes da 4ª CP (Delegacia de São Caetano) chegaram ao local. Já em decomposição, o corpo da idosa estava parcialmente queimado e com cortes no pescoço. De acordo com agentes da 4ª CP, o criminoso queimou e tentou esquartejar a mãe para enterrar no quintal da casa.

Versões - “Ela fez tratamento, mas piorou nos últimos dias. Na quinta, ela estava agonizando e dei o chumbinho e só voltei para casa na sexta. Ela estava morta”, disse Edmilson do Rosário. A doméstica Zenaide do Rosário Santos, 41, desmente a versão do irmão. “Vi minha mãe bem na semana passada. O contato era pouco, pois ela me expulsou quando engravidei, aos 15 anos. Sempre que eu ou minha irmã vinha fazer visita, ela tratava mal. Aí a gente acabou se afastando”.

Moradores disseram que Edmilson conviveu com o corpo da mãe por três dias. O motivo do crime ainda é uma incógnita. Nunca se ouviu discussão entre mãe e filho. “Eles iam para o culto e nunca brigaram”, contou um morador. “Minha mãe fazia tudo para ele. Sei que ele bebia, mas os dois eram muito reservados”, diz Zenaide.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sisal se prepara para a Terceira Semana Negra

A comunidade negra do Território do Sisal se encontrará em Serrinha, no período de 17 a 21 de novembro, para juntos realizar a Terceira Semana Negra do Território do Sisal. O evento promoverá oficinas de grafite, trançado e corte costura, além de promover eventos de formação política, a exemplo das oficinas de Direitos Humanos e Redução da Maioridade penal e do Seminário Regional de Políticas públicas.

Essa é a terceira edição da Semana Negra, as duas primeiras aconteceram na cidade de Conceição do Coité e em Valente, respectivamente. A atividade conta com a realização e mobilização de diversas organizações da sociedade civil (CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular, Revolution Reggae, ABENE, 100% Negro de Água Fria, Rede de Jovens do Nordeste – Bahia, ICOJUDE, Movimento Negro Serra Leoa, Movimento Negro de Serrinha, entre outros) e com o apoio do poder público municipal e estadual (SEDES/ Serrinha e do Governo do Estado da Bahia, através da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade).

Segundo Xande Revolution, presidente da Associação Cultural e Beneficente Revolution Reggae esse modelo de ação mostra a necessidade de mobilização e articulação da Semana Negra no estado e para tanto o Sisal avança nesse debate e começa a pensar numa política de ação afirmativa, onde o negro e a negra sejam sujeitos da ação e não meros coadjuvantes, ou até mesmo os vilões.

A programação da Semana Negra visa descentralizar as oficinas levando para bairros periféricos e de origem negra uma programação que traga retorno para a comunidade, afirma Luís Sena, Secretário de Desenvolvimento Social.

No dia 21 de novembro será realizado um Ato Público pelo Dia Nacional da Consciência Negra e estima-se que mais de cinco mil pessoas, em sua maioria negros, participem desta ação. Neste mesmo dia, será realizada uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores a fim de discutir a validação da decretação de feriado municipal no Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento contará com a participação de diversas lideranças que discutem a questão racial, a exemplo do professor Normando Batista (Secretario Executivo do CECA), o Deputado Federal Luís Alberto, Juremar Oliveira (Presidente do CEJUVE), além de autoridades locais e lideranças que discutem e atuam na questão racial

PROGRAMAÇÃO:

17 de novembro
18h - Abertura Oficial da III Semana Negra
Local: Auditório da Uneb -Campus XI, em Serrinha

18 de novembro
8h - Realização das Oficinas
*Oficina de Direitos Humanos – CPCT / CENTRO;
*Direitos Humanos – CPCT / CENTRO;
*Corte e Costura – Escola Carlos de Freitas Mota, bairro do Matadouro;
*Corte e Costura – CCQ – Centro;
*Grafite – Escola Municipal, no bairro dos Treze;
*Trançado 1 – Escola Maria Alves, bairro Cidade Nova;
*Trançado 2 - CRAS, bairro da Rodagem.

19 de novembro
8h - Seminário Regional de Políticas Públicas
Temas: Atual conjuntura político racial, Construção de uma política anti-genocida, Toque de recolher (todos terão o recorte para a juventude negra);

Noite da Beleza Negra - várias cidades apresentarão a diversidade da beleza negra no território;

21 de novembro
09h - Sessão especial na Câmara de Vereadores
Ato público e festivo nas ruas da cidade de Serrinha

Mais informações

semananegradosisal@gmail.com
Fones: (71)3266-0790/0321, ou 8881-9787
(75) 3261-8311/ 6268, ou 8109-1509

4ª Cia da Policia Militar de Coité implanta o Policiamento Comunitário nos bairros

Os bairros inicialmente contemplados são os do Cruzeiro e Jaqueira. A ação é institucionalmente conhecida como Sistema de Ações Preventivas.

A Polícia Cidadã e Polícia Comunitária, ja é uma realidade no estado há alguns anos, porém nunca despertada para a população quanto ao seu papel junto a sociedade. Agora, ja está sendo praticada em Conceição do Coité através da iniciativa do capitão Joilson Lessa, comandante da 4ª Cia instalada na referida cidade.

A 4ª Cia PM visando difundir a Filosofia de Policia Cidadã implementou suas ações

de Policiamento Comunitário na cidade. Os bairros inicialmente contemplados

são os do Cruzeiro e Jaqueira. A ação é institucionalmente conhecida como Sistema de Ações Preventivas. Consiste no cadastramento de pontos de visitas onde policiais militares passam a manter contatos constantes com esses locais.O PM passa a conhecer a comunidade e a comunidade passa a conhecer o PM que atua em seu bairro. Assim a Polícia Militar e a Comunidade tendem a aumentar a relação de confiança e o serviço de atendimento à população melhora sua qualidade.

"Por entender que o Sistema de Ações Preventivas é uma grande ferramenta

na estratégia do Policiamento Comunitário passamos a empregá-lo inicialmente

na sede da 4ª Cia C. do Coité para posteriormente expandirmos para outros bairros

e cidades da área da 4ª Cia. Atualmente é imprescindivel a parceria entre a PM e a Comunidade para a minimização da violência e, estamos em busca dessa otimização

do serviço policial na cidade.Os resultados iniciais já são animadores e proseguiremos o nosso com objetivo de diminuir as ocorrências na região. A Polícia Militar e o Conselho Comunitáro de Segurança Pública da cidade estão buscando maneiras de fortalecer esta parceria pois, só a comunidade como um todo tem a ganhar com essas ações." relata capitão Joilson Lessa.

De acordo com o comando geral da PM, aquele distintivo utilizado nas portas das viaturas com duas mãos, simboliza a aproximação da policia e a comunidade, cujo objetivo é de mostrar que a policia é amiga da sociedade.

De: Assessoria Regional Sindical ARS (ars.miranda@hotmail.com) comenta

O campeonato que é de Seleções de Futebol de campo poderia ter mais de 120 Seleções esta atingindo este ano 55, (VI Campeonato Intermunicipal Amador de Seleções Sub-17 com 08 equipes ) este é o prognóstico dentro da realidade em função da Bahia ter 417 municípios e assim com esta a FBF não atinge nem 20% na cobertura do seu território. Tudo isto por falta de Planejamento e a não oferta de infra-estrutura para as Ligas, que não falam nada com medo de repressão. Não se pode contestar numero, estatística real.

O que é uma vergonha as Ligas ficarem de fora do Planejamento de FBF, são elas quem elegem o Presidente da FBF, com mais 70% do colégio eleitoral da entidade, concluí Carlos Miranda Lima Filho – Presidente da Assessoria Regional de Esportes.

Precisamos mudanças urgentes.

Em 12 de novembro de 2009

WWW.assessoriaregionaldeesportes.blogspot.com

Crianças do interior vêm a Salvador pela primeira vez

Esta quinta-feira foi um dia inesquecível para 43 crianças moradoras do município de Conceição do Coité (a 210 km de Salvador), que visitaram pela primeira vez a capital baiana. Na maratona que começou por volta das 8 horas, na saída do ônibus do município, e levou todo o dia, locais comuns para muitos soteropolitanos se tornaram em cenários para uma aventura.

“O mar é grande, muuuito grande”. “Quando entrei me senti um peixe!”. “É grande, azuzinho, bem azuzinho”. Essas foram algumas das frases que saltaram das bocas, entre muitos sorrisos e brincadeiras, quando o grupo conheceu a orla. Descobrir que o mar é salgado, para Andréia dos Santos, de 13 anos, foi a grande surpresa. “Fiquei igual a um camarão”, brincou a menina que, como todos os outros, via o mar pela primeira vez.

A estreia na capital foi um dos critérios para participação na excursão, que faz parte do Projeto Olho Mágico, da Associação dos Amigos de Conceição do Coité. As crianças, com idades entre 9 e 13 anos, são estudantes do Colégio Estadual José Ferreira de Oliveira e da Escola Municipal Antônio Ribeiro de Almeida, dos povoados de Salgadália e Onça, respectivamente. Elas também precisaram apresentar bom desempenho escolar para participar da viagem.

No roteiro: mar, sessão de cinema, visita à Redação do jornal A TARDE e museu. Mas, nem mesmo as obras do gênio Rodin foram páreo para a descida à praia.

Molhação - O encantamento com o mar foi tanto que os professores permitiram às crianças um contato maior com a água que tanto as fascinava. Não deu para dizer não a tantos olhinhos radiantes. E olha que as crianças tinham uma sessão de cinema programada para logo depois e não trouxeram roupas de banho a Salvador.

Os mais tímidos molharam pés e pernas, mas houve quem se encharcasse por inteiro. “Depois seca, né pró?”, perguntava com ar de peralta uma das crianças, toda molhada. Mas a tarde ensolarada ajudou e quando a turma chegou ao Shopping Paralela, muitas bermudas e fardas já estavam secas.

A expectativa com o cinema também era grande. Cogitavam sobre o tamanho da tela. Ela era “assim, maior que o ônibus”, ou “do tamanho da quadra”, ou simplesmente “grande”. E a tela não decepcionou. Quando o grupo chegou, os trailers já haviam começado, mas, enquanto entravam, os olhos iam se fixando na projeção e, aos poucos, a euforia da praia deu lugar ao deslumbre da sétima arte.

O filme escolhido , Os fantasmas de Scrooge, arrancou sussurros da platéia, gritinhos de emoção e muitos risos. Mas havia outra surpresa, pela qual ninguém esperava: as escadas rolantes do shopping. Como era a primeira vez de todos também no shopping, ninguém havia planejado como desvendar os mistérios de saltar para uma escada que sobe e desce sozinha.

A reação imediata foi frear frente à escada e esperar a professora. Agora sim, com suporte (e estímulo) dos mais velhos, uma por uma, as crianças enfrentaram o novo e até se divertiram para chegar ao andar de cima.

A TARDE - Aliás, diversão foi a palavra de ordem do dia. Na visita a A TARDE, o grupo viu os jornalistas trabalhando, as imensas máquinas de impressão e conheceram um pouco mais de como se faz um jornal.

Na saída, todos receberam exemplares do caderno A TARDINHA e se despediram da capital. Saíram então para a viagem de retorno a Conceição do Coité, que dura quatro horas. Cansados, mas cheios de histórias para contar.